Evento, que leva o nome do maestro João Wilson Faustini, reunirá corais de Irati, do Paraná e de outros estados do Brasil neste sábado, 24, e domingo, 25/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Ademar Bettes
3º Choral Fest será realizado neste sábado, 24, e domingo, 25, em Irati. Foto: Divulgação SECOM |
Após as apresentações, será ministrada uma palestra sobre a importância e o papel da música nas igrejas, com o maestro Samuel Lourenço dos Santos, presidente da SOEMUS, o pastor Elieu Radins, da Igreja Luterana, e o padre Álvaro Nortok, da Paróquia São Miguel. Logo em seguida, está programada uma oficina de música com Cyrene Paparotti, de São Paulo, que foi aluna de Faustini. Integrantes do novo coral municipal que está sendo montado em Irati também participarão do festival.
No domingo, 25, as atividades começam às 09 horas no Centro de Eventos do CT Willy Laars com a abertura seguida da apresentação dos corais. Em seguida, o padre Álvaro Nortok apresentará um devocional e depois Mel Iolanda fará oficinas de canto. Haverá também uma palestra sobre a importância e o papel da música nas igrejas com o maestro Waldemar Moura Júnior, de Maringá. No fim da manhã, por volta de 11h15, acontecerá o ensaio de naipes para quem for cantar no Grande Coral, que encerra a programação no fim da tarde com a apresentação de três músicas.
Já no início da tarde, será feito um ensaio geral às 13h30. Em seguida, recomeça o festival com apresentações dos corais Arcanjo Miguel e Gaudeamus In Domino de Irati, integrantes da SOEMUS de São Paulo e do Coral Sacro Unicesumar, de Maringá.
Em entrevista à Najuá, o maestro Wellington Costa, responsável pelos corais iratienses, ressaltou que decidiu fazer o festival homenageando João Wilson Faustino depois que soube do desejo do maestro em promover o evento desde 2007.
“Eu recebi uma certa quantia de materiais dele, e dentro disso encontrei uma pastinha com diversos modelos de festivais de coral que ele gostaria de ter realizado aqui em Irati, isto desde o ano de 2007. Ele deixou escrito neste documento que não havia sido atendido naquele momento. Quando eu vi este documento, pensei que havia chegado o momento de tentar novamente e conseguir os patrocinadores, e foi exatamente o que aconteceu”, frisou.
Em 2018, o documento foi apresentado ao então secretário de cultura de Irati, Sidnei Jorge (Sidão), e ao prefeito Jorge Derbli. “O prefeito gostou e apoiou, também tivemos outros apoiadores e assim foi realizado o 1º Choral Fest”, comentou.
A realização do 3º Choral Fest é uma forma de agradecer ao maestro João Wilson Faustini por todo o trabalho que ele realizou em prol da música em Irati e outros estados e países, segundo Wellington. “Nós estamos aqui com este desejo e objetivo de realizar o festival todos os anos e mantê-lo ativo, em forma de gratidão por tudo o que ele (João Wilson Faustini) nos ensinou e deixou para a nossa cidade”, frisou.
O Grupo Saber estará disponibilizando um certificado digital para os participantes do festival. Os interessados podem acessar o documento através do QRCode no cartaz do evento.