Atletas iratienses sobem ao pódio em corrida rústica de Porto União

Trajeto desafiou os atletas que precisaram passar em meio à lama, trilhas, pedras e riosLenon…

06 de março de 2020 às 22h34m

Trajeto desafiou os atletas que precisaram passar em meio à lama, trilhas, pedras e rios

Lenon Diego Gauron, com informações e fotos Fabiano Oliveira/Piru Bikes

No último domingo, 1º, aproximadamente 200 atletas se aventuraram no cross country running, que é uma modalidade de corrida rústica, percorrida a pé, em terreno aberto ou acidentado e que pode conter vários obstáculos naturais, como rio, lama, montanha e trilhas por matas fechadas. O evento foi promovido e organizado pela Associação de Corredores de Rua do Vale Do Iguaçu, a Acorvali, na comunidade Km 13 em Porto União (SC), com o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros catarinense. 
Os atletas percorreram aproximadamente cinco quilômetros em uma prova considerada de grande grau de dificuldade, passando por vales, montanhas, rios e banhados, além de trechos com plantações e estradas rurais.

O atleta iratiense, Marcio Razera, o ” Piru”, participou da prova com sua equipe e conseguiu a segunda colocação em sua categoria e a 7ª posição no geral, percorrendo o trajeto com o tempo de 28 minutos e 03 segundos. 

Piru comentou sobre a participação dos iratienses no evento durante o programa “Show de Bola”, da Super Najuá. “Foi uma prova bem diferenciada do que é uma prova de rua. Foi uma prova de cinco quilômetros, largando [iniciando] em estradas do interior e passando por trilhas. A gente subiu um morro muito grande que foi complicado, entre 500 e 600 metros de subida. A gente percorreu 400 metros dentro de um rio, com árvores caídas… Então a gente passava por cima das árvores, outra hora passava por baixo, atolava até o joelho de barro…”, lembrou com bom humor. “Foi uma prova mais de aventura do que rústica”, disse.

Piru ainda disse que é necessário ter muita resistência corporal para conseguir completar todo o percurso, mas que o exercício proporcionado pelo esforço do caminho é benéfico ao corpo. “Então foi uma prova bem legal e totalmente diferente do normal. Trabalha-se muito a parte aeróbica, força a musculatura e você fica com a respiração no limite dos seus batimentos cardíacos”, brincou.


Gláucia e Eliane representantes femininas da Piru Bike realizaram todo o percurso mostrando muita determinação e coragem para superar os desafios. Outros atletas da equipe iratiense que tiveram bom desempenho foram Fabiano e Nelson, que se destacaram em suas categorias. “A equipe Piru Bikes gostaria mais uma vez de agradecer o empenho e dedicação de todos os atletas e famílias, e o apoio e incentivos das empresas patrocinadoras, que sempre auxiliam a equipe em participar das competições”, ressalta Fabiano Oliveira, que é integrante da Piru Bikes. 

No final do trajeto, os atletas eram “coroados” com um jato de água proporcionado pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Porto União. 


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.