Padre Wilson Belloni morre aos 85 anos

28 de dezembro de 2018 às 10h36m

Sacerdote atuou durante 40 anos em Irati como professor e diretor do Colégio São Vicente de Paulo e vigário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz

Da redação
Irati perdeu um de seus cidadãos mais importantes no fim da manhã de hoje, 28. Morreu, aos 85 anos, em Belo Horizonte, o Padre Wilson Belloni. Ele sofreu um AVC e estava internado há uma semana na UTI. O velório está acontecendo em Belo Horizonte, onde reside a família do sacerdote.
Padre Wilson, que era mineiro de nascimento, veio para Irati em 1963, onde residiu até 2003. Ele fez muitos amigos durante os 40 anos em que atuou como professor e diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paulo. Ele também foi vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz, que até 2003 esteve sob os cuidados da Congregação da Missão, da qual o padre era integrante.
Herculano Batista Neto, um dos pesquisadores da história de Irati, publicou um breve histórico do Padre Wilson em sua página nas redes sociais. O sacerdote iniciou sua carreira em Irati como professor do então Colégio Comercial Estadual São Vicente de Paulo. Ele foi promovido a diretor em 1974, cargo que ocupou até 2003.
O padre também atuou como professor da antiga Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (FECLI), atual Unicentro, e coordenou o Curso de Teologia para Leigos. Ele também organizou o Curso da Bíblia.  
Como sacerdote, Padre Wilson prestou atendimento a diversas comunidades, especialmente ligadas à Paróquia Nossa Senhora da Luz. Uma das comunidades atendidas por ele foi a Capela São Sebastião (atual Paróquia São Sebastião), de Fernandes Pinheiro, onde atendeu entre os anos de 1963 e 1968. Depois, ele retornou em 1977 e atendeu a comunidade até 2003. Como vigário da Matriz Nossa Senhora da Luz, atuou de 1992 a 2001. Durante quatro anos, ele foi secretário do Conselho Econômico da Congregação da Missão.
Depois de todo o trabalho em Irati, o sacerdote voltou para sua terra natal, onde atuou como diretor do Santuário do Caraça, em Catas Altas-MG, nos últimos anos.
Por toda sua dedicação a Irati, Padre Wilson recebeu o título de Cidadão Honorário do município. “O tempo dedicado a estas vocações e a maneira como o fez certamente ficarão gravados pela comunidade com estima e gratidão”, publicou Herculano em sua página.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.