Maria e João seguem sendo os nomes mais comuns em Irati; confira o ‘top 10’

04 de novembro de 2025 às 15h29m

Maria, João e o sobrenome Santos lideram o ranking dos nomes mais registrados em Irati; veja os outros nomes mais comuns no município/ Texto de Diego Gauron

Os nomes mais registrados refletem tradições que atravessam gerações em Irati e em todo o país. Imagem: Ilustração

Irati segue acompanhando a tendência nacional quando o assunto são os nomes mais populares. Segundo o levantamento “Nomes no Brasil”, divulgado nesta terça-feira (4) pelo IBGE com base no Censo Demográfico de 2022, Maria e João continuam liderando o ranking de registros no município.

De acordo com o levantamento, 2.054 iratienses se chamam Maria, enquanto João aparece como o nome masculino mais comum, com 1.509 registros. Logo atrás estão Ana (1.070 pessoas) e José (1.116 pessoas).

Entre as mulheres, também figuram no “top 10” nomes como Júlia, Márcia, Helena, Terezinha, Marli, Letícia, Eliane e Adriana. Já entre os homens, além de João e José, aparecem Antônio, Luís, Pedro, Luiz, Lucas, Paulo, Gabriel e Marcos.

Nos sobrenomes, o destaque fica para Santos, presente em 3.536 registros em Irati — seguido por Silva (2.036) e Oliveira (1.793). Outros nomes de família bastante comuns no município são Ferreira, Souza, Pereira, Lima, Rodrigues, Ribeiro e Gonçalves.

Tendência nacional

Os nomes mais registrados refletem tradições que atravessam gerações em Irati e em todo o país. Imagem: Reprodução/IBGE

Assim como em Irati, Maria e José também lideram o ranking em todo o Brasil, reforçando uma tradição que atravessa gerações. Segundo o IBGE, o país contabiliza mais de 12,2 milhões de Marias e 5,1 milhões de Josés.

O levantamento também traz curiosidades: em cidades do Nordeste do Brasil, como Morrinhos e Bela Cruz (CE), mais de 20% da população tem o nome Maria. Já entre os sobrenomes, Silva é o mais presente no país — aparece em 16,7% da população brasileira.

Mudanças de geração

A pesquisa permite observar a evolução dos nomes ao longo das décadas. Enquanto nomes como Terezinha e Osvaldo estão associados a gerações mais antigas (com idades medianas acima de 60 anos), nomes mais recentes como Helena e Gael aparecem com idade mediana de menos de 10 anos, mostrando a renovação nas escolhas das famílias brasileiras.

Ferramenta interativa

O site do IBGE disponibiliza uma ferramenta que permite pesquisar nomes e sobrenomes por município, estado ou país, além de explorar a distribuição geográfica e o período de popularidade de cada nome. A nova versão também inclui o mapa “Nomes no Mundo”, que mostra os nomes mais comuns em outros países e quantas pessoas no Brasil compartilham os mesmos registros.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.