Ações coordenadas pela PCPR destruíram mais de 5 toneladas de entorpecentes nos Campos Gerais/ Texto de Diego Gauron

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta sexta-feira (5), três grandes ações de incineração de drogas nos municípios de Irati, Palmeira e Ponta Grossa. As iniciativas, que integram a Operação CODESUL II, resultaram na destruição de mais de 5 toneladas de entorpecentes apreendidos pelas forças de segurança em diferentes operações de combate ao tráfico. Assista aqui.
Irati
Em Irati, o procedimento ocorreu em uma empresa localizada no Centro da cidade, onde foram incinerados aproximadamente 700 quilos de drogas. As substâncias, entre maconha, crack, cocaína e haxixe, estavam vinculadas a investigações e processos criminais conduzidos pelas forças de segurança locais.
De acordo com o delegado Gabriel Moura Marinho, da 41ª Delegacia Regional de Polícia, a incineração foi realizada em conformidade com a Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas) e faz parte das ações integradas entre Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, voltadas ao enfrentamento do crime organizado e do narcotráfico.
Palmeira
Na cidade de Palmeira, a PCPR incinerou cerca de 3,5 toneladas de drogas, na maior ação do tipo já registrada no município. Entre as substâncias destruídas estavam 3,55 toneladas de maconha, 360 gramas de cocaína e 156 gramas de crack.
Segundo o delegado Rodrigo Siqueira, as drogas são resultado de apreensões feitas no segundo semestre de 2025 por diferentes forças de segurança — Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um dos casos de destaque foi a prisão de um motorista de 30 anos, ocorrida na madrugada de quinta-feira (3), quando a PRF apreendeu três toneladas de maconha em um caminhão.
“A importância dessas apreensões e, consequentemente, da incineração, é o prejuízo financeiro e a descapitalização das organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e demais ilícitos”, afirmou o delegado.
A ação foi executada com autorização judicial e contou com o acompanhamento de autoridades competentes.
Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, a PCPR incinerou cerca de 1,1 tonelada de entorpecentes em uma empresa do Distrito Industrial. Segundo o delegado Mauricio Souza, o procedimento seguiu todos os trâmites legais e envolveu drogas apreendidas em investigações e processos criminais da região.
Entre as substâncias destruídas estavam maconha, crack, cocaína, LSD, ecstasy, haxixe, skunk, metanfetamina e MDMA. A ação foi acompanhada pela Polícia Científica, pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD-PG) e pela Vigilância Sanitária do município.
O delegado destacou que, somente em 2025, mais de 4 toneladas de drogas já foram incineradas em Ponta Grossa. “A regularidade dessas ações demonstra o comprometimento das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas, contribuindo para maior tranquilidade e segurança à população”, completou.

