Nova ala de atendimento pediátrico começou a funcionar na última segunda-feira, 25, no posto de saúde Ildefonso Zanetti (sede da Secretaria Municipal de Saúde), das 07h às 11 horas/Paulo Sava

Após a polêmica sobre o deslocamento do médico pediatra Vaner Issamu Shimuta para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), a Secretaria de Saúde de Irati iniciou nesta segunda-feira, 25, as atividades da ala pediátrica do posto de saúde Ildefonso Zanetti. A nova ala funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h, e está sob os cuidados da médica pediatra Mônica Pinto Ferreira Batista. A informação foi divulgada durante o programa Sabadou da Super Najuá no último sábado, 23, pelo prefeito Emiliano Gomes e pela secretária de saúde, Daniela Raffo.
Em entrevista a Najuá, o prefeito destacou que o movimento que as mães fizeram nas redes sociais e na Câmara de Irati junto aos vereadores foi importante para a tomada da decisão de ativar a ala pediátrica na Secretaria. “Este movimento que teve crescente das mães nesta semana, nos trouxe uma possibilidade gigantesca de pensar na pediatria de Irati. Conversando com alguns pediatras que toparam fechar conosco, nós vamos, a partir de segunda-feira, abrir uma nova ala pediátrica para Irati. É a primeira ala pediátrica da região, nós estamos inovando no atendimento com a pediatria, vamos fornecer atendimento para todas as mães que precisam e merecem, algo que nunca existiu. Nós estamos empenhados em cada vez mais melhorar a saúde pública de Irati, este vai ser, daqui para frente, o nosso maior objetivo, a nossa maior vontade de fazer a saúde pública referência na região. Não vamos medir esforços de pensar junto, de ouvir a população e estarmos abertos para todas as conversas necessárias com as famílias iratienses para podermos fazer com que Irati seja cada vez melhor”, comentou.

Daniela contou que o projeto para a implantação da nova ala vem sendo estudado pela atual gestão há algum tempo. “Nós temos esta ideia da pediatria, fechamos agora um contrato com a médica doutora Mônica, que é pediatra e é muito conhecida na cidade. Ela estará atendendo no Ildefonso Zanetti, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11 horas. Hoje, no Ildefonso, vamos ter algumas consultas neste período em que a mãe que está com a criança com um problema agudo, que é aquela febre, dor, alguma intercorrência no dia, e vai procurar atendimento no Ildefonso”, destacou.
A secretária contou como serão feitos os atendimentos na nova ala. “Não é um agendamento: pensamos em uma forma para atender toda a população, todas as mães. Hoje temos as unidades básicas de saúde, temos o Pronto Atendimento, a pediatria no ambulatório. Com a saída do doutor Vaner, percebemos que precisávamos de algo mais na pediatria. Pensando nisso, fazemos esta cobertura de uma forma geral, e também atendendo estas mães para levar seus filhos ao médico, às vezes tem dificuldade para marcar no posto de saúde. Elas vão ter este atendimento exclusivo para as nossas crianças”,frisou.
Casos a serem atendidos na nova ala
A nova ala de pediatria do Posto Ildefonso Zanetti irá atender casos que necessitem de atenção imediata. Consultas pré-agendadas deverão ser solicitadas primeiro ao clínico geral do posto de saúde mais próximo da casa do paciente. Depois, a criança será encaminhada para o CIS/Amcespar, segundo a secretária. “Consórcio é um encaminhamento, nós temos a atenção primária, que vamos fortalecer muito aqui na região, que é o clínico geral na unidade básica de saúde. Não é só na pediatria, toda necessidade que tem de um encaminhamento para um especialista, ele faz através do Consórcio. Temos este encaminhamento, mas continuamos com um ambulatório de pediatria, com dois pediatras que atendem alguns encaminhamentos da unidade. Agora, temos mais esta procura, é um atendimento a mais para as nossas crianças, que precisa ir durante a semana”, afirmou.
Redução de filas para pediatria
A criação da nova ala pediátrica na Secretaria de Saúde de Irati visa diminuir as filas de consultas no Consórcio, segundo Daniela. “Neste programa que começamos na segunda-feira, é pensando nisso. Quando falamos em consórcio, em algumas especialidades eu não tenho fila de espera, e pediatria é uma delas. Como teve esta mudança e alguns médicos se credenciaram no Consórcio, estamos dando este novo formato de atendimento para que não tenha justamente estas filas”, frisou.
A secretaria de saúde contou como funciona a contratação de médicos para a Secretaria. “Os médicos do município e o pediatra é através de credenciamento. O Consórcio contrata para os nove municípios”, comentou.
Segundo Daniela, o que houve com o doutor Vaner foi uma migração dele para o Consórcio de Saúde. “O doutor Vaner atendia toda sexta-feira, das 11h às 13 horas as consultas que as mamães iam para aquele atendimento que teve um probleminha durante a semana. O doutor Vaner passou a atender no Consórcio, do qual fazem parte 9 municípios. O Consórcio não atende só Irati, mas tanto as nossas crianças quanto as das outras cidades. As crianças que já estavam em acompanhamento no município estamos reagendando para que ela não precise novamente pegar uma consulta, passar por um pediatra e fazer este encaminhamento. Nestes dias, as mães estão recebendo esta mensagem, esta ligação, para que seja informado quando vai ser sua nova consulta no Consórcio. O que mudou foi esta migração do ambulatório para o Consórcio de Saúde”, pontuou.
O modelo de atendimento pediátrico que Irati está apresentando é inovador, de acordo com a secretária. “O que Irati está trazendo hoje é inovador para o município e a região, esta ala pediátrica. Nós temos o nosso Pronto Atendimento, que, em seu formato, atende a pediatria, adultos e toda a população. Irati já tem este Pronto Atendimento, nós estamos dando um novo formato que são estas novas consultas. Nós já temos este perfil de atendimento, não o pediatra, mas temos o clínico e esta criança vai ter todo o suporte no Pronto Atendimento”, comentou.
Valores
O valor da consulta pago para a doutora Mônica será o mesmo que vinha sendo pago ao doutor Vaner. “É no mesmo formato de credenciamento, isso não muda, o valor da consulta tanto para o Vaner por conta da especialidade de pediatria quanto para a doutora Mônica é o mesmo”, comentou.
Ginecologia
Atendimentos na área ginecológica também foram transferidos para o Consórcio, conforme Daniela. “A ginecologia teve também esta mudança, a migração para o Consórcio, mas no Consórcio, em ginecologia, nós não temos fila. Antes, eu estava fornecendo e distribuindo 16 consultas por semana para mulheres que precisavam de ginecologia; hoje, oferecemos 200 por mês, e antes eram 48. Triplicamos este número de consultas, só que no Consórcio, porque é uma especialidade, a ginecologia vai para o Consórcio mesmo. Então, estruturamos isto para que não tenha fila. Eu tinha 320 mulheres aguardando consulta neste formato, e hoje não temos mais fila de espera para a ginecologia, porque o Consórcio é muito consolidado e está funcionando muito bem nessa questão também”, finalizou.
