Bombeiros trabalharam 18 horas para conter incêndio em empresa em São Mateus do Sul. Cerca de 1.800 toneladas de erva-mate foram destruídas
Da Redação
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 100 mil litros de água foram utilizados para conter um incêndio de grandes proporções em uma ervateira em São Mateus do Sul. Segundo levantamento preliminar, aproximadamente 1.800 toneladas de erva-mate foram destruídos com o fogo. Quatro estufas queimaram parcialmente. Não houve registro de feridos.
O incêndio teve início por volta das 2 h da madrugada de terça-feira, 20. O fogo só foi controlado por volta das 20 h de quarta-feira, 21. Após 18 horas de trabalho, os bombeiros deixaram o barracão aos cuidados do proprietário da empresa. Escavadeiras contratadas pela empresa ainda devem retirar, até quinta-feira, 22, os entulhos e as ervas queimadas.
A equipe do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul recebeu reforço das unidades de Irati, União da Vitória e Palmeira, que foram chamados para dar apoio. Ao longo do dia, cerca de 20 bombeiros trabalharam para combater os focos do incêndio. A brigada de incêndio da Petrobras também auxiliou no trabalho. Quatro caminhões foram usados para combater às chamas. Um caminhão-pipa da prefeitura de São Mateus do Sul também foi usado para abastecer os demais veículos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, a principal dificuldade para conter o incêndio foi que havia uma grande quantidade de erva-mate moída e ensacada. Por isso foi necessário retirar o material com máquinas para realizar o resfriamento.
O prejuízo com o incêndio somente na estrutura predial pode chegar próximo de R$ 9 milhões, conforme a empresa.
As causas do incêndio serão apuradas pela Polícia Civil de São Mateus do Sul.

