Evento gratuito faz homenagem ao Dia da Consciência Negra; saída será no Parque Aquático, às 9 horas/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Juarez Oliveira

Nesta quinta-feira (20), acontece o Passeio Ciclístico da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM), em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento inicia às 09 horas, com largada no Parque Aquático.
O comandante da 8ª Companhia, major Márcio Werner, conta que o passeio ciclístico tem o objetivo de aproximar a comunidade da Polícia Militar. “Quanto mais nos aproximarmos do cidadão, da população, trazer as pessoas de bem para próximo da Polícia Militar, próximo do quartel, com o apoio dos nossos empresários e da comunidade, isso é bastante importante”, disse.
A participação no passeio ciclístico é gratuita. Quem quiser contribuir com a campanha de arrecadação da 8ª CIPM, pode levar um quilo de alimento que será doado para a Comunidade Bethânia. “A Comunidade Bethânia é uma comunidade que é uma instituição que vemos que sempre está precisando de ajuda e como vem o final de ano, eles sempre têm bastante pessoas, os quais eles estão ajudando, foi por esse motivo que fizemos a escolha”, conta a oficial de Comunicação da 8ª CIPM, Rosiane Ribeiro.
O percurso será de quase 10 quilômetros e é aberto à toda a comunidade. A saída será no Parque Aquático, próximo da sede da 8ª CIPM. O trajeto segue pela Avenida Perimetral, em direção ao hospital Agnus Dei, retornando e chegando na Avenida Munhoz da Rocha. O percurso volta à perimetral em direção ao Parque Aquático.
O passeio começa às 09 horas, mas a organização pede que os participantes cheguem antecipadamente, para dar tempo de preencher o cupom com o nome, para participar do sorteio de brindes.
O trajeto contará com pontos de distribuição de água e frutas. “Vamos ter os momentos de parada, onde vai ter a distribuição das águas, onde vamos nos reunir, todos juntos, para novamente sair. A nossa intenção é fazer algo organizado para que todo mundo participe”, explica a oficial.
Ainda haverá batedores e viaturas acompanhando os ciclistas durante o percurso, além de ambulâncias para auxiliar quem tiver alguma dificuldade no caminho. “Nós vamos ter a presença da ambulância. Nós vamos ter a presença também de uma assistência, com três ciclistas do SESC, que eles vão dar amparo, caso venha quebrar, venha acontecer algum incidente, então vamos ter apoio nesse sentido também”, comenta a oficial.
O major explica que o evento não é uma competição e que a intenção é que as pessoas possam ter um momento em família. “Vai ser um evento bem organizado, legal, para atrairmos o cidadão, os nossos munícipes. Inclusive, quem estiver nas proximidades dos municípios ao redor pode participar do evento, que é algo legal, algo bem planejado que queremos que as famílias venham e se divirtam nesse feriado”, disse.
Quem estiver no passeio ciclístico também terá a oportunidade de participar de um sorteio de brindes, que foram doados por empresários da cidade. O empresário e advogado, Airton Trento, idealizador do evento, agradeceu a colaboração da comunidade empresarial. “Queria mandar um abraço para os empresários que também estão participando conosco e trazendo alguns presentes para quem for participar do passeio ciclístico. Isso é importante. Eu acho que conseguiremos um presente para cada participante. O pessoal ainda está por demonstrar essa generosidade”, disse.
O SESC levará ao evento brinquedos gratuitos para as crianças, como cama elástica e um xadrez gigante. Também haverá medição de pressão arterial e glicemia gratuitos.
Policiamento de Proximidade
A 8ª CIPM está realizando um projeto de policiamento de proximidade com empresários da região. O objetivo é que os empresários possam ter um canal com a polícia para informar sobre atividades suspeitas.
O major explica como funciona o projeto. “Nós já fazíamos de uma forma, mas não tão técnica. Hoje estamos cadastrando em grupo de WhatsApp, os empresários de todos os nossos dez municípios que fazem parte da 8ª CIPM, porque normalmente são os locais com maiores índices de furto, de roubo. Nós estamos criando esses grupos e qualquer situação de indivíduo suspeito, veículo suspeito, continua ligando o 190, mas eles já passam no grupo. Já temos experiências em outros municípios que, às vezes, o marginal acabou de cometer um ilícito e com as mensagens que vão sendo postadas, já facilita a ação da equipe policial”, explica.
