Secretaria de Saúde alerta sobre o aumento dos casos de vômitos e diarreia

19 de dezembro de 2018 às 13h08m

O controle de qualidade da água da SANEPAR é realizado mensalmente através do programa SISAGUA, mais de 200 coletas de amostras em 2018 foram realizadas, até o momento não foi detectada nenhuma irregularidade

Informe publicitário da PMI
A secretaria de Saúde de Irati encaminhou uma nota à imprensa nesta quarta-feira alertando a população sobre o aumento do número de casos de vômitos e diarreia no município. A secretaria e a Vigilância em Saúde solicitam que as pessoas tomem as seguintes medidas:
1) Lavar sempre as mãos depois de usar o banheiro/trocar fraldas e antes de manipular alimentos.
2) Lavar bem os alimentos consumidos crus antes de ingeri-los (as saladas ingeridas cruas devem ficar de molho por meia hora em solução – 1 litro de água com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou vinagre para descontaminação).
3) Armazenar os alimentos refrigerados em recipientes fechados e limpos e reaquecê-los no máximo uma vez, consumindo em seguida.
4) O controle de qualidade da água da SANEPAR é realizado mensalmente através do programa SISAGUA. Mais de 200 coletas de amostras foram realizadas neste ano. Até o momento não foi detectada nenhuma irregularidade segundo a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Lembrando que a responsabilidade da SANEPAR com a qualidade da água é até o cavalete. Portanto, se recomenda a limpeza da caixa d’ água a cada seis meses e o não uso de filtros, pois o mesmo retira o cloro da água e a predispõe a contaminação.
5) Residências que não utilizam água da SANEPAR devem tratar a água que consomem. A maneira mais simples é ferver antes do consumo. Existem outras formas de tratamento e controle que deve ser realizado – sempre procurar a vigilância sanitária para auxiliar nesses casos.
6) Os doentes devem evitar contato com as outras pessoas, principalmente com idosos, crianças e imunodeprimidos e não devem compartilhar objetos como copos, talheres e similares.
7) Nesses dias de calor intenso a ingestão de líquidos também deve ser aumentada a fim de manter a hidratação.
Por fim, a vigilância em saúde informa que está monitorando os casos de diarreia e vômitos e aguarda confirmação laboratorial para identificação do agente causador. Em caso de necessidade de atendimento procurar uma unidade de saúde e dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones: 3907 3155/ 3907 3147.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.