Amigos Corredores Reunidos de Irati se reúnem toda semana para treinar e disputar corridas em toda a região
Paulo Henrique Sava, com fotos da equipe ACORDEI
Um grupo de amigos se reúne toda semana para correr, disputar provas e cuidar da saúde. O grupo “Amigos Corredores Reunidos de Irati (ACORDEI)” se encontra sempre no Parque Aquático para os treinos. Os corredores já disputaram diversas provas, entre elas a 21ª Meia Maratona de Guarapuava e a “Corre Frontin” no último final de semana.
O maratonista Marcelo Duda é um dos coordenadores da equipe. Ele tem quase 28 anos de experiência como corredor, tendo participado de corridas nacionais e internacionais. Ele participou de uma maratona em Colônia Del Sacramento, na fronteira do Uruguai com o Chile, e de duas meias maratonas em Montevidéu. Ele também participou por diversas vezes da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no fim do ano. A última maratona da qual participou foi em Porto Alegre no ano de 2015. Depois disso, o atleta teve uma lesão e não participou mais de provas.
Confira no fim desta matéria o vídeo com a entrevista completa de Marcelo Duda ao programa Espaço Cidadão da Super Najuá FM 92,5
Marcelo conta que decidiu formar o grupo na metade deste ano, juntamente com seu irmão, Márcio Duda. A ACORDEI reúne aproximadamente 40 pessoas, porém, somente de 15 a 20 delas participam ativamente das competições. Na meia maratona de Guarapuava, o grupo conseguiu o 12º lugar. “Fomos muito bem e estamos treinando para participar de mais provas neste tipo de distância, nos 21 km, e pensando em quem tem disponibilidade de correr em maratonas, para ver se outros atletas surgem para correr em provas longas”, comentou.
O grupo não cobra nenhum tipo de valor dos integrantes, porém quem deseja participar deve adquirir a camiseta da equipe. Marcelo explica que o grupo não tem fins lucrativos, e busca auxiliar o cidadão a ter cultura, saúde e educação. Ele acredita que o crescimento da fila de pacientes nos hospitais e postos de saúde se deve à vida sedentária da maioria da população. “Se a gente não praticar uma atividade física e não colocar na cabeça da sociedade que isto é importante, o nome do país tinha que ser “doença”, porque não vai ter saúde. A ACORDEI está de portas abertas, e quem quiser participar do grupo será bem-vindo”, frisou.
A corrida melhora a saúde e também a autoestima da pessoa, além de aliviar o stress e diminuir a possibilidade de depressão. “Isto está sendo ocasionado pelo fato de as pessoas chegarem do trabalho e passarem altas horas no celular. Então, por que não deixar de lado o celular e fazer uma caminhada, uma corrida, que vai melhorar e ajudar muito na saúde destas pessoas?”, questionou.
Em junho de 2019, quando completa um ano, o grupo irá promover uma corrida comemorativa da ACORDEI. Está sendo estudado um percurso de aproximadamente 10km para as categorias masculino e feminino. Também será feito um percurso menor para outras categorias. “É só querer fazer e se programar antes para, no dia, estar tudo certinho, quem vai cuidar da água, do trânsito, premiação, som, estas coisas. É preciso estar tudo planejado para que a prova tenha êxito”, finalizou.
Quem tiver interesse em participar da ACORDEI deve entrar em contato com Marcelo Duda pelo telefone (42) 99990-7106 ou na Rua Francisco Caggiano, 250, no bairro Rio Bonito.