Colégio particular será o primeiro a oferecer a modalidade no município
Paulo Henrique Sava
O Novo Colégio São Vicente de Irati está com matrículas abertas para o Ensino Médio em tempo integral. A instituição será a primeira a oferecer a modalidade em Irati. As aulas devem ter início em fevereiro.
O diretor da instituição, professor Edélcio José Stroparo, explica que o horário de atendimento do colégio será das 08 às 17 horas. Este será um dos diferenciais da instituição, que resolveu adaptar a sua programação ao horário de trabalho dos pais, que na sua maioria começam a trabalhar às 08 horas da manhã.
“Isto é um diferencial importante. Os adolescentes não dormem antes de 01 hora da manhã, e as 07 horas eles ainda estão dormindo. Por isto, eles vão para a escola com sono e isto cria um transtorno para os pais e dificulta o aproveitamento pedagógico. Então, nós vamos começar um pouco mais tarde. No final da tarde, os pais saem do trabalho, passam pela escola e vão para casa”, comentou.
Dentro deste período, serão oferecidas diversas atividades. Além das disciplinas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Colégio contará com atividades voltadas para os vestibulares. “É como se o aluno desenvolvesse ao mesmo tempo o Ensino Médio e o preparatório para o vestibular, por isso a escola é de tempo integral. O aluno chega às 08 horas e sai às 17 horas com um elenco de atividades muito grande e preparado para que ele possa acessar o Ensino Superior”, comentou.
Além das atividades básicas, haverá também assistência estudantil, na qual o aluno poderá fazer todas as tarefas que faria em casa dentro da sala de aula e com assistência de um profissional. Outras atividades adicionais também serão realizadas, de acordo com a disciplina apresentada no dia.
Haverá também atrações culturais, artísticas e esportivas. “Queremos formar um aluno crítico e pensante, mas também a ideia principal é a formação do cidadão. É o que chamamos de Educação Integral”, frisou.
Para que isto tudo ocorra, é necessário que seja contratado um corpo docente qualificado. Os professores contratados pelo São Vicente são todos iratienses e têm seus pensamentos adequados aos objetivos da instituição.
Material didático
O material didático adotado pelo Novo Colégio São Vicente de Irati será fornecido pela Editora Positivo. “O material é novo e eles prepararam exatamente para as escolas de tempo integral como nós estamos formatando aqui. Vários itens da apostila são eletrônicos, ou seja, teremos o livro didático e várias atividades eletrônicas, que estarão disponíveis no site da editora. Alunos e professores poderão acessar os conteúdos”, comentou.
Tecnologia
A tecnologia será um elemento importante no projeto do colégio, que permitirá o uso de celulares, tablets e notebooks em sala de aula. “É uma situação para a qual não se pode fechar os olhos. Simplesmente proibir o uso da tecnologia é remar contra a corrente”, opinou.
Matrículas
Os documentos necessários para a matrícula são os seguintes: CPF e RG do aluno, documentos dos pais (quando o aluno for menor de idade), comprovante de residência e histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental. A taxa de matrícula deve ser paga no ato da inscrição. Porém, se o aluno já fez matrícula em outra escola, ele poderá ser isento da taxa de matrícula no São Vicente.
As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria da escola, na Rua 24 de Maio, , nos fundos do Colégio Estadual São Vicente de Paulo. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-8421 ou pelo celular (42) 99808-4870 (WhatsApp). Os interessados também poderão entrar em contato com o Colégio na página da instituição no Facebook.