Reuniões políticas com churrasco e “linguiçada” estão proibidas

COEF esclarece que só liberou a realização de reuniões de conselhos municipais e associações com…

20 de outubro de 2020 às 23h37m

COEF esclarece que só liberou a realização de reuniões de conselhos municipais e associações com a presença de no máximo 30 pessoas

Foto: Imagem ilustrativa

No início do mês, o Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF) da prefeitura de Irati autorizou a realização de reuniões públicas e privadas com público máximo de 30 pessoas. Porém, os eventos políticos comuns nesse período eleitoral continuam proibidos, principalmente se for fornecido algum tipo de refeição. 

O coordenador do COEF, o enfermeiro Agostinho Basso, disse à Najuá que surgiram algumas interpretações sobre o decreto que causaram dúvidas na população. “É possível fazer essas reuniões em família com no máximo 30 pessoas para um churrasco? A resposta é não. Essas reuniões foram liberadas apenas no que se referem a conselhos municipais, por exemplo, conselho de saúde, educação, meio ambiente, etc. São reuniões de associações, quando precisar deliberar de algum assunto. Essas reuniões têm que ser rápidas, objetivas e não podem em nenhum momento ser oferecido qualquer tipo de alimento, como churrasco, assar uma linguiça, fazer uma pequena confraternização está proibido”, relata Agostinho. 

O enfermeiro alerta que a pandemia de coronavírus ainda preocupa apesar do número de casos ter diminuído no Estado e no município. Segundo o coordenador do COEF, os casos mais recentes da infecção foram diagnosticados justamente em pessoas que fizeram reuniões familiares. “Era comum em anos anteriores fazer uma reunião e servir depois a famosa ‘linguiçada’ ou até algum tipo de bebida. Isso está proibido. Nós temos que lembrar que a pandemia está aí estamos vendo uma segunda onda [de contaminação] na Europa. Nós não fomos libertos dessa pandemia. Por isso, queremos enfatizar a importância do uso de máscara a todo momento, de álcool em gel quando não estiver em casa, lavagem das mãos rotineiramente e distanciamento social. Isso vale para as reuniões que deve manter distanciamento, todo mundo usando máscara e se cuidando”.

Denúncias de reuniões políticas com aglomerações de pessoas podem ser repassadas para a Guarda Municipal nos telefones 153 ou 3423-2833.  

Quer receber notícias locais?

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.