Com treinos voltados às categorias de base, projeto de voleibol de Irati, que teve início com a Associação de Voleibol de Irati (AVI), atende mais de 250 crianças e deve ganhar uma nova associação para ampliar as atividades e fortalecer a modalidade no município/Diego Gauron

Na noite da última terça-feira (19), cerca de 200 crianças que participam do projeto de voleibol de Irati receberam uniformes durante um evento realizado no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Junior, o Batatão. A iniciativa contou com a presença de atletas, familiares, patrocinadores e representantes da Secretaria de Esportes.
O projeto teve início com a criação da Associação de Voleibol Irati (AVI), que teve as atividades encerradas no início do ano. Entre as crianças beneficiadas está Maria Luiza Gryczynski da Cruz, de 9 anos, que treina há um ano e meio e sonha em ser jogadora profissional. Ela não escondeu a alegria de receber a camiseta.“Está sendo bem legal aqui, eu não tinha a camiseta. Achei bem bonito. Eu acho bem legal participar do projeto, eles fazem um negócio um pouquinho puxado, mas é bem legal”, contou.
A mãe de Maria Luiza, Isabela Gryczynski, destacou que o projeto ajuda a incentivar o sonho da filha. “É muito bom. A gente vê ela crescendo, ela adora, e é muito bom”, disse.
Esporte como ferramenta de inserção social
O projeto conta com o apoio de diversas empresas locais, entre elas a Cresol, que é a patrocinadora master. O gerente da cooperativa em Irati, Luciano Rocha, ressaltou a importância da iniciativa.
“Era um projeto que a gente tinha iniciado, e agora estamos fazendo a entrega desses uniformes para as crianças, para a moçada que tá realizando esses treinamentos aqui no ginásio de esportes”.
Luciano destacou que a entrega dos uniformes vai muito além do incentivo à prática esportiva. “Todo projeto de esporte é um projeto de inserção social. Toda criança que tá praticando esporte, ela deixa de estar na rua, deixa de estar fazendo alguma coisa errada, e o esporte é uma porta de entrada para muitas outras coisas”, disse.
O secretário de Esportes de Irati, Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, contou que o projeto de voleibol atende atualmente cerca de 250 crianças nas categorias de base, com treinos divididos entre manhã e tarde conforme os horários escolares.
“Se nós pegarmos aí na faixa de oito anos até o sub-15, temos em torno de 200, 250 crianças, mas aí se você pegar aí já faixa sub-17, sub-19, e também o nosso adulto, aí esse número vai para 300 e poucas pessoas envolvidas”, explicou.
Nova associação deve fortalecer o voleibol
Ico também adiantou que está em andamento a criação de uma nova associação voltada ao voleibol, formada por pais e apoiadores, para dar continuidade e fortalecer as atividades.
“Nós estamos montando uma associação que vai ajudar o projeto de voleibol. Já tem aí uma composição de pais, a gente já fez algumas reuniões e vamos dar andamento no processo, na documentação, e assim que tem o nome a gente vai passar para todos vocês”, pontuou.
Inscrições seguem abertas durante todo o ano
As inscrições para participar do projeto atual seguem abertas durante todo o ano. Interessados devem procurar a Secretaria de Esportes, localizada no próprio ginásio Batatão, na Rua da Liberdade, para verificar os horários de treinos e obter mais informações.
“O projeto está aberto o ano inteiro, basta vir aqui no ginásio para passar o período que estuda, a gente passa o horário de treinamento, o contato dos professores e é aberto para criança, tanto no masculino quanto no feminino”, reforçou o secretário.
Assista à reportagem: