Hélio de Mello renuncia ao mandato de vereador

09 de setembro de 2025 às 16h06m

Ex-presidente da Câmara de Irati está sendo investigado após ser denunciado pela prática de supostos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes/Paulo Sava

Em ofício enviado à Câmara, Hélio de Mello renunciou ao mandato de vereador
Em ofício enviado à Câmara, Hélio de Mello renunciou ao mandato de vereador. Foto: Arquivo Najuá

Resumo: – Vereadores se reuniram na manhã desta terça-feira, 09, para tratar sobre a renúncia de Hélio de Mello;

  • Com a saída de Hélio, João Leuch assume definitivamente a cadeira de vereador;
  • Selmo Vieira, que havia assumido interinamente a presidência, permanecerá no cargo.

Hélio de Mello renunciou ao mandato de vereador na manhã de terça-feira. Ele está sendo investigado pela Polícia Civil pela prática de supostos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes do Colégio Estadual do Rio do Couro, onde ele era professor de Educação Física. Hélio está afastado de suas funções na escola desde o dia 31 de agosto.

A Câmara recebeu três denúncias contra Hélio. Uma delas foi assinada pela vereadora Sybil Dietrich. Em reunião realizada na última sexta-feira, 05, os parlamentares definiram por sorteio o nome da vereadora para assinar a denúncia, que poderia resultar em uma Comissão Processante para cassação do vereador. Porém, com a apresentação da renúncia ao mandato por parte de Hélio, não houve necessidade da instauração da comissão.

No início da sessão, o presidente em exercício da Câmara, Selmo Vieira (Podemos), fez a leitura do ofício de renúncia. “À Câmara Municipal de Irati, ao senhor Selmo Vieira, presidente em exercício da Câmara de Irati. Eu, Hélio de Mello, brasileiro e professor, vereador eleito com assento nesta casa legislativa, venho a renunciar, por motivo de foro íntimo, ao mandato. Agradeço aos eleitores que confiaram em mim, aos colegas parlamentares e aos funcionários com quem pude conviver e trabalhar a favor da comunidade. Diante da renúncia, declaro extinto o mandato do então vereador Hélio de Mello, nos termos dos artigos 91 e 93 do Regimento Interno”, diz o ofício lido por Selmo.

Durante a manhã de terça, os vereadores estiveram reunidos na Câmara para tratar sobre o assunto. Em nota encaminhada à imprensa, a Assessoria da Câmara já havia informado que Hélio enviou um ofício apresentando uma declaração de renúncia ao cargo. “Ressalta-se que o ato possui caráter unilateral, independe de aprovação pelo Plenário e, conforme dispõe o Regimento Interno, se tornará público, efetivo e irretratável após sua leitura em Sessão”, dizia a nota enviada pela Câmara.

Siga o canal Najuá no WhatsApp

No dia 1º de setembro, Hélio solicitou afastamento da Câmara por 90 dias alegando que iria realizar um tratamento de saúde. O pedido aconteceu em meio a investigação que foi aberta pela Polícia Civil para investigá-lo em relação às denúncias de abusos contra crianças e adolescentes. Em seguida, o Partido Liberal (PL) comunicou que afastou o vereador de suas funções políticas enquanto a investigação está em andamento. A Câmara e o Ministério Público receberam um relatório do Conselho Tutelar relativo às denúncias.

Com a saída definitiva de Hélio, o suplente João Leuch (PL) assumiu a vaga de vereador. Já Selmo Vieira (Podemos), que era vice-presidente da Câmara e assumiu provisoriamente o comando da Casa com a licença de Hélio, agora deve permanecer de forma oficial no cargo. A Câmara informou ainda que haverá eleição para definir o novo vice-presidente na próxima semana.

Trajetória política

Hélio foi eleito pela primeira vez em 2000, quando era filiado no PMDB, com 601 votos. Na época, ele tinha 30 anos. Depois disso, ele foi reeleito mais quatro vezes pelo PMDB, obtendo 786 votos em 2004, 1.195 votos (sua maior votação) em 2008, 978 votos em 2012 e 1.086 votos em 2016. Em 2020, Hélio estava filiado ao PV e foi eleito com 918 votos. Já na última eleição, em 2024, ele se filiou no PL e obteve 707 votos, que garantiram mais um mandato no legislativo.

Neste período de 24 anos como vereador, Hélio de Mello foi presidente da Câmara nos biênios 2017-2018 e 2021-2022 e tinha sido eleito para comandar a casa por mais dois anos em 2025 e 2026.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.