1ª Carreata “Apaixonados por fusca” será realizada neste domingo em Irati

Evento será realizado em comemoração aos 50 anos do fusca azul da apresentadora da Najuá,…

14 de junho de 2024 às 21h46m

Evento será realizado em comemoração aos 50 anos do fusca azul da apresentadora da Najuá, Genoveva Zavilinski. Concentração será a partir das 14h30min na Praça Edgard Andrade Gomes/Paulo Sava, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Fusca azul ano 1974 da apresentadora Genoveva Zavilinski completa 50 anos com carreata neste domingo, 16. Foto: Arquivo pessoal

Em comemoração aos 50 anos do fusca azul da apresentadora dos programas “Godzina Polska” e “Hora das Nações” da Super Najuá, Genoveza Zavilinski, no próximo domingo, 16, será realizada a 1ª carreata “Apaixonados por Fusca” de Irati. A concentração será a partir das 14h30min na Praça Edgard Andrade Gomes, na entrada da cidade. Em seguida, a carreata seguirá pelas principais ruas até o estacionamento do Parque Aquático, onde haverá apresentação musical da dupla Nelsinho e Magal.

No final da carreata, serão sorteados pelo menos 17 brindes, entre vales-combustíveis, vales-compras, troca de óleo e outros. Os interessados em participar da carreata podem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (42) 99952-4274. É necessário enviar fotos, a placa, o ano e o nome completo do proprietário do fusca para inscrição. Além de motoristas de Irati, proprietários de fuscas de Imbituva, Rio Azul, Teixeira Soares e São Mateus do Sul estão inscritos para participar.

Em entrevista à Najuá, Genoveva, que comprou o carro em 1980, já viajou com o fusca por diversos lugares. “Ele conhece, por exemplo, do Rio Grande do Sul muitas cidades, até São Borja. Ele já andou por tudo e é um carro que nunca me deu incômodo nas estradas, nas viagens. Não tem aquele conforto, mas quando você viaja sem pressa, vai descansando, chegando em uma cidade, em outra, em um dia pernoita em uma, no outro dia descansa e passeia pela cidade, mas isto acontecia há 30 anos. Hoje, existem muitos veículos nas estradas e também a velocidade, por isso é perigoso andar com um fusca, que não desenvolve uma velocidade para competir com outros carros”, frisou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Fusca foi adquirido por Genoveva em maio de 1980. Foto: Arquivo pessoal

História – Antes de pertencer a Genoveva, o fusca era de propriedade de Pedro Leveovix, pai de Gilson Leveovix, que atuou durante muitos anos no rádio iratiense, na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati e na banda Snakes.

“Eu fiz uma amizade grande com a família, a Dona Reni e o seu Pedro, e eu sempre via aquele fusquinha azul e pensava como ele gostava daquele fusca e cuidava com tanto carinho. Eu nem imaginava que ele queria vender. Eu bem que queria, na época, depois da Rural Wilys, depois que meu pai faleceu, meus irmãos disseram que eu não precisava mais dela e que era melhor pegar um fusca. Comprei um cinza por dois anos, mas sempre olhando no azulzinho da casa do seu Pedro. Quando eu cheguei um dia lá para conversar com o Gilson sobre os cantos e visitar a família, a Dona Reni me disse que tiveram que vender rapidinho porque fizeram um consórcio de um carro e foram sorteados, tendo que retirar o veículo e vender o Fusca”, contou.

Depois disso, Genoveva procurou o homem que havia comprado o carro e adquiriu o fusca azul. Para a apresentadora, o fusca representa mais que um carro, é um companheiro. “O fusca, para mim, que ando pouco, me faz o mesmo que outros carros, sem o conforto de um carro novo, todo eletrônico. Aqui é tudo na manivela, troca marcha e tal, mas eu estou acostumada e gosto disto. Eu não sei porque as pessoas são tão apaixonadas por fusca. A semana que não tem ninguém querendo comprar o fusca é atípica, porque sempre tem um querendo comprar”, comentou.

Genoveva diz que procura nem ouvir propostas pelo fusquinha azul. Foto: Arquivo Pessoal

Genoveva não vende o carro – Genoveva diz que procura nem dar atenção a ofertas pelo fusca azul. “Não porque vai que um doido diz que vai me dar um carro novo ou tanto ou aquilo, pois tem gente que tem dinheiro sobrando. Eu nem escuto a oferta porque tenho que correr de qualquer jeito”, afirmou.
Quem tem um fusca, sempre tem história para contar, segundo Genoveva. “Você conversa com as pessoas e tem muita gente que já teve fusca e tem saudade porque fez parte de um tempo que foi bom. A história para cada um é aquela”, pontuou.

Programa comemorativo – Antes da carreata, o programa Godzina Polska, que comemora 39 anos no ar neste domingo, 16, será transmitido ao vivo das dependências da Rádio Najuá, com participação de convidados e ouvintes a partir das 11 horas na Super Najuá.

Foto: Arquivo Pessoal
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.