Capoeirista Pipoca e Grupo Muzenza recebem moção de aplauso da Câmara de Irati

03 de outubro de 2025 às 15h53m

Pipoca conquistou o título mundial da categoria infantil feminino A ao participar do evento “Volta ao Mundo Bambas”, realizado no mês de junho em Brasília/Paulo Sava

Grupo Muzenza e a capoeirista Maria Júlia dos Santos (Pipoca) receberam moções de aplauso da Câmara de Irati na última terça-feira, 30. Foto: Assessoria Câmara

Resumo: – Homenagem foi prestada na última terça-feira,30 pelos vereadores iratienses;

  • Pipoca e Camilly estão inclusas no projeto “Ginga da Esperança”;
  • Compromisso dos integrantes do grupo é de levar a capoeira para mais pessoas em Irati e na região.

O grupo de capoeira Muzenza e a capoeirista Maria Júlia dos Santos, a “Pipoca”, de 8 anos, foram homenageados com moções de aplausos entregues pela Câmara de Irati na última terça-feira, 30.

Pipoca conquistou o título mundial da categoria infantil feminino A ao participar do evento “Volta ao Mundo Bambas”, realizado no mês de junho em Brasília. Em seu discurso, a atleta contou que começou a praticar capoeira depois de ver uma criança com roupas de Karatê. “Eu comecei a fazer capoeira quando vi uma criança com roupa de Karatê. Eu perguntei para o meu pai qual o esporte que ele queria me colocar, e ele falou que era a capoeira. Naquele dia, ele me levou para conhecer a capoeira, e eu me apaixonei e gostei muito. Eu quero fazer um convite para todos vocês que venham conhecer a capoeira, principalmente as crianças, pois é um esporte que faz muito bem para a saúde. Esta homenagem não é só para mim, mas também para todos vocês que acreditam que a capoeira pode mudar vidas”, comentou.

O prefeito Emiliano Gomes destacou a importância da conquista do Mundial por parte da pequena “Pipoca”. “Ao momento de levantar, num campeonato mundial, o brasão de Irati com orgulho e vigor, isto tudo nos anima e nos faz entender a necessidade de, enquanto poder público, tanto Executivo quanto Legislativo, celebrar e honrar os nossos atletas, especialmente estes como a Pipoca, que têm um potencial gigante de levar cada vez mais o nosso município.”, comentou.

Campeonato na Europa

No próximo ano, Pipoca deve disputar um campeonato europeu. Emiliano sinalizou que há uma possibilidade de a Prefeitura dar um apoio financeiro para a viagem, junto com a iniciativa privada. “O nosso compromisso de ir para Brasília não foi fácil, vocês sabem a luta que foi, e para o europeu também não vai ser fácil, mas o nosso compromisso é reunir as forças que a gente tem, com o apoio dos vereadores aqui, e quem sabe a iniciativa privada também possa nos ajudar para levarmos a Pipoca para a Europa, porque ela merece. Para nós, vai ser um orgulho trabalhar para que isto aconteça e continuar fortalecendo e honrando o grupo”, pontuou.

O professor Leandro Muller Bozza, conhecido como “Pimenta”, coordenador do grupo Muzenza, atua na capoeira há 27 anos, sendo 12 deles na coordenação do grupo. Ele diz que o compromisso dos integrantes do grupo é de levar a capoeira para mais pessoas em Irati e na região.

“O nosso compromisso é levar a capoeira para mais pessoas de Irati, para mais espaços carentes, esta é a nossa proposta. Eu comecei em um projeto social e eu quero devolver para a capoeira aquilo que ela me deu. Levar para as crianças uma expectativa de vida. Pode ser que não tenhamos professores de capoeira, mas ela é tão completa que poderemos ter um professor de história, um artesão, um professor de educação física. Assim, vamos levar cada vez mais, acreditando cada vez mais, e este reconhecimento é muito importante”, destacou.

Projeto Ginga da Esperança

Pipoca e a amiga Camilly estão desenvolvendo um projeto chamado “Ginga da Esperança”. O objetivo, segundo Camilly, é de levar alegria e esperança a famílias carentes do município. “A partir de agora, temos um novo projeto, convido vocês a acompanharem e se doarem. Eu penso que vocês que fazem parte da capoeira vivem isso dia após dia, vivem esta solidariedade. Mas talvez muitas pessoas não tenham esse acesso, e através deste projeto, o nosso intuito é, de fato, trazer mais alegria. A primeira ação é para o Dia das Crianças, mas sabe o que virá pela frente. Estamos aqui para dar este suporte no projeto. Convido vocês a conhecerem e apoiarem. Podemos pensar que no dia das crianças pode ter várias doações, mas e o restante das ações? Nós temos coisas para fazer o tempo todo, ações para ajudar, e é para isto que foi fundado o Ginga da Esperança, com o intuito de trazer esperança e mais felicidade para a nossa comunidade de Irati”, frisou.

Capoeirista Pipoca, campeã mundial de capoeira. Foto: Diego Gauron
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.