Operação busca intensificar patrulhamentos e reduzir índices de criminalidade na área da 8ª CIPM/ Reportagem de Diego Gauron

A Polícia Militar do Paraná lançou, ontem segunda-feira (3), a Operação Sinergia Paraná IV em Irati. A ação faz parte de uma mobilização estadual coordenada pelo 4º Comando Regional da PM e pela 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (8ª CIPM), com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, ampliando a presença da corporação e garantindo mais segurança à população. Assista aqui.
O lançamento na cidade aconteceu na Rua Coronel Pires, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Luz, e contou com a presença de equipes da Polícia Militar. A operação também foi deflagrada simultaneamente em Ipiranga e Ivaí, municípios que integram a área de atuação da 8ª CIPM.
Patrulhamento reforçado
De acordo com o aspirante Rafael Andrioli Ogg, da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, o foco principal da Operação Sinergia é intensificar o policiamento em áreas de maior movimentação e vulnerabilidade.
“O foco dessa operação se dá em patrulhamentos em regiões de maior circulação de pessoas, a fim de causar uma maior sensação de segurança nos pontos comerciais, bem como atuar em locais de maior incidência criminal, reduzindo os índices de criminalidade e reforçando a segurança aqui na nossa região”, explicou o aspirante.
Embora existam locais estratégicos previamente definidos, o policial ressalta que o trabalho será abrangente em todo o município e também nas demais cidades da região.
“Apesar de haver um foco em determinados locais onde existem maiores índices criminais, o patrulhamento ocorrerá em todo o município de uma forma geral, através de patrulhamentos, pontos base, bloqueios e fiscalizações de trânsito”, destacou.
Aumento da sensação de segurança
Segundo Rafael, a expectativa da Polícia Militar é obter resultados diretos na redução de crimes contra o patrimônio e em outros indicadores de segurança.
“A Polícia Militar visa reduzir os índices criminais de uma forma geral, como números de furtos, roubos e demais indicativos, bem como proporcionar uma maior sensação de segurança para o município de Irati e os demais municípios da 8ª Companhia”, afirmou.
Colaboração da população
O policial também reforçou a importância da participação da comunidade nas ações de segurança pública.
“A população pode estar em contato com a Polícia Militar através do canal 190, que é o nosso número oficial de urgências e emergências, e também pelo 181, o Disque-Denúncia Anônima. Qualquer cidadão pode entrar em contato e informar fatos de interesse da segurança pública, mesmo sem se identificar”, explicou Rafael.
Ele destacou que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações preventivas e para a construção de um ambiente mais seguro em toda a região.