Rafael Nunes Motta destaca como foco de seu trabalho a prevenção, socioeducação e a parceria com as diversas esferas da comunidade/Marina Bendhack com entrevista de Paulo Sava e Juarez Oliveira

Resumo
- O delegado Rafael Nunes Motta assume a delegacia de Teixeira Soares com experiência na fronteira e histórico de redução de crimes.
- Dentre suas prioridades, estão o trabalho integrado com escolas, rede de proteção e combate à violência contra mulheres e crianças.
- O delegado avalia que a delegacia conta com boa estrutura e equipe qualificada, dentro de um cenário estadual de fortalecimento da segurança pública.
A delegacia de Teixeira Soares passa a contar com um novo responsável pela Polícia Civil. O delegado Rafael Nunes Motta chegou recentemente ao município e integra a nova leva de profissionais destinada a fortalecer o trabalho investigativo na região.
A expectativa é de maior eficiência no atendimento à população, agilidade nos inquéritos e intensificação no combate à criminalidade. Em entrevista à Najuá, o delegado falou sobre os primeiros dias no cargo, suas prioridades e os desafios de atuar em uma cidade do interior.
Rafael é advogado de formação e entrou na polícia no ano de 2022. Antes de Teixeira Soares, atuava na cidade de Santo Antônio do Sudoeste, município que faz fronteira com a Argentina. Apesar da peculiaridade da cidade ter fronteira com outro país, o delegado avalia que ela possui pontos em comum com Teixeira Soares, como a área rural.
“A gente conseguiu lá entregar um trabalho também de excelência, em que houve redução significativa de todos os crimes que eram cometidos lá na região, realizamos diversas operações, como a Operação Rota Verde, que foram presos diversos integrantes de organização criminosa que enviavam drogas para outros estados, tivemos prisões em Medianeira, em Cascavel, Itaipulândia e muitas outras ações. Então a gente traz essa bagagem, esses três anos na fronteira, três anos intensos, traz essa bagagem agora para atuar em Teixeira Soares. Eu escolhi lá por conta de diversos fatores, como falei, a própria liderança do doutor Nagib, doutor Maurício e também pela equipe, está aqui o Robson, que comanda a equipe de agentes da Delegacia de Teixeira Soares, então a equipe também foi muito importante”, relata.
Rafael destacou o bom trabalho realizado até então pelo delegado Wesley Vinícius Gonçalves da Silva, que foi transferido para o Departamento de Homicídios da 13ª Subdivisão Policial, em Ponta Grossa. O novo delegado afirmou que pretende dar continuidade aos bons números que a delegacia apresenta e intensificar algumas medidas, trazendo sua experiência com a fronteira.
“Lá em Santo Antônio do Sudoeste, recentemente, foi inaugurada a Delegacia Cidadã que a gente implementou, a título de exemplo, a Brinquedoteca. A ideia era uma Brinquedoteca, mas se tornou uma sala de atendimento de tão boa que ficou ali essa sala de atendimento às crianças vítimas e também como apoio quando a mulher vai até a delegacia. A gente sabe, em situação de violência doméstica, infelizmente, muitas mulheres não tem aquela rede de apoio e a criança vai junto, então, um espaço em que a criança fica e possibilita a mãe relatar tudo com segurança e a criança não precisa ouvir isso, então, a gente tem essa ideia dessa sala para ser montada”, conta o delegado.
Além disso, Rafael destaca a importância da conversa com os vários setores da comunidade, como o Ministério Público, Poder Judiciário, empresários locais e população no geral para melhorar ainda mais a delegacia com novas ideias e novas soluções. Um dos focos principais relatados pelo delegado é o trabalho de prevenção à violência.
“Crimes contra a criança, a gente fez diversas palestras com apoio de toda a rede de proteção, não é só polícia, a gente tem conselho tutelar, CREAS, CRAS, trabalho de psicólogos para saber a linguagem que vai ser falada ali nas escolas, mas um trabalho de combate a crimes contra a criança e o adolescente, especialmente crimes sexuais. Após esse trabalho, a gente notou que aumentou o número de registros que chegavam para nós através das próprias professoras, que estavam capacitadas no breve relato, que chama essa primeira informação, tratavam essa informação via conselho tutelar e chegava até a gente. Então deu aquele primeiro boom de casos que foram combatidos, diversos autores foram presos e logo após a queda, justamente porque esse trabalho de prevenção gerou a ação policial na sequência, depois a gente teve uma redução significativa. É o trabalho integrado e é integrado não é apenas entre as polícias, a polícia militar é fundamental, mas também com toda a sociedade, com a imprensa, com a rede de proteção. A gente tem essa ideia aqui de que é esse trabalho integrado com todos os atores na comunidade que faz a diferença e faz o nosso trabalho realmente ser efetivo”, avalia Rafael.

Para estabelecer essas parcerias com as diversas esferas da comunidade, Rafael conta que a Polícia está indo, agora nesse começo de ano, aos diferentes órgãos como prefeitura, CREAS, CRAS e assistência social para criar um espaço de diálogo aberto.
“Quando a gente fala também no trabalho de prevenção, é esse trabalho, não apenas em escolas, mas de toda a rede de proteção. Às vezes a mulher tem uma dependência financeira, então a rede está ali para proteger ela e verificar, porque ela também vai ter os direitos dela, seja de pensão, partilha de bens, então a rede entra também nesse sentido de dar esse apoio. Aquelas que precisam de um apoio psicológico, que eu falo, todo mundo tem que respeitar a questão do apoio psicológico porque se tem também uma cultura de entender aquilo como algo ruim, e não é, todo mundo tem altos e baixos na vida e quando está na parte de baixo, nada melhor do que contar com apoio psicológico, tanto psicólogos quanto psiquiatras. Então também ter essa mudança dessa cultura, de mostrar que saúde mental é um tema importante, sério, e que precisa ser cuidado por todos”, ressalta o delegado.
Sobre a violência contra a mulher, um dos crimes responsável por um número preocupante na região, Rafael encoraja às vítimas a procurarem a polícia. “É um problema nacional, a gente sabe disso, é uma questão cultural, mas a forma de se combater, que já vem sendo feita, apenas agora vai ser sempre intensificada, é mais orientar, como a gente aproveita aqui o espaço para isso, que a mulher que esteja sofrendo busque ajuda. Uma das melhores formas de buscar essa ajuda é indo até a delegacia solicitando a medida protetiva, o que é feito, tem um prazo de 48 horas para comunicação, essa comunicação acontece muitas vezes de modo imediato, não se espera nem as 48 horas. Chegando lá no Fórum, o Ministério Público também é bastante célere e o Poder Judiciário e o Oficial de Justiça intimam. A partir daquele momento em que há o descumprimento, a polícia noticiada já sai às ruas para realizar a prisão em flagrante ou representar pela prisão pelo descumprimento. Então é esse trabalho de medida protetiva e uma vez descumprida, é um crime muito grave o crime de descumprimento de medida, a gente nota que há essa queda e é isso que aconteceu, não apenas aqui mas em todo o Estado, essa queda nos números de violência doméstica através dessa ferramenta que é a medida protetiva”, informa Rafael.
Sobre os crimes virtuais, que também têm grande parte na preocupação das pessoas online, o delegado informa o caminho para a população se educar e se prevenir sobre golpes e atividades suspeitas no mundo da Internet.
“Além da investigação, que com certeza já é feita e continuará sendo feita, a gente tem no site da Polícia Civil, as pessoas podem acessar, colocar no Google que já aparece Polícia Civil do Paraná, tem uma cartilha que divulga numa linguagem muito acessível, muito clara e objetiva. Essa cartilha fala sobre os principais golpes que acontecem aqui em nosso estado. Então a gente dá essa sugestão para as pessoas acessarem e uma das ideias também é trazer essa cartilha na via presencial, que a gente possa distribuir, principalmente entre aqueles que são os principais públicos-alvos, idosos, que geralmente são vítimas, não apenas, mas especialmente nesses grupos vulneráveis, que a gente consiga entregar essa via presencial para ter esse acesso”, descreve.
Para o delegado, o momento atual da polícia em Teixeira e no estado do Paraná é bom, com valorização e investimentos no setor. “A delegacia de Teixeira hoje é um prédio de excelência em que a gente tem toda essa melhoria da estrutura, melhoria do pessoal e o resultado tá vindo. O Paraná inteiro tem apresentado índices fantásticos, acima, se a gente pegar a resolução de homicídio, acima de níveis europeus. Então a gente tem esse investimento na segurança pública e a segurança pública tem dado esse retorno pra sociedade. Hoje a gente tem, citando Teixeira Soares, uma equipe muito qualificada, equipe, repito, vai continuar e uma estrutura muito eficiente e robusta para se trabalhar”, descreve.