Segundo dados apresentados pelo diretor operacional da Guarda Municipal, Adriano Gura, desde janeiro até agora foram atendidas 736 ocorrências. Em 2024, foram 1144 casos/Paulo Sava

Resumo: – Em 2024, Guarda Municipal atendeu 1144 casos;
- Diretor operacional da Guarda Municipal, Adriano Gura, disse que os agentes recebem treinamento para atender todo tipo de situação;
- Durante o evento, foi apresentado o projeto “Muralha Digital”.
Desde o início do ano, a Guarda Municipal de Irati atendeu até agora 736 ocorrências no âmbito do município. A informação foi divulgada pelo diretor operacional da Guarda Municipal, Adriano Gura, durante mais uma edição do Café da ACIAI, evento realizado mensalmente pela Associação Comercial e Empresarial de Irati, que reúne empresários e autoridades para debater assuntos de interesse da comunidade.
Segundo Gura, em 2024 foram atendidas 1144 ocorrências pelos 18 agentes que atuam nas ruas de Irati. Ele considera o número de atendimentos alto por conta da quantidade de agentes do órgão. “Nós já temos um número bem grande pelo efetivo da Guarda. Hoje contamos com apenas 18 agentes de segurança trabalhando nas ruas. Somos em 32 agentes de segurança pública, mas temos os afastados, o pessoal que necessita de tratamento, os que estão de férias. No ano passado, atendemos 1144 ocorrências que foram registradas, e neste ano, até o mês de setembro, estamos com 736 ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, desde acidente de trânsito, violência doméstica e contra a mulher, maus tratos a animais, dano ao patrimônio público, que é muito comum. Atendemos a todos os tipos de ocorrências que a população necessitar”, frisou.
Parceria com a PRF
Além de atender ocorrências no âmbito do município, a Guarda Municipal firmou acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para atuar na BR 153, entre os limites com os municípios de Imbituva e Rebouças. O diretor operacional contou como funciona esta parceria. “Sempre quando é solicitado o apoio pela PRF e temos a disponibilidade de viaturas, prestamos este apoio. Temos um trecho da rodovia no qual temos um acordo de cooperação técnica e podemos atuar em apoio à PRF, que compreende os limites entre Imbituva e Rebouças. Vários acidentes e apreensões, principalmente de mercadorias advindas de descaminho ou tráfico de drogas. Prestamos todo tipo de apoio à Receita Federal e à PRF”, comentou.
Animais soltos
A Guarda Municipal também presta atendimento a denúncia de animais de grande porte soltos em Irati. Gura detalhou como funcionam os procedimentos nestes casos. “Há uma pessoa especializada contratada pela Prefeitura que vai até o local, faz o recolhimento e deixa o animal em local seguro até aparecer o dono para a retirada. A Guarda Municipal legitima o fato, vai até o local e registra a ocorrência para recolhimento do animal, para que ele seja retirado e não cause risco. Já nos casos de ataques de cães, que é muito comum ocorrer, também ocorre e contamos com o apoio da Defesa Animal, que vai até o local”, frisou.

Diferença entre Guarda Municipal e Iratran
Gura contou que os guardas municipais acabam acumulado a função de agentes de trânsito fiscalizando o Estacionamento Regulamentado (Estar) em Irati, principalmente em função da falta de pessoal para executar esse trabalho. Estas atividades são regulamentadas por lei federal, segundo o diretor operacional. “É regulamentado pela Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014. Ela regulamenta todas as funções do Guarda Municipal como agente de segurança pública e também como agente de trânsito. Temos vários projetos, como a Patrulha Maria da Penha, projetos educativos nas escolas, além de todo o trabalho de prevenção ao patrimônio público, que nós fazemos através de rondas na cidade. Podemos agir em flagrante delito sobre qualquer crime que esteja acontecendo. É o respaldo legal que a lei nos dá”, pontuou.
Ainda de acordo com Gura, todos os guardas municipais receberam treinamento para atuar em qualquer tipo de ocorrência. “Nós somos preparados e com constante formação na área de segurança pública para agir em diversas situações. Somos preparados na parte psicológica, temos todos os laudos que passamos por avaliação psicológica, e treinamento contínuo com armamento letal e não letal. Estamos preparados para atender todas as demandas que a população precisar”, comentou.
Muralha digital
Durante o evento, os representantes da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e da Guarda Municipal falaram sobre o projeto “Muralha Digital”, que visa monitorar locais públicos e pontos estratégicos da cidade com a instalação de câmeras de segurança. A central de monitoramento será instalada na sede da Guarda Municipal.
“Nada mais é do que um vídeo monitoramento de toda a cidade, com várias câmeras de segurança. A Guarda Municipal vai fazer o monitoramento e ter acesso às imagens para poder prevenir futuros crimes. Vai dar mais sensação de segurança aos moradores do município”, frisou.
O projeto também inclui a colocação de uma câmera de segurança no Projeto Gari, instalado no Condomínio Industrial da Vila São João. Recentemente, o local foi alvo de furtos de cabos de energia elétrica. Até que o projeto seja implantado, a empresa Inviolável fará o monitoramento do local de forma gratuita. Gura agradeceu todo o apoio dado pela iniciativa privada ao trabalho da Guarda Municipal.
“Nós ficamos muito agradecidos quando vemos que a iniciativa privada apoia e quando entende a necessidade de apoio ao poder público. Ficamos muito agradecidos pela doação da câmera lá. Esta questão dos furtos de cabos é recorrente na cidade, estamos trabalhando para prevenir este tipo de atuação dos meliantes. Com a instalação da Muralha Digital e de câmeras, isto vai ficar muito mais acessível”, finalizou.

