No total, mais de 1400 pessoas e 32 municípios estão participando da competição, que termina amanhã, 17/Paulo Sava

Resumo: – Competição reúne atletas de várias modalidades em Irati
- Atletas estão confiantes para a disputa
- Prefeito Emiliano Gomes anunciou a licitação para retomada da obra do novo Ginásio de Esportes de Irati
Desde quinta-feira, 14, Irati está sediando a fase macrorregional dos Jogos da Juventude do Paraná. No total, 32 municípios e mais de 1400 pessoas estão participando da competição, que termina neste domingo, 17.
As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Além de Irati, as outras cidades que sediam a fase Macrorregional são Ivaiporã, Nova Esperança e Planalto. Nestas quatro sedes serão definidos os classificados para a fase final da competição, que acontecerá em duas etapas: de 2 a 5 e de 9 a 12 de outubro, em Pato Branco. A modalidade de atletismo será realizada separadamente, em Campo Mourão.
A reportagem da Najuá conversou com alguns atletas e dirigentes de equipes participantes do evento. O atleta Guilherme, de Porto Amazonas, vai disputar a modalidade de vôlei de praia. Ele comentou que a expectativa é boa para um bom desempenho na competição. “Está grande, estamos com fé e força para vir jogar”, comentou.
A estudante Ana Clara, atleta do Colégio Sesi de Irati, contou que, mesmo com o time tendo treinado bastante para a competição, a ansiedade bateu forte para a estreia. “Estamos ansiosas, treinamos bastante para isto e acho que vamos ganhar, se Deus quiser”, frisou.

As atletas de Reserva do Iguaçu enfrentaram uma viagem de seis horas até Irati para a disputa da competição. A estudante Ana dos Santos, do Colégio Isabel, demonstrou ansiedade por conta da participação nos jogos da juventude. “Estou nervosa, vamos jogar contra Irati também”, comentou.
O professor Sandro, representante do município de Ponta Grossa, contou que a delegação pontagrossense chegou a Irati com 60 pessoas, que vão disputar as modalidades de vôlei masculino, handebol e vôlei de praia masculino e feminino. Sandro avalia que uma competição como os Jogos da Juventude incentiva os jovens a continuarem praticando esportes. “A competição em que o atleta sai de sua cidade e vai competir fora é muito importante. Muitos atletas provavelmente vão viver do esporte quando se tornarem adultos. Ele fazer o congraçamento com outras equipes, jogar fora de sua cidade e conhecer outras formas de jogo é importante para ele. Ponta Grossa tem uma atividade esportiva muito ampla nos esportes de A a Z e não deixa a desejar para grandes centros”, pontuou Sandro.

Crescimento para o município
O prefeito Emiliano Gomes esteve presente durante a abertura dos jogos. Ele destacou os benefícios do evento para o município. “É muito importante, o esporte vem crescendo, muda a vida das pessoas e incentiva os jovens, e não é só daqui de Irati, mas é regional. Tudo isto movimenta a nossa cidade e o esporte, traz vida e tudo isto eu tenho certeza de que vai trazer um reflexo muito positivo para a cidade de Irati, que sempre está sediando estes campeonatos, e nós, de bom grado, acolhemos a todos”, afirmou o prefeito.
Novo Ginásio
Emiliano também anunciou que até setembro deverá ser retomada a licitação para a continuidade da obra do novo ginásio de esportes José Richa, na Avenida Perimetral João Stoklos, obra que está paralisada há mais de 14 anos. O investimento, de acordo com Emiliano, será de aproximadamente R$ 10 milhões. “É uma obra bastante complexa, é algo que vamos precisar destrinchar, especialmente com relação à questão jurídica. Irati já comporta um novo ginásio que tenha mais equipamentos adequados e que possa continuar proporcionando tudo aquilo que o Batatão já proporciona. Isto é uma obra que vai seguir os seus trâmites: temos o processo da entrega do projeto, que está em suas correções finais. Entregando o projeto, imediatamente licitaremos, e licitando a obra, tem-se uns dias de prazo até realmente a concorrência acontecer”, enfatizou.
Caso haja uma empresa vencedora em breve, a Prefeitura irá assinar imediatamente a ordem de serviço para a efetivação da obra. “Daqui a cerca de 60 ou 90 dias, poderemos dar a ordem de serviço e a empresa começar com tudo pronto. Esperamos que em janeiro ou fevereiro de 2026, tenha a sua largada, o seu início, o que é um sonho para todos nós. Nada melhor do que anunciar este fato que estamos trabalhando internamente num momento tão importante, que é esta fase do macrorregional”, contou.
O secretário de Esportes, Frederico Ruva Neto (Ico Ruva) contou que Irati participa de todas as modalidades com aproximadamente 120 atletas. “É um número bastante representativo e é importante que o nosso município esteja representado nas cinco modalidades. É uma competição que Irati nunca sediou: pela primeira vez, Irati vai sediar uma fase macrorregional dos Jogos da Juventude do Paraná”, comemorou Ico.
O chefe da regional 10 de Guarapuava da Secretaria de Estado do Esporte, Edson Pereira Andrade, destacou o apoio dado pelo Governo do Estado para a realização da competição. “Para você ter uma ideia, nós estamos trabalhando com mais de 20 profissionais para fazermos o evento acontecer. Temos uma tranquilidade porque Irati é um dos municípios da maior credibilidade e tranquilidade devido à grande praça esportiva que Irati tem”, finalizou.







