Verão Maior Paraná tem iratiense à frente das atividades em Matinhos

26 de dezembro de 2025 às 15h59m

Ewerton Hraber, o “Toko”, coordena equipe de 10 acadêmicos e integra estrutura do Verão Maior Paraná/Texto de Diego Gauron, com entrevista de Paulo Sava

Verão Maior Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Verão Maior Paraná 2025/2026 já começou oficialmente, movimentando o litoral e também as praias de água doce do Noroeste do estado. No balneário de Caiobá, em Matinhos, um dos principais pontos de concentração de turistas, quem está à frente das atividades esportivas e de lazer é o iratiense Ewerton Hraber, conhecido como Toko, profissional de Educação Física formado com quase duas décadas de atuação no esporte paranaense.

Toko coordena o posto fixo de Caiobá, considerado estratégico pela Secretaria de Estado do Esporte, e lidera uma equipe de dez acadêmicos de todo o Paraná, responsáveis por levar ao público atividades diárias de esporte, recreação e bem-estar.

“Agora estamos brindando com esse posto estratégico que recebe as autoridades e as atividades com mais destaque. Então a responsabilidade é muito grande e esperamos estar preparados para fazer desse o maior verão de todos os tempos”, destacou o coordenador.

Trajetória
A história de Toko com o litoral começou ainda na universidade, quando participou pela primeira vez da equipe do projeto, em 2008.

“Essa é uma das atividades da Secretaria de Estado do Esporte que tive oportunidade de conhecer ainda enquanto acadêmico. Fiz parte do processo seletivo dentro da universidade e depois uma capacitação em Pontal do Paraná com os principais profissionais do estado”, relembrou.

Desde então, ele manteve uma ligação permanente com o projeto, que hoje leva o nome de Verão Maior Paraná, e com a Secretaria de Esporte.

No ano passado, Toko atuou na coordenação da equipe de promoções, responsável pelas ações de divulgação com o trio elétrico do projeto. Neste verão, após novo processo seletivo, conquistou uma das 16 vagas de coordenação de postos fixos, em meio a 78 profissionais habilitados.

“Sempre se abre um processo seletivo, um edital que você precisa fazer uma inscrição e uma prova. Nesse último, tive a oportunidade de fazer parte disso. Ano passado tive um sonho realizado que era a equipe de promoções, e agora estamos em Caiobá, com essa nova missão”, contou.

Capacitação e orgulho profissional
Além da experiência prática, Toko reforça a importância do projeto como uma oportunidade de aprendizado para quem atua ou pretende atuar na área do esporte.

“Sempre tive esse anseio de fazer parte dessa equipe. É um ganho muito importante na profissão. Tive a oportunidade de participar como acadêmico e depois fui ganhando espaço para coordenações. É isso que a eu transmito agora para os nossos acadêmicos”, comentou.

A preparação dos profissionais inclui uma semana de treinamento intensivo, com oficinas sobre atividades de praia, recreação e atendimento ao público. “É uma capacitação com os principais profissionais do estado, dando oficina sobre o que acontece no verão e o que a gente precisa estar preparado”, lembrou Toko.

Maior estrutura da história
Em entrevista à Najuá, o secretário de Estado do Esporte, Helio Renato Wirbisk, destacou que o Verão Maior 2025/2026 é o mais amplo já realizado pelo Governo do Paraná.

“São 39 shows de grandeza nacional, começando com o Alok dia 9 de janeiro e seguindo até o Carnaval. Teremos também 52 atrações paranaenses nos palcos Sunset e 30 eventos esportivos”, explicou.

Além das ações no litoral, o projeto também terá atividades na costa noroeste, em locais como Porto Rico e Porto Maringá.

Shows e atrações para todos os públicos
A agenda cultural do Verão Maior é um dos grandes atrativos da temporada. Toko contou que os shows gratuitos incluem artistas de destaque nacional e regional.

“Vamos abrir com o Alok, que representa muito internacionalmente. Temos Ana Castela, o cantor Belo, e o Fábio Júnior. É um show atrás do outro, para todos os gostos”, relatou.

Segundo ele, o diferencial do evento é proporcionar um dia inteiro de lazer. “O veranista passa o dia inteiro aproveitando com a gente e, à noite, ainda tem um show grátis para participar.”

O secretário Helio ressaltou que toda a estrutura foi pensada para oferecer segurança e conforto. “Toda a infraestrutura do estado é fortalecida, principalmente a segurança, para que o turista se sinta tranquilo para ver seu show gratuito. É a maior operação de verão brasileira com shows gratuitos”, disse.

Entre as novidades, estão camarotes terceirizados via chamamento público. “A arrecadação desses camarotes vai custear banheiros climatizados e estruturas para maior conforto da população”, explicou o secretário.

Atividades diárias nas praias e Acessibilidade
Em cada posto fixo, o público encontra arenas esportivas e espaços de lazer com atividades diárias de terça a domingo.

“Nossas equipes atendem diariamente nesses horários, com arenas esportivas, gincanas, torneios e atividades culturais. Temos também visitas às casas do litoral. A gente vai com o Verão até as pessoas, levando alegria e diversão”, contou Toko. A estrutura inclui áreas de vôlei, beach tennis, futebol de areia, futmesa, yoga adaptada e aulas de ritmos.

“Cada posto tem um estande de atendimento, palco de dança, quadros esportivos e áreas de recreação. Também há ações especiais itinerantes, e a equipe está preparada para se ajustar às situações que o verão apresenta”, disse o coordenador.

“Toda a estrutura tem acessibilidade, tanto nos shows quanto nas praias, com cadeira anfíbia para quem tem dificuldade motora poder acessar o mar. Tudo é pensado para atender realmente todos os paranaenses”, ressaltou.

Tradição e reconhecimento
Com 18 anos de trajetória no esporte paranaense, Toko já atuou na organização de eventos como os Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos do Idoso e Paraná Combate, além dos Jogos de Aventura e Natureza. Sua experiência também inclui trabalhos com recreação em hotéis, cerimoniais esportivos e apresentações de corridas de rua. Toda essa bagagem contribui para o trabalho no litoral.

Verão Maior Paraná
O Verão Maior Paraná é uma ação integrada do Governo do Estado que reúne secretarias de Esporte, Turismo, Cultura, Saúde e Segurança Pública, oferecendo lazer, esporte e cultura gratuitamente à população. A temporada vai até 2 de fevereiro, com atividades em dez postos fixos no litoral e três na costa noroeste. “A operação já está a todo vapor. As estruturas estão sendo finalizadas e a gente abre os postos de comando a partir do dia 28 de dezembro, com atendimento até 1º de fevereiro”, adiantou Toko.

A programação completa você pode encontrar aqui.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.