Projeto escolar aplica música no desenvolvimento da memória e concentração

1º Festival de Música Escolar foi realizado na Escola Rural Municipal José Bonifácio, na comunidade…

02 de outubro de 2019 às 08h13m

1º Festival de Música Escolar foi realizado na Escola Rural Municipal José Bonifácio, na comunidade de Faxinal de São Pedro, em Rio Azul

Da Redação, com informações e fotos Assessoria 
Professor Adão Amorim ao lado dos alunos que disputaram a categoria Pré-Mirim
O 1º Festival de Música Escolar, realizado na Escola Rural Municipal José Bonifácio, na comunidade de Faxinal de São Pedro, em Rio Azul, procura inserir a música na rotina de aprendizado das crianças, como ferramenta para ampliar o desenvolvimento da memória e da capacidade de concentração.
O projeto parte do pressuposto que sons e melodias atuam como auxiliares nas capacidades de leitura, concentração e memorização, ao passo que os gestos e danças motivados pela música influenciam no desenvolvimento motor e, por fim, a prática do canto aprimora a respiração, a concentração e a expressão oral dos alunos. Além disso, cantar em conjunto leva as crianças a desenvolver o sentido de parceria, pela necessidade de harmonizar as vozes e os instrumentos.
O prefeito Rodrigo Solda prestigiou o evento escolar e o desempenho dos alunos e sua presença de palco. Ele fez elogios também ao professor Adão Amorim, idealizador do evento, à diretora Ivana Ivantchuk e a equipe multidisciplinar da escola, que colaboraram com a organização.
O professor Adão ministra aulas de Educação Física nas escolas José Bonifácio e Santo Antônio e introduziu o projeto “Festival de Música” no terceiro bimestre letivo a fim de inserir músicas e atividades físicas na rotina escolar dos pequenos. Em sua avaliação, a música ajuda a ampliar a sensibilidade e a empatia das crianças e suas capacidades de concentração e de memorização, o que traz benefícios aos processos de alfabetização, leitura, raciocínio lógico e coordenação motora. “A música estimula e fortalece vínculos entre alunos e professores e colegas. É uma enorme ferramenta para tornar o ensino mais poderoso e de qualidade”, observa.
O festival foi dividido em três categorias: pré-mirim, mirim e juvenil, com um total de 67 inscritos. Confira a classificação:

Pré-mirim

1° – Cristiano José Gonsalves Batista
2° – Maria Eloisa Valesco
3° – Kethlim Rigieviski
4° – Andreia Robaskevicz
5° – Grasiele Pajeski

Mirim 

1° – Luis Gustavo Valesko
2° – Thais Vitoria Ferreira
3° – Wedesney Weuler Leonardo
4° – Rudinei Ruam Kisiaskevicz
5° – Andrei Gabriel Strona

Juvenil 

1° – Fernanda Aparecida Gureski de oliveira
2° – Gabriela Pamela Egewarth
3° – Carlos Henrique Demucharski
4° – Karina Kava
5° – Gabriel Valeski
O Festival de Música Popular prossegue nesta na sexta-feira, 4, na Escola Santo Antônio, na localidade de Barra da Cachoeira, às 18h30.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.