OAB promove alerta sobre golpe do falso advogado no Paraná

21 de novembro de 2025 às 19h46m

Campanha reforça cuidados para evitar fraudes que usam fotos e informações reais de profissionais para enganar clientes/Juarez Oliveira, com auxílio na edição de Paulo Sava

Arthuro Antoniassi, presidente da subseção da OAB de Irati. Foto: Diego Gauron/Arquivo Najuá

Resumo:
-Advogado explica como o golpe funciona e quais cuidados devem ser adotados;
-Principal defesa contra o golpe do falso advogado é a desconfiança;
-OAB Irati permanece disponível para auxiliar a população e esclarecer dúvidas sobre possíveis golpes.

As subseções da OAB Paraná realizaram na última quarta-feira, 19, um grande ato de conscientização contra o golpe do falso advogado, que vem fazendo vítimas em todo o estado. A mobilização buscou alertar a população sobre a ação de golpistas que usam fotos e informações reais para enganar clientes de escritórios. O presidente da OAB, Subseção de Irati, Arthuro Antoniassi, explicou como o golpe funciona e quais cuidados devem ser adotados.

“Se tem um problema que está afetando não só a advocacia, mas toda a sociedade, é o golpe do falso advogado. No que ele consiste? Um número aleatório entra em contato com as pessoas, e este número vai ter a foto do seu advogado, e sempre vai ser assim, pois eles (golpistas) têm acesso a estes dados. Eles vão começar dizendo bom dia ou boa tarde e vão informar que ganharam um processo que, de fato, existe e que a pessoa tem contra uma outra pessoa ou instituição. Logo na sequência, eles mandam uma sentença falsa, um alvará falso, e vão pedir um valor para que sejam liberados os valores daquele processo”, comentou.

Arthuro alerta que a principal defesa contra o golpe do falso advogado é a desconfiança. Segundo ele, qualquer contato de número desconhecido deve ser verificado diretamente com o profissional antes de qualquer ação.

“A primeira dica que nós damos é desconfiar de qualquer número que entre em contato com você e não seja o contato que você já tem do seu advogado. Se por um acaso um número diferente entrar em contato com você dizendo que é seu advogado, mande uma mensagem para aquele número anterior, que você tem salvo na sua agenda e já contatou, ou liga para aquele advogado para ver se é ele mesmo e se trata disso. Não me recordo de nenhum caso em que você ganhe um processo, mas precise pagar uma taxa, uma guia de um bom valor antes, isto não existe. Este é um golpe muito bem feito e que está acontecendo no Brasil inteiro. A OAB está fazendo campanhas no Paraná inteiro e em nível nacional, temos tentado nos precaver. A melhor precaução que podemos ter contra este tipo de golpe é a informação, e que ela chegue às pessoas. Caso as pessoas recebam uma mensagem em que o autor se passe pelo seu advogado, desconfie. Em caso de dúvida, vá ao escritório do seu advogado”, frisou.

O advogado reforça que a OAB Irati permanece disponível para auxiliar a população e esclarecer dúvidas sobre possíveis golpes. Ele destaca que qualquer cidadão pode procurar a subseção para confirmar informações e receber orientação sempre que suspeitar de contatos falsos.

“Eventualmente também, se ficar com mais alguma dúvida, procure a OAB em Irati, seja através dos nossos telefones, que podem ser encontrados em qualquer domínio público, seja indo diretamente à sede da OAB de Irati, que fica na rua Pacífico Borges, em frente ao Fórum. Sempre desconfie, entrou em contato, mesmo que seja a foto do seu advogado, se é um número que você não tinha salvo e que ele nunca te contatou por isso, se está te cobrando um valor para receber esta ação, não faça nenhum tipo de Pix ou pagamento. Na dúvida, pergunte, questione, ligue e a OAB fica à disposição da população”, finalizou.

O telefone principal para contato com a Subseção da OAB de Irati é o (42) 3422-2290, que também atende pelo WhatsApp. Outros contatos da OAB Paraná incluem o geral (41) 3250-5700, o SAC (41) 3250-5805 e o SOS Prerrogativas 0800 643 8906

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.