? A encantadora de cavalos ?

19 de dezembro de 2018 às 13h10m

Conheça a história de Ana Paula Lupchuk, que vive em Rio Preto, interior de Irati, e adestra animais desde os 13 anos de idade

Jussara Harmuch, com produção de áudio de João Geraldo Mitz e vídeo de Juarez Oliveira
Fotos do arquivo pessoal
Assista o vídeo das filmagens na chácara onde Ana Paula adestra os animais e ouça a reportagem completa, no final deste texto.
Ana Paula Lupchuk vive em Rio Preto, interior de Irati, e adestra animais desde os 13 anos de idade. Hoje com 18, ela é capaz de domar a mais chucra das éguas. O dom para o cuidado de animais se manifestou desde cedo. Criancinha, com 2 anos, lembra que herdou o amor do tio, já falecido.
Completou o ensino médio na escola de Guamirim, distrito a qual a comunidade de Rio Preto pertence. Iniciou cursinho preparatório vestibular, mas o tempo a menos com os animais a levou optar por cursos técnicos, que aprende via internet. Pelo menos por enquanto a faculdade vai ficar para segundo plano, pois ela se sente bem mesmo é no estábulo.
Além da doma de animais, Ana Paula gosta de cavalgar, prática comum no interior que, infelizmente vem desaparecendo. Mas no que depender dela, todos os esforços serão feitos para preservar as cavalgadas e também o laço, que vem praticando para participar de provas em rodeios.
Confiança, respeito, aperfeiçoamento, dedicação, responsabilidade, não são apenas palavras na vida desta jovem, são a essência do seu trabalho. O sucesso vem tomando proporções e hoje o adestramento já é uma profissão que lhe provém renda e, principalmente, satisfação pessoal.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.