Aconteceu: Colégio São Vicente será fechado gradativamente até 2021

24 de novembro de 2018 às 11h54m

Ouça o que disseram a diretora do Colégio e o Chefe do Núcleo de Educação sobre o assunto. Comunidade realizará manifestação contra a decisão na segunda-feira, 26, às 14 h

Colégio São Vicente será fechado gradativamente até 2021

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) decidiu fechar as portas do Colégio Estadual São Vicente de Paulo a partir de 2019. A decisão foi anunciada pela secretária Lúcia Côrtes na tarde de terça-feira, 20. A alegação, segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, é de que há poucos alunos matriculados, o que inviabiliza o funcionamento da instituição. O fechamento, no entanto, será gradativo.

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com edição de Jussara Harmuch e auxílio na locução de Rodrigo Zub

Diretora do São Vicente opina sobre fechamento do Colégio São Vicente

As notícias da transferência para o Alto da Lagoa e posteriormente do fechamento do Colégio São Vicente a partir de 2019 vem causando surpresa desde o final do mês de outubro, quando a secretária de estado da Educação, Lúcia Côrtes, visitou o município. Na ocasião, ela anunciou a mudança da instituição para o prédio onde funciona a Escola Municipal Mercedes Braga, descartada posteriormente. Desde então foram feitas várias reuniões numa tentativa de que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) voltasse atrás na sua decisão. A Sociedade Educacional Irati, proprietária do prédio que abriga o São Vicente, tentou negociar o valor do aluguel , que atualmente é de R$ 34 mil, mas pode chegar a R$ 38 mil devido ao reajuste anual.
Mas as negociações não surtiram o efeito desejado e a SEED anunciou na terça-feira, 20, na página oficial do órgão no facebook, o fechamento gradativo do colégio. Para 2019, serão fechadas apenas as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, permanecendo as turmas de 7º, 8º e 9º ano (Fundamental) e 2º e 3º ano (Médio), até a extinção em 2021. 
A diretora do Colégio, Margareth Piazzetta Antunes, comenta que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da SEED sobre o fechamento. A entrevista foi gravada por aulo Henrique Sava.

Feira do Produtor Iratiense completa 35 anos

A Feira do Produtor Iratiense completou 35 anos de atuação no município. Além de sábado, das 7 às 13h, o espaço funciona às segundas e quartas-feiras das 14 às 20 h, na Rua XV de Julho, no centro de Irati.
Entre os produtos à venda estão pão, linguiça, queijo, geleias, pepino azedo, pierogue, massas, entre outros. O produtor e presidente da associação que mantém a feira, Irineu Lukavey, destaca que mais de 90% dos produtos são produzidos na região. A entrevista foi gravada por Jussara Harmuch.

Guarda Mirim conquista título no Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras

Depois de cogitar desistir da participação, devido às dificuldades em arrecadar fundos para a viagem até Capão da Canoa (RS), a Guarda Mirim de Irati obteve o troféu de melhor banda de percussão infanto-juvenil do Sul do Brasil. A façanha foi conquistada na semana passada, durante o 1º Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras, realizado no município gaúcho entre os dias 15 e 17 de novembro.
A Guarda Mirim também conquistou o 1º lugar entre os balizadores (Nathan Stadler); a mor de comando Karen Mufatto ficou com o 2º lugar e Luane Marques, com o 3º lugar entre os pelotões de bandeiras. O balizador, a mor e o pelotão competiram com todos os outros, sem divisão por categorias. 
Durante entrevista concedida no programa Meio Dia em Notícias da Super Najuá, o Coordenador da Guarda Mirim, Vinícius Marcello, relatou que, há tempos, o grupo não saía tão satisfeito com o brilhantismo das apresentações.


Iratiense ganha moto em sorteio estadual da Campanha de Natal

A Campanha de Natal Sonho Dourado da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná (FACIAP) já iniciou os sorteios a nível estadual. O primeiro premiado no Paraná foi o iratiense, Anderson José Baital, no sorteio realizado no 17 de novembro. Ele ganhou uma Moto Honda zero quilômetro ao concorrer com um cupom do Supermercado Cavalin Bora.

Confira mais detalhes na locução de Nilton Luy e Rose Harmuch



Empresários protestam contra paralisação de obras em avenida de Prudentópolis

Comerciantes e moradores da Avenida Visconde de Guarapuava, no centro de Prudentópolis, protestaram contra a paralisação das obras de revitalização, no final da tarde de sexta-feira passada. A concentração ocorreu na esquina com a Rua 12 de Agosto.

A matéria foi produzida por Elio Kohut, com texto de Edilson Kernicki

Rotary Club realiza evento “Erga Esta Bandeira” em Irati

Na segunda-feira, 19, foi celebrado o Dia da Bandeira no Brasil. Para marcar a data, o Rotary Club de Irati realizou mais uma edição do evento “Erga Esta Bandeira” na Praça Edgard Andrade Gomes. Durante a solenidade, houve o pronunciamento de autoridades, a apresentação da Banda Marcial do CAIC João Paulo II e a entrega de prêmios do concurso de frases, desenhos e redação, que neste ano foi feita com alunos do próprio CAIC.

Acompanhe mais informações sobre a solenidade na reportagem de Paulo Henrique Sava, com auxílio na locução de Rodrigo Zub

Projeto Eu Faço a Minha Parte formou 260 alunos

Na manhã de terça-feira, 20, aconteceu a Formatura do Projeto Eu Faço a Minha Parte, promovido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Educação de Irati.
Cerca de 260 alunos das escolas municipais participaram das atividades que foram desenvolvidas desde o mês de março. O projeto abordou temas como bullying, drogas, indisciplina, segurança e trânsito.

A reportagem tem locução de Nilton Luy e Rose Harmuch

Você tem insônia? Médico dá dicas sobre como evitar ou acabar com o problema 

Se você é daquelas pessoas que tem sérios problemas para dormir, fica acordado a noite toda ou dorme mal, pode ser que seja um caso de insônia. Para que o organismo funcione corretamente, uma boa noite de sono é essencial. 
Dados do Instituto Brasileiro do Sono indicam que 30 a 50% dos brasileiros sofrem de insônia. O médico Aleixo Guerreiro aponta que fatores como a expectativa por uma entrevista de emprego, a realização de uma prova e outras expectativas, podem afetar diretamente o sono. Ele recomenda que atividades físicas sejam realizadas até 3 horas antes de dormir. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.