Prefeitura de Rio Azul realiza blitz pelo fim da violência contra as mulheres

02 de setembro de 2025 às 23h37m

Blitz será nesta quarta-feira, a partir das 13h, na Avenida Manoel Ribas. Ação visa combater os crimes praticados contra as mulheres/Texto de Rodrigo Zub

Blitz educativa seria realizada no dia 27 de agosto mas foi remarcada para essa quarta-feira, dia 3 de setembro
Blitz educativa seria realizada no dia 27 de agosto mas foi remarcada para essa quarta-feira, dia 3 de setembro. Foto: Prefeitura de Rio Azul

A prefeitura de Rio Azul realizará uma blitz educativa pelo fim da violência contra as mulheres nesta quarta-feira, a partir das 13h, na Avenida Manoel Ribas, nas proximidades da agência do Sicredi.

O objetivo é reforçar a importância das ações de conscientização e prevenção dos crimes cometidos contra as mulheres. “Vamos nos unir por um futuro mais seguro e justo para todas! Seja a voz que protege: não à violência!”, solicita a organização da blitz. A ação faz parte da campanha Agosto Lilás, que foi o mês de combate à violência contra a mulher. A blitz seria realizada no dia 27 de agosto, mas foi adiada em função das condições climáticas, sendo remarcada para essa quarta.

Formas de denúncia

Em publicação nas redes sociais, a secretaria de Assistência Social de Rio Azul destaca que os canais de denúncia são os telefones 190 da Polícia Militar (em caso de emergência ou risco imediato), 181 do Disque Denúncia do Paraná (que pode ser feita de forma anônima), 180 Central de Atendimento à Mulher, 3132-6869 do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), 3423-3065 da Patrulha Maria da Penha de Irati e 3422-8227 da 8ª Cia da PM de Irati.

Tipos de violência

A prefeitura de Rio Azul também publicou orientações para que as pessoas identifiquem os tipos de violência mais comuns. São elas:

Violência patrimonial, que é a conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total dos objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, recursos econômicos da mulher. Exemplos: Controlar ou reter o salário, esconder, danificar ou estragar os objetos, roupas, documentos.

Violência física: Conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Pode ou não deixar marcas. Exemplos: Tapas, socos, chutes, apertões, puxões de cabelo, atirar objetos.

Violência sexual: Conduta que obrigue a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força, além de outros atos que limitem ou extrapolem seus direitos sexuais e reprodutivos. Exemplos: Praticar qualquer ato sexual contra a vontade da mulher, aproveitar de sua inconsciência, forçar ao matrimônio, à gravidez ou ao aborto.

Violência moral: Conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: Ofender a imagem e a honra da mulher através de mentiras, xingamentos, humilhações, exposição de intimidades, invenção de histórias.

Violência psicológica: Conduta que cause danos emocionais, diminuição da autoestima da mulher, ou que prejudique e perturbe o direito de fazer suas próprias escolhas e vontades. Exemplos: Ameaças, humilhações, manipulações, chantagens, perseguições, controle de suas ações e seus comportamentos.

Ato cívico de 7 de setembro

Ainda em Rio Azul, a prefeitura realizará um ato cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, no domingo, dia 7, às 9h, na praça Tiradentes, na área central.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.