Cinema sustentável movido por bicicletas chega a Teixeira Soares nesta quinta-feira

10 de dezembro de 2025 às 17h08m

Evento gratuito une cultura, esporte e sustentabilidade e exibirá o filme “Divertida Mente 2” nesta quinta-feira (11), no Ginásio de Esportes Romeu Neves/Texto de Diego Gauron

A energia utilizada para a projeção, som e iluminação é produzida pelos espectadores, que pedalam nas bicicletas conectadas ao sistema elétrico. Imagem: Divulgação

A cidade de Teixeira Soares recebe o BikeCine, um cinema itinerante e sustentável que funciona com energia gerada pelas pedaladas do próprio público. O evento gratuito acontece nesta quinta-feira, 11 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes Romeu Neves, a partir das 19h, com apoio da Prefeitura de Teixeira Soares e da Secretaria de Esportes.

A proposta do projeto une cultura, esporte e sustentabilidade. Toda a energia utilizada para a projeção, som e iluminação é produzida pelos espectadores que pedalam nas bicicletas conectadas ao sistema elétrico.

🎬 Programação e estrutura

A programação em Teixeira Soares contará com duas exibições:
-19h: sessão de curtas-metragens brasileiros (classificação livre, duração aproximada de 50 minutos);
-20h: exibição do filme “Divertida Mente 2”, sucesso da Disney Pixar que retorna à mente da adolescente Riley, agora enfrentando as novas emoções da pré-adolescência.

O evento tem capacidade para 150 pessoas sentadas, com 12 bicicletas fixas e 4 estações livres para o público que quiser trazer sua própria bicicleta e participar da geração de energia. Há ainda o “pedal de mão”, recurso que permite que crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida também contribuam e se divirtam.

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo site bikecine.com.br ou retirados no local, uma hora antes do evento. Metade das vagas é distribuída online e a outra metade presencialmente.

🌿 Energia limpa e inclusão

Segundo o idealizador do projeto, Marco Costa, o BikeCine vai muito além da exibição de filmes. “Queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana”, explica.

⚙️ Como funciona

No BikeCine, cada ciclista gera cerca de 200 watts por hora, e a energia total necessária para a sessão — cerca de 2.500 watts/h — é produzida coletivamente. A exibição acontece em uma tela inflável Airscreen, com projeção de alta qualidade e som profissional.

🎥 Projeto itinerante e sustentável

O BikeCine é viabilizado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Ambiental Paraná e pelo Instituto Aegea, com realização da BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal. O circuito paranaense também passará Fazenda Rio Grande (12/12).

Desde seu lançamento, em 2024, o projeto já percorreu mais de 30 cidades brasileiras, realizando 80 sessões e levando cinema, esporte e sustentabilidade a mais de 10 mil pessoas.

Confira mais imagens do projeto:

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.