Programa Castra Mais Paraná II será realizado no CT Willy Laars nos dias 28, 29 e 30 de abril e exige cadastro prévio online; Secretaria de Defesa Animal vai auxiliar tutores e reforça importância do pós-operatório/Paulo Sava, com informações da SECOM

Resumo: – Programa é federal e tem verbas destinadas pelo deputado federal Matheus Laiola (União Brasil);
- Cadastro deve ser feito pelo SinPatinhas e pelo Castra Mais Paraná;
- Programa vai ajudar a atender uma demanda antiga do município.
A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Defesa Animal, realiza nos dias 28, 29 e 30 de abril uma nova edição do programa Castra Mais Paraná II, que vai disponibilizar 600 castrações gratuitas para cães e gatos no município. Os atendimentos serão feitos no CT Willy Laars, mediante agendamento prévio online.
O programa é federal e teve verbas destinadas pelo deputado Federal Matheus Laiola (União Brasil). Em entrevista à Rádio Najuá, o secretário de Defesa Animal, Alisson Trog, explicou que o primeiro passo para participar é emitir o RG do animal pela plataforma SinPatinhas. “O primeiro passo é fazer esse RG do animal, que se faz pelo SinPatinhas, usando o gov.br. Precisa ter uma foto do animal e preencher alguns dados como sexo, idade e porte”, afirmou.
Depois disso, é necessário acessar o site do Castra Mais Paraná II para fazer o cadastro do tutor e do pet. “No cadastro do animal você precisa pôr esse RG. Por isso que eu já falo que é melhor fazer o RG antes de ir para esse cadastro no Castra Mais Paraná”, orientou.
Após concluir essa etapa, o tutor pode escolher uma das datas disponíveis para agendamento. Segundo o secretário, as castrações serão realizadas em uma estrutura móvel com equipe veterinária completa. “Eles trazem um ônibus que é para castração, com todos os veterinários juntos”, disse.
Alisson ressaltou que os animais devem estar em jejum de oito horas antes do procedimento. Cada tutor pode cadastrar mais de um animal, inclusive pessoas que cuidam de animais de rua. “Pode ser até mais de um. Tem pessoas que cuidam de cinco cachorros, cinco gatos, e já podem levar todos. Só tem que cuidar do pós-operatório”, explicou.
Os cuidados após a cirurgia também foram destacados. “Deve dar o medicamento que vai ser fornecido e ver se o animal fica quietinho, em repouso pelos dias de pós-operatório, em torno de sete dias”, afirmou.
Podem participar cães e gatos entre seis meses e seis anos de idade. Fêmeas que tiveram cria recentemente devem esperar cerca de 90 dias para realizar a castração. Além disso, animais no cio não são recomendados para o procedimento. Algumas raças como pug, lhasa apso e shih tzu, também não entram no programa.
Segundo Alisson, a ação ajuda a atender uma demanda crescente no município. “A fila está com mais de mil animais. Todo dia aumenta”, comentou.
Além do mutirão, a Secretaria mantém um trabalho contínuo de castrações para animais em situação de rua e tutores em vulnerabilidade social. “Os atendimentos que a gente faz são para animais de rua ou tutores em vulnerabilidade social. Também auxiliamos bastante os protetores”, disse.
Para quem tiver dificuldade no cadastro, a Secretaria de Defesa Animal estará auxiliando a população presencialmente a partir de hoje. “Vamos estar lá prontamente para ajudar qualquer um que tenha dúvida ou não esteja conseguindo fazer o cadastro”, reforçou o secretário. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Secretaria de Defesa Animal, no número (42) 99152-5923.