Evento foi realizado nesta segunda-feira, 18, na esquina das ruas Munhoz da Rocha e 15 de Julho/Paulo Sava

Resumo: – Evento faz parte das comemorações dos 171 anos da Polícia Militar do Paraná.
- Principal objetivo da exposição foi de aproximar a Polícia Militar da população, especialmente das crianças.
- População teve a oportunidade de conhecer viaturas e equipamentos utilizados pelos policiais no dia a dia
Há 171 anos, a Polícia Militar do Paraná está presente na vida dos paranaenses, servindo e protegendo cada comunidade. Para celebrar essa trajetória, a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM), em parceria com a Patrulha Escolar e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), promoveu na tarde desta segunda-feira, 18, uma exposição no centro de Irati, próximo ao supermercado G-Center da 15 de Julho.
Na oportunidade, a população pode conhecer equipamentos e viaturas da Polícia Militar, como o módulo móvel e viaturas da Rádio Patrulha, ROCAM e ROTAM. Além disso, foram distribuídos balões e pirulitos para as crianças. O leão Daren, mascote da Patrulha Escolar, também esteve presente.
Em entrevista à Najuá, a soldado Rosiane, do setor de comunicação da 8ª Companhia, ressaltou que o principal objetivo da exposição foi de aproximar a Polícia Militar da população, especialmente das crianças. “A nossa intenção é de que as crianças vejam a Polícia Militar como pessoas com quem elas podem ter apoio, amizades, chegar, conhecer e conversar. O nosso intuito é de aproximar cada vez mais a população de nós. Este evento, em especial, ocorre em comemoração aos 171 anos da Polícia Militar do Paraná. As crianças têm um olhar diferenciado: quando elas veem uma viatura, chama a atenção. São momentos nos quais temos o intuito de aproximar cada vez mais a população da Polícia”, comentou.
A criançada aproveitou para conhecer um pouco das viaturas da Polícia Militar. O pequeno Arthur, de 10 anos, ficou fascinado pela viatura da Rotam. “É legal de ver todos os botões, o tamanho do rádio, eu não ia saber mexer, mas dá para aprender”, comentou o garoto.
O empresário Ronaldo elogiou a iniciativa da Polícia Militar de se aproximar da comunidade iratiense. “É muito legal, bonito e lindo mesmo, chama a atenção das crianças, que são apaixonadas por este tipo de negócios. Eu trouxe a minha netinha para ver, e é legal mesmo. Ver os detalhes das motos, a caneleira, o pessoal sabe que a Polícia é bem organizada. O mais importante é a segurança, eles nos dão bastante apoio”, destacou.
Equipamentos e viaturas
Além das viaturas, também foram expostos alguns equipamentos utilizados pela ROTAM no atendimento de ocorrências, como caneleiras, capacete, máscara de gás para evitar contaminação por gás lacrimogêneo, arma de choque, escudo e bastão (cassetete). O soldado Fábio contou em que situações estes equipamentos são utilizados. “Normalmente são equipamentos bem específicos, utilizamos mais em questão de distúrbio civil, policiamento de futebol, nestas questões”, pontuou.

A população teve a oportunidade de conhecer as viaturas da ROTAM, da ROCAM e da Patrulha Escolar Comunitária, além do módulo móvel da 8ª Companhia. O cabo Adriano, integrante da Patrulha Escolar Comunitária, detalhou em quais situações cada tipo de viatura é utilizado. “As viaturas da ROCAM (motos) são utilizadas em acompanhamentos e operações especiais, voltadas para o serviço da moto, em blitz e outras situações que os outros veículos não entrem, por ser de mais fácil acesso. A Patrulha Escolar utiliza, além dos carros, as viaturas Duster, nós, como instrutores do PROERD, para ministrarmos as aulas nos encontros com as crianças. Também é utilizado o módulo móvel para operações como esta, para ter mais proximidade e até em eventos, para realizar Boletins de Ocorrência e dar um atendimento mais seguro e confortável para o público em geral. A viatura da ROTAM é tática, utilizada para operações especiais que demandem mais esforços e força policial”, detalhou.
Visitantes
Pessoas de todas as idades visitaram a exposição. Otacir Bini, morador de Teixeira Soares, afirmou que a presença das viaturas nas ruas chama a atenção das pessoas. “É uma coisa que desperta a curiosidade das pessoas, mas faz parte da comunidade, para alertar como funcionam as coisas, para a pessoa ficar mais orientada sobre o que acontece ou não”, afirmou.
A pequena Ketlin, de 10 anos, contou que seu maior sonho é se tornar policial militar para fazer o bem pela comunidade. “Os policiais são do bem, eles sempre fazem o bem, e por isso eu também quero fazer o bem pela nossa pátria”, comentou.
O gesto de Ketlin reforça a necessidade de aproximação da Polícia Militar da comunidade, especialmente das crianças, segundo Rosiane. “Com certeza, e a gente fica muito feliz. Inclusive os pais dela relataram que agora se iniciou o PROERD no interior, no Colégio do Rio do Couro, e ela está muito feliz com isso. Aí vemos a importância da aproximação da Polícia junto com as crianças”, comemorou.
Anselmo, pai de Ketlin, conta que a filha sempre falou em se tornar policial. “Ela, desde pequena, sempre falou que queria ser policial, então onde ela vê uma viatura, um policial, ela vai e pergunta como é, até na escola, participando do PROERD. Ela tem um interesse muito grande, não sei se no futuro vai ser uma policial ou não, mas ela tem um interesse grande e uma expectativa que quer saber como funciona a vida de um policial. Vamos poder dar um apoio grande para ela, no futuro, ser uma policial. Tudo vai depender dela pela frente, o estudo dela como vai ser”, comentou.

A aposentada Vera disse que é apaixonada pela vida militar e que tinha um sonho de ser policial, que não se realizou. “Eu, quando era jovem, gostaria muito de ter sido policial feminina, mas devido a certos preconceitos que nossas famílias tinham nos anos 70 e 80, era mais difícil. Eu tenho amigos e amigas que são policiais, eu sou apaixonada. É uma maravilha, temos que ter mais contato com a Polícia Militar”, finalizou.
Quem quiser saber mais sobre o trabalho realizado pela Polícia Militar pode consultar as redes sociais da 8ª Companhia. A população também poderá ter acesso a outros conteúdos e ao trabalho da Patrulha Escolar no Instagram do Proerd.
Assista a live completa abaixo:









