9º Encontro Regional de Haicai será realizado nesta quarta em Irati

30 de setembro de 2025 às 21h45m

O evento ocorrerá na Faculdade São Vicente, a partir das 8h. A programação conta com palestras, entrega da premiação do 3° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda, apresentações artísticas e concurso relâmpago/ Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava

A programação do 9º Encontro Regional de Haicai conta com palestras, entrega da premiação do 3° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda, apresentações artísticas e concurso relâmpago
A programação do 9º Encontro Regional de Haicai conta com palestras, entrega da premiação do 3° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda, apresentações artísticas e concurso relâmpago. Foto: Divulgação

Resumo

  • O 9° Encontro Regional de Haicai ocorrerá nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 8h na Faculdade São Vicente de Irati.
  • O evento contará com Concurso Relâmpago, apresentações e entrega de certificados do 3° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda.
  • O Haicai é um tipo de poema originário do Japão, curto, simples e com enorme profundidade.

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, o município de Irati sediará o 9º Encontro Regional de Haicai. O evento acontece na Faculdade São Vicente, a partir das 8h. A programação conta com palestras, entrega da premiação do 3° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda, apresentações artísticas e concurso relâmpago.

Durante o evento será realizado o concurso Grande Desafio de Haicai com o tema “Primavera”. Serão aceitas inscrições de alunos, pais, professores e comunidade em geral. A partir das 9h30, ocorrerá a palestra Haicai no Cotidiano, com o professor Sérgio Francisco Pichorim, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pesquisador e escritor de diversos livros publicados.

Em entrevista à Najuá, a presidente do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, Dorotea Iantas Miskalo contou detalhes do concurso relâmpago de Haicai. “Na sequência, após a palestra, [teremos] um intervalo com lanche, o concurso relâmpago denominado ‘Grande Desafio’, será com sorteio de dois temas relacionados à primavera: pássaro, flor, árvore…Com a escolha de um tema pelos participantes do evento para compor o seu Haicai. Com tempo estipulado entre 20 minutos e com direito a certificação, tanto a classificação juvenil como a adulto”, disse Dorotea.

Para o concurso, o Haicai será escrito numa folha de papel na qual constará apenas o número da inscrição do participante, facilitando a imparcialidade dos avaliadores.

O encontro regional de Haicai ainda contará com apresentações artísticas. Às 14h será repassada a lista dos classificados no concurso Grande Desafio. Na sequência acontecerá a entrega dos certificados para os vencedores do 3° Concurso Literário de Haicai Professor José Maria Orreda, tema Pinhão, edição 2025.

Dorotea relatou quantas pessoas participaram do concurso. “Quanto aos certificados, eles fazem parte do 3° Concurso Literário de Irati que contou com 483 inscritos, sendo 351 na categoria infantil juvenil e 132 na categoria adulto”.

O nome do concurso homenageia o professor José Maria Orreda, que foi um incentivador do Haicai em Irati. “O professor José Maria Orreda foi um grande incentivador, graças a ele, o Haicai teve um apoio, uma extensão no Núcleo Regional de Educação e também expandiu-se para o estado, graças a divulgação do núcleo. E o professor apoiou muitíssimo os concursos brasileiros e mundiais, no Japão também”, recorda a professora.

O concurso teve participação de pessoas que moram em Irati e também de outros estados do País como Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais, além de países como Angola, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos e Romênia. Dorotea revelou quantas pessoas serão premiadas. “São 47 classificados entre os primeiros lugares e menções honrosas que receberão os certificados presenciais e também via correio, internet. Então todos irão receber o seu certificado”, esclarece.

Apesar de originário do Japão, o Haicai é uma prática textual bem difundida no Brasil, em Irati e região, segundo Dorotea. “O Grêmio Haicai está com 19 anos e o Haicai já é praticado pelas escolas, pelos professores, pela comunidade, já está beirando 30 anos. Então, o Haicai já está bem divulgado aqui”, conta a professora.

A presidente do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, Dorotea Iantas Miskalo é a responsável pela organização do 9º Encontro Regional de Haicai, que acontece nesta quarta-feira em Irati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Para ilustrar o que é um haicai, a presidente do Grêmio declamou o trabalho que ficou em 1º lugar na categoria Infantil Municipal criado por Vitor Yuri Guimarães, da Escola Municipal do Campo Esperança Carignano Chuilki, no distrito do Guamirim.

“‘Chuva de pinhões

Assusta galinha choca

Do terreiro de caça’ 

Então, chuva de pinhão, precisa constar o tema, o tema era o pinhão, é o primeiro verso, ‘chu-va de pi-nhão’, cinco sílabas. As-sus-ta ga-li-nha choca, sete sílabas, juntando a uma letra que é uma vogal átona, uma outra vogal que não é tônica, dando sete sílabas. No ter-rei-ro de casa. Então, fechou, mais ou menos, as cinco, ao total, dezessete sílabas. São três versos apenas, mas que tem um conteúdo, tem uma introdução, um meio e um fim”, explica Dorotea.

O Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais realiza reuniões mensais no 2° sábado de cada mês, no Centro Cultural Clube do Comércio, das 14 às 16h. Dorotea convida a comunidade para participar das reuniões. “O Grêmio é aberto às pessoas que tiverem interesse, podem participar. Nós temos o e-mail, grêmiohaikaichaodospinheirais@hotmail.com, onde nós recebemos as inscrições do concurso e divulgamos. Temos também o Facebook do Grêmio, aberto também. No instagram, divulgamos os encontros, as realizações, as conquistas, o Grêmio está aberto às pessoas que desejarem participar”, afirma.

Para Dorotea, o Haicai é uma arte que mesmo de forma simples, exprime profundidade. “São vivências, vivências que se tornam um poema com com profundidade. O Haicai é apenas três versos, três linhas, mas é um gigante, é um texto com começo, meio e fim”, reflete a professora.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.