Escritora iratiense publica livro “Os Pitacos e o Portal Mágico”

21 de agosto de 2025 às 22h24m

Bernadete Lascoski Ferraz diz que a intenção de seu livro é resgatar a magia da infância/Marina Bendhack com entrevista de Juarez Oliveira

Resumo
● A escritora iratiense, Bernadete Lascoski Ferraz produziu o livro “Os Pitacos e o Portal Mágico”.
● O livro foi selecionado no Concurso Literário de Autores Paranaenses.
● O Concurso é uma iniciativa da Editora ABC Projetos Culturais que visa fomentar a produção literária e a leitura.

A escritora iratiense, Bernadete Lascoski Ferraz é autora da obra “Os Pitacos e o Portal Mágico” e teve seu livro selecionado no Concurso Literário de Autores Paranaenses. Com isso, ele foi publicado na Biblioteca Gralha Azul pela Editora ABC Projetos Culturais.

O livro foi inspirado na história de duas galinhas chamadas Pitacos, que viviam no bairro Floresta onde Bernadete reside e tinham mania de fugirem de suas casas. Em entrevista à nossa reportagem, a escritora contou detalhes da obra. “Na verdade, a história, ela se passa no meu bairro [Floresta, em Irati], mas eu costumo falar que depende muito do olhar que você tem para ver as coisas. Se você não tiver esse olhar, você não vai ver nada, então você precisa abrir a sua mente para você poder enxergar de forma diferente as coisas”, provoca.

Bernadete sempre viu os Pitacos como galinhas curiosas, e decidiu criar a história baseando-se em sua visão sobre as galinhas. “São galinhas curiosas que resolveram passar pelo portal mágico e viver muitas aventuras diferentes no centro da cidade, porque eu moro no bairro Floresta, então você mais ou menos consegue pegar. Saiu do bairro Floresta, você já tem o [ginásio] Batatão, você já vem para o centro da cidade, então eles já começaram a viver muitas aventuras ali”, disse a autora.

O Concurso Literário de Autores Paranaenses, iniciativa da Editora ABC Projetos Culturais, pela qual Bernadete foi contemplada, foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, repassados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executados pela Secretaria de Estado da Cultura.

A abertura do concurso fez com que Bernadete saísse de sua zona de conforto. “Foi dada aquela cutucadinha, assim, quando eu descobri esse concurso, foi um cutucão que eu recebi. ‘Poxa, você tem lá algumas coisas, por que você não usa?’ Aí eu pensei ‘ah, mas eu não quero usar aquelas coisas que eu já tenho’, tanto é que esse livro eu escrevi justamente para o concurso, para participar do concurso. Foi um estalo, porque era algo que eu sempre falava para o meu esposo ‘Olha, um dia eu vou escrever alguma coisa sobre os pitacos’. E a gente falava os pitacos, porque a minha vizinha chamava as galinhas de pitacos. E eu falava, ‘eu vou escrever sobre eles’. E sempre falava ‘e olha só, quando a gente vem pra casa, a gente passa por esse portal, veja como é diferente.’ Eu sempre falava, ‘não, mas eu vou escrever, eu vou escrever’. E veio essa possibilidade”, afirma.

A diretora da editora Gralha Azul, Alessandra Bucholdz, explica que a iniciativa tem a finalidade de incentivar a produção literária e a leitura. “A Biblioteca Gralha Azul é uma iniciativa da editora ABC Projetos Culturais, que busca incentivar a produção literária infanto juvenil, apresentando ao público novos escritores paranaenses e promovendo também ações de incentivo à leitura. Por meio de chamamentos públicos, nós recebemos textos e temos uma curadoria especializada que promove a seleção daqueles que serão transformados em livros ilustrados. Foi dessa forma que conhecemos o texto Os Pitacos e o Portal Mágico, da escritora Bernadete Ferraz. De uma forma lúdica e sensível, a Bernadete traz, através dessa obra divertida, toda uma reflexão sobre a questão do pertencimento e sobre aquilo que existe no quintal da nossa casa. Tenho certeza que a população de Irati se sentirá representada através dessa obra e do trabalho da Bernadette”, diz a diretora.

Todas as obras produzidas pela editora são disponibilizadas gratuitamente na plataforma da Biblioteca Gralha Azul. O endereço é www.bibliotecagralhaazul.com.br.

É possível baixar as obras para ler e também ouvir por meio de um audiolivro, que é uma ferramenta de inclusão. Até o início de setembro, a editora abrirá um novo edital para a seleção de mais 20 textos que serão transformados em obras.

A autora de “Os Pitacos e o Portal Mágico” relembra que quando criança, escrevia bastante, mas seus textos foram se perdendo. Hoje em dia, ela possui outros textos, escritos já depois de adulta, arquivados em seu computador. Passar nesse concurso reviveu a sua vontade de escrever. “Agora eu fico procurando, se tem outros concursos, eu sempre fico procurando, mas sempre voltado para histórias infanto-juvenis, que é mais o meu caminho, o que eu gosto”, conta Bernadete.

Escritora iratiense, Bernadete Lascoski Ferraz produziu o livro “Os Pitacos e o Portal Mágico”. Foto: Juarez Oliveira

A paixão da autora pela literatura infanto-juvenil veio de sua percepção de que falta magia na infância dos dias de hoje. “No mundo de hoje as crianças não estão vivendo muito a magia, elas estão mais em coisas adultas. Elas ficam muito tempo no celular e elas não têm muito a questão da interpretação também. Talvez você também já tenha percebido. Às vezes, elas vão e leem algo e elas acabam não interpretando. Então, eu acho que é interessante elas lerem mais. E que elas sonhem mais do que vivam tanto nesse mundo tão real e que, talvez, puxe tanto para adultilizar elas”, reflete Bernadete.

Hoje a autora trabalha como secretária em um estúdio de dança. Esse trabalho possibilita que ela tenha contato com as crianças.

Para a confecção de seu livro, Bernadete contou com a ajuda da Editora ABC Projetos Culturais. “O pessoal da ABC Projetos Culturais e da Biblioteca Gralha Azul entravam em contato comigo e iam conversando, então, tudo eles iam perguntando pra mim se estava a contento, nada foi feito sem, digamos, eu dizer que estava bom ou não. E a Mônica de Freitas foi a ilustradora. Ela foi maravilhosa, mas pra ela chegar nos detalhes desse livro, dos Pitacos, foi feito um videozinho, eu explicando, mais ou menos, como eram os personagens, e ela fez os personagens, criou, deu vida para eles, exatamente como eu imaginava, então, ficou perfeito”, explica a autora.

A mensagem que Bernadete quer passar com o seu livro é que sair da zona de conforto não é fácil, mas é preciso persistir e sonhar. “A gente, muitas vezes, precisa sair dessa zona de conforto. Nós por nós mesmos. A gente tem que fazer muito aquela coisa de autoconhecimento, às vezes, a gente tem que parar e ver ‘poxa, aí eu tenho que melhorar nisso, eu tenho que melhorar naquilo’ e nós por nós mesmos temos que dizer ‘não, tá na hora de eu seguir em frente’, e tem que tentar, porque como eu disse agora há pouco, o ‘não’ a gente já tem, então nós temos que persistir e ir em frente. É isso que eu tenho pra dizer.”, conclui a autora.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.