17ª Caminhada Franciscana reúne fiéis em Irati e presta homenagem ao Frei Moacir Nasato

07 de dezembro de 2025 às 17h09m

Evento reuniu mais de cem pessoas em um percurso de sete quilômetros entre a Capela São Francisco e a Unicentro, com momentos de oração, reflexão e coleta de materiais recicláveis que marcaram a 17ª edição da Caminhada Franciscana pela Vida, Paz e Ecologia/ Reportagem de Diego Gauron

Fiéis franciscanos percorreram trajeto até a Unicentro, em Irati. Foto: Vanderlei Kawa

Mais de cem pessoas participaram da 17ª Caminhada Franciscana pela Vida, Paz e Ecologia, realizada neste domingo (7) em Irati. O evento, que já se tornou tradição na cidade, uniu fé, espiritualidade e conscientização ambiental em um percurso de aproximadamente sete quilômetros, da Capela São Francisco de Assis até a Unicentro.

Durante o trajeto, os participantes entoaram orações e cânticos, refletiram sobre a vida e o cuidado com a criação e recolheram materiais recicláveis encontrados nas ruas. Neste ano, foram recolhidos mais de 50 sacos de lixo reciclável, que serão encaminhados para reciclagem.

“Caminhar faz bem, muda a vida”, destaca coordenador

O coordenador da caminhada, Vanderlei Kawa, integrante da Ordem Franciscana Secular, destacou o valor espiritual e humano da atividade.

“Caminhar faz bem, caminhar muda você. Eu sempre falo: desintoxica o nosso coração e nossa mente com coisas boas. E, nessa época do Advento, é importante deixar o Cristo nascer nas nossas atitudes, no coração e nos gestos — com respeito, generosidade e carinho com o ser humano, independentemente de cor, raça ou credo. O Cristo veio para salvar a todos”, afirmou.

Segundo Vanderlei, a caminhada é também um gesto concreto de cuidado com o planeta.

“A gente trouxe para cá 50 sacos reciclados de lixo, de 50 litros, e todos foram preenchidos. Ainda pegamos mais 10 de outros recicláveis. As crianças e as equipes vieram com luvas, recolhendo o que é descartado. Isso reflete a integridade do ser humano com a criação”, explicou.

Reflexão e espiritualidade no caminho

O Diácono Luciano Ferreira Silva destacou o caráter espiritual e simbólico do percurso, que representa também a própria caminhada da vida.

“Foi uma experiência muito gratificante. Essa caminhada tem o intuito de nos unir mais ao Criador e às criaturas, lembrando o cântico de São Francisco, o cântico das criaturas. Também nos lembra que a nossa vida é feita de caminhadas — com momentos de parada, reflexão e descanso — até o nosso destino final, que é a Pátria Celeste. Somos cidadãos do céu, como dizia São Francisco há 800 anos”, disse.

Uma caminhada de fé e cuidado com a criação

Para o Frei Marcos Reginaldo Forcato, que celebrou a missa de encerramento na Unicentro, a experiência franciscana se manifesta nas pequenas atitudes de quem participa.

“Eu cheguei aqui conhecendo essa caminhada muito bonita e significativa. Uma coisa que me chamou a atenção foi ver as pessoas com saquinhos, luvas nas mãos, recolhendo a sujeira da estrada e olhando para a natureza de forma diferente. Ver isso me fortaleceu, porque mostra que a vida de São Francisco ainda está viva no coração dessas pessoas”, afirmou.

Caminhada passa a homenagear Frei Moacir Nasato

Durante o evento, o Frei Marcos também sugeriu que a caminhada passe a levar o nome de Frei Moacir Nasato, frade franciscano que faleceu neste ano e que marcou presença nas edições anteriores. A sugestão foi acolhida pela organização.

“Teve um Frei que marcou muito essa presença de caminhada, o Frei Moacir Nasato. Ele faleceu este ano e já tem fama de santidade. Sugeri que a caminhada passasse a levar o nome dele — Caminhada Frei Moacir Nasato — para perpetuar sua vida e sua busca por saúde e fé. Quem sabe ele possa interceder do céu por todos nós”, declarou o religioso.

Frei Moacir Nasato (in memoriam) passa a ser homenageado pela tradicional Caminhada Franciscana de Irati. Foto: Divulgação

“Um momento de encontro, partilha e oração”

O padre Wellington Marcondes, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, à qual pertence a Capela São Francisco, destacou a importância da iniciativa.

“É importante e bonita essa iniciativa da comunidade franciscana. Há 17 anos, a Capela São Francisco promove essa caminhada, que une tudo aquilo que nos edifica: o exercício físico, a espiritualidade e o cuidado com a natureza. Está de parabéns a nossa comunidade, que todos os anos se reúne para partilhar, caminhar e rezar junto”, disse.

De acordo com os fiéis, a Caminhada Franciscana pela Vida, Paz e Ecologia Frei Moacir Nasato reafirmou, neste domingo, o compromisso da comunidade franciscana de Irati com a fé, a convivência fraterna e o cuidado com o meio ambiente — valores que seguem inspirando quem acredita na transformação através de gestos simples e solidários.

Confira algumas imagens da caminhada deste ano:

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.