Jantar de comemoração será realizado no dia 7 de novembro, às 19h30, no Centro de Eventos Italiano/ Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava e Juarez Oliveira

Resumo
- O jantar de 100 anos ocorrerá no Centro de Eventos Italiano, no dia 7 de novembro, sexta-feira, às 19h30.
- Os ingressos custam 130 reais e podem ser adquiridos por WhatsApp ou telefone no (42) 3422-8421, ou pessoalmente na instituição.
- O objetivo do jantar é principalmente compartilhar memórias e afetos envolvendo o Colégio São Vicente.
Para festejar seus 100 anos de história, o Colégio São Vicente irá realizar um jantar no dia 7 de novembro, às 19h30, no Centro de Eventos Italiano. Os ingressos custam 130 reais e podem ser adquiridos por WhatsApp ou telefone no (42) 3422-8421 e pessoalmente no Colégio, na Rua 24 de Maio.
O antigo Colégio São Vicente de Paulo possui apenas 18 anos a menos do que a cidade de Irati. Nesse um século de história, a instituição passou de Escola Apostólica a Colégio Estadual e, atualmente abriga a Faculdade São Vicente, que possui cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, a instituição possui Ensino Médio e cursos de idiomas.
Os professores Edélcio José Stroparo, um dos diretores da mantenedora do Colégio, e Paulo Pinheiro, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade São Vicente, rememoraram fatos históricos da instituição, em entrevista à Najuá.
O jantar de comemoração tem como objetivo, além de celebrar a formação de pessoas nesse um século de história, compartilhar memórias e afetos envolvendo a instituição, como as carteirinhas e a pista de motocross, rememora Edélcio. “O colégio, a entidade São Vicente tem muito da seriedade, da formação de pessoas. Isso é muito importante, muitas pessoas passaram por ali, a profissionalização que aconteceu ali. Mas nós queremos enfatizar, além desse, que é muito importante, outros aspectos. O jantar é um momento para que as pessoas se encontrem, para que contem histórias, relembrem histórias, situações pitorescas, enfim, situações diversas que vão surgindo na mente das pessoas, aquelas pessoas que viveram o São Vicente ou que ouviram falar das histórias dali.”, convida o professor.
O grupo no Facebook e Instagram “Reminiscências São Vicente” foi criado para que as pessoas possam compartilhar e aquecer suas memórias, relatando suas histórias no Colégio. Paulo, como ex-estudante do Colégio São Vicente, conta que já está se preparando para o jantar. “Vai ser um momento de colocar o papo em dia, de relembrar os bons momentos que tiveram juntos. Eu, particularmente, estou buscando os meus velhos colegas de São Vicente, para a gente se reunir nesse maravilhoso dia que vai ser no dia 7 de novembro.”, diz o professor.
História da instituição
Atualmente o Colégio São Vicente, além de possuir Ensino Médio, se tornou Faculdade e possui o primeiro curso de direito 100% iratiense, além de diversos outros cursos em parceria com a Uniguairacá, além de cursos de idiomas. Foram muitas mudanças em 100 anos, o Colégio é só 18 anos mais novo que a cidade de Irati, contou Edélcio. “Inicialmente como uma escola apostólica, formação religiosa, depois foi estadualizado. O Estado assumiu a condução da escola, embora os padres vicentinos continuassem ainda na direção da escola. E, mais recentemente, assumimos essa tarefa de dar continuidade a toda essa tradição de formação aqui no centro-sul do Paraná e, de fato, uma das instituições importantes da nossa região e acreditamos que continue importante aí no imaginário das pessoas.”, relata o professor.
Edélcio explica que os 100 anos de história do Colégio começam com os padres vicentinos. “Nós fizemos uma linha do tempo, quando fomos coletando fatos importantes ao longo desses cem anos. E são muitas situações, a criação da escola apostólica, depois a estadualização, a chegada do Padre Wilson que foi em 1976, o Padre Wilson ficou quarenta anos aqui na direção da escola, então, o Padre Wilson é uma entidade tão importante quanto a própria entidade São Vicente. E são histórias que vão se cruzando e se misturando com a própria história do município, com as nossas histórias. Veja que essa instituição, ela é contemporânea à criação do município de Irati, então caminham juntos. Eu sempre digo que é impossível que alguém se predisponha a contar a história do município de Irati sem falar do São Vicente.”, conta.
Esses 100 anos são contados a partir do lançamento da pedra fundamental, o primeiro bloco de pedra colocado na fundação, explica Edélcio. “Nós estamos inclusive escrevendo um livro, que vai ter o lançamento possivelmente ano que vem. Porque agora, esse 2025, nós estamos fechando os 100 anos do lançamento da pedra fundamental do prédio, que é bastante importante. Mas nós optamos, numa conversa com o padre Simão Valenga, que é o provincial dos padres vicentinos, combinamos a comemoração ao longo de três anos. Comemorar o centenário sem uma data certa, comemorar um período, porque 25 foi a pedra fundamental e 28 foi quando ocorreu a primeira matrícula na escola apostólica, então, durante esse período, nós vamos ter essas comemorações. Serão vários eventos nesse período.”, afirma.

“Pesquisando os materiais agora, nós percebemos que no início do tempo da escola apostólica, o São Vicente era conhecido como a Coimbra brasileira, veja o grau de importância. Isso porque os educadores que atuavam aqui no São Vicente, todos vinham de Portugal ou da França, por exemplo, o padre Sebastião Mendes, que foi quem iniciou essa confusão toda aqui, o primeiro padre, pessoa que veio pra instalar o São Vicente, ele era nascido na França, fez toda a sua formação em Coimbra e veio para o Brasil, e aí aportou aqui em Irati para instalar o Colégio São Vicente.”, continua Edélcio.
Museu
Edélcio relata que há planos de fazer um museu no Colégio, a fim de preservar sua história. “Nós já estamos trabalhando com isso e ao longo desses três anos nós vamos coletar peças de cunho histórico e nós vamos transformar o prédio todo num grande museu. Porque hoje as pessoas têm a ideia de que museu é uma sala, onde as pessoas guardam peças históricas e tal. Nós queremos fazer um pouquinho diferente, a nossa ideia é transformar o prédio todo num grande museu e nós teremos exposições temáticas, por exemplo fotografias de ex-alunos, fotografias da construção do prédio, das festas juninas que eram muito interessantes, as festas ali do colégio ao longo do tempo, os ex-dirigentes, enfim, nós estamos trabalhando nisso e chegaremos nesse ponto.”, afirma.
O jantar de comemoração aos 100 anos do Colégio São Vicente de Irati ocorrerá no dia 7 de novembro, sexta-feira, às 19h30, no Centro de Eventos Italiano. Os ingressos custam 130 reais e podem ser adquiridos por WhatsApp ou telefone no (42) 3422-8421, ou pessoalmente na instituição.