Atual campeão e maior vencedor da competição, Mais Brasil busca o oitavo título
Rodrigo Zub
Vinte e sete equipes confirmaram participação na 42ª edição do Campeonato Varzeano de Irati. O congresso técnico da competição foi realizado na noite de terça-feira, 14, no Centro Cultural Clube do Comércio. Na ocasião, foram definidos o regulamento e as regras da disputa.
Os times inscritos foram divididos em oito grupos. Conforme sorteio, no grupo A estão: Vila Nova, Central de Gonçalves Junior, Pedreiros Dias/Amigos das Canisianas e Magnatas Futebol Clube. O grupo B conta com Atlético Nacional, Águia de Ouro e Estrela Azul do Assungui. O grupo C é formado por Sanhacinho, Madeiras Óleos Irati, Rio Bonito Futebol Clube e Canarinho/Rio Preto. O grupo D terá as participações de Clube Náutico Floresta, Atlético da Serra e Liverpool. O grupo E terá os times do bairro Canisianas, Sanhaço e JURB. No grupo F ficaram Mais Brasil (atual campeão), Gamer Futebol Clube e Kokeshi Sushi. O grupo G é formado por Lagoa, Família Mattos e Amigos e Falcão Nhapindazal. Já o grupo H terá Guamirim, União de Gonçalves Junior, Cruzeiro do Sul e LDU.
Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos na primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final. A partir desta fase, o campeonato será disputado em sistema eliminatório até a decisão.
O Campeonato Varzeano deste ano terá uma equipe a menos do que a edição de 2018, quando 28 times participaram da disputa. Nos últimos três anos, o Mais Brasil foi campeão nos anos de 2016 e 2018 e o Clube Náutico Floresta em 2017. No ano passado, o Mais Brasil ganhou os dois jogos da final contra o Guamirim. O Mais Brasil é o maior vencedor da competição com sete conquistas 2007, 2009, 2011, 2013, 2014, 2016 e 2018. Já o VARB é o segundo maior ganhador com seis títulos.
O Mais Brasil ainda possui outro recorde. O time participou de todas as decisões desde 2011. Nas oito finais, a equipe comandada pela família Chaves foi campeã cinco vezes e ficou com o segundo lugar em 2012, 2015 e 2017.