Campanha reduz ocorrências de golpes em Prudentópolis

26 de janeiro de 2026 às 11h42m

Havia uma expectativa de um aumento de pouco mais de 19% na quantidade de casos, porém o percentual ficou em apenas 1%/Paulo Sava

Capitão Walla Schreiner, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Prudentópolis. Foto: Diego Gauron

Resumo
-Campanha foi realizada pela PM nas redes sociais, em parceria com a Rádio Najuá;
-Capitão atribuiu a queda à conscientização das pessoas sobre os golpes;
-Golpes podem gerar altos lucros para os golpistas.

Uma campanha realizada pela Polícia Militar nas redes sociais, em parceria com a Rádio Najuá, reduziu a incidência de golpes de todos os tipos em Prudentópolis. De acordo com a Polícia Militar, havia uma expectativa de um aumento de pouco mais de 19% na quantidade de casos, porém o percentual ficou em apenas 1%.

Em entrevista à Najuá, o comandante da 4ª Companhia da Policia Militar de Prudentópolis, Capitão Walla Schreiner, atribuiu a queda considerável no percentual à conscientização que a campanha provocou nas pessoas. “Fizemos um estudo, começando em dezembro de 2024, referente aos principais crimes que assolam a nossa comunidade, não só aqui em Prudentópolis, mas também no Paraná e no Brasil todo. Percebemos que o principal, tirando os registros de ameaça, era o crime de estelionato, porque, para o criminoso cometer ele, é muito mais vantajoso, ele nãos e expões e por vezes consegue um lucro muito maior”, frisou.

Na visão de Walla, crimes como o golpe do falso delegado e do envio de nudes podem gerar um lucro alto para os bandidos. Em um dos casos, a vítima, de Prudentópolis, chegou a repassar R$ 70 mil para os criminosos, que, na maioria dos casos, não estão nem no Paraná. Além disso, segundo o capitão, a chance de acontecer uma prisão nestes casos é muito pequena.

“O risco de ser preso é pequeno, por isso o estelionato começou a subir. Tivemos a pandemia, as pessoas passaram a ter mais acesso e coragem de navegar na rede, de comprar na internet e naturalmente se expõem mais. Entendendo que houve este aumento, começamos a fazer uma projeção de como seria este crime em 2025. Estudando 2022, 2023 e 2024, projetamos um aumento de 19% de crimes de estelionato em 2025. A partir daí, pensamos em ferramentas para que este aumento fosse menor, baseado nos anos anteriores de crescimento. Projetamos para entender como poderia ser em 2025”, frisou.

A intenção da campanha realizada em parceria com a Najuá era de levar pequenas instruções sobre os golpes para que a população pudesse lembrar desses fatos para não cair em golpes como o do falso filho, nudes, da OLX, do falso delegado e advogado. “Começamos a falar sobre estes golpes, contar como eles funcionam em spots de 40 segundos disseminados na Rádio Najuá, e a população começou a perceber isso. A partir daí, analisamos e fechamos 2025, depois que disseminamos estes spots, em vez de termos um aumento de 19%, tivemos um aumento de 1,3%”, comentou.

Walla solicita que, se a pessoa desconfiar de qualquer situação que possa se tratar de golpe, deve informar imediatamente à Polícia Militar. “Se teu filho te manda mensagem pedindo dinheiro, pode ser um golpe, então tem que tomar este cuidado, com educação e orientação. Não existe ferramenta melhor que a rádio para isto, porque você está ali escutando as notícias ou música, e de repente ouve uma liçãozinha de 40 segundos importante. Certamente este apoio da Rádio Najuá e das rádios, esta orientação e educação do povo fez com que este crime não tivesse um aumento tão exponencial quanto projetávamos”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.