Estreia acontece no domingo, às 13h30, contra o time de Passo Fundo (RS). Duas atletas de Maringá e uma de Catanduvas reforçam o elenco iratiense na competição/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub

A equipe de voleibol feminino de Irati estreia neste domingo (03) na Superliga C, em São José dos Pinhais. Na estreia, o time iratiense enfrenta a equipe de Passo Fundo (RS), a partir das 13h30, no Ginásio Ney Braga.
Para buscar uma vaga para a Superliga B, a equipe conta com a base, que está disputando o Campeonato Paranaense de Voleibol, e mais três reforços. São elas: Vallleria Mattos, do Cantaduvas, Anielly Fernandes dos Santos e Lohayne Oliveira Endres, ambas de Maringá.
O elenco iratiense viajou na tarde desta sexta-feira (01) para a região Metropolitana de Curitiba para continuar os trabalhos até a primeira partida.
Um dos novos reforços do Irati, a ponteira Lohayne, já disputou a Superliga C pelo São Carlos/SP e conta como esse processo de entrosamento é importante para a equipe. “Acho que é muito importante que a gente chegue antes da competição para ter o entrosamento com as atletas. É muito importante ter esses dois dias antes da competição para a gente conhecer, dialogar, pegar mais intimidade para poder falar abertamente entre os treinos e nos jogos também”, disse.
Valleria, ex-jogadora da equipe de Pato Branco, também tem uma expectativa positiva para a competição. “Uma boa expectativa. Cheguei antes para dar uma treinada com as meninas e estamos aí”, disse.
Duas atletas chegaram de Maringá, onde vão disputar a Superliga A ainda neste ano. Anielly diz que essa é uma boa oportunidade para se manter em atividade. “Eu sempre quis jogar, ter mais rodagem, porque é uma competição boa para a gente pegar rodagem”, conta.
Lohayne já teve oportunidade de disputar a Superliga C pelo São Carlos e conta que a disputa é acirrada. “Os times são muito parecidos. Tem uma disputa muito grande entre os times. E é aquela coisa, o jogo é jogado e todo mundo quer subir para a Superliga B, quer conseguir ganhar para subir”, afirma.
O secretário de Esportes de Irati, Ico Ruva, conseguiu a liberação de uma chácara do treinador do Atlético/MG, Cuca, que é seu amigo, para servir de alojamento das atletas. O espaço fica em Curitiba, onde os familiares de Cuca residem. “Estamos tentando colocar toda a estrutura, da prefeitura para que a nossa equipe possa fazer uma boa campanha. Para você ter ideia, sempre em anos anteriores, era alugado um espaço. Nós conseguimos uma chácara muito bem estruturada do amigo Cuca. Tem até um ginásio de esportes dentro da chácara, aonde ele nos emprestou de graça. Nós vamos ficar uma semana. Estou levando cozinheiras, estou levando uma estrutura para que as nossas atletas tenham uma tranquilidade para poder fazer uma boa competição”, explica Ico.
O treinador Rodrigo Dessbessell, que já foi técnico de Irati quando o time foi campeão da Superliga C em 2023, avalia que a equipe tem condições de obter bons resultados na competição. “Nós montamos um grupo muito bom. Trouxemos peças importantes para o grupo, visando esse objetivo novamente do título da Superliga C. Nossas atletas aqui, que jogam estadual, o Paranaense, já estavam jogando, já estavam treinando, inclusive numa série de treinamentos de dois treinos por dia no caso, mais academia. Já vinham treinando em um volume um pouco mais alto”, conta.
No título de 2023, a equipe iratiense também contava com atletas do Maringá. Rodrigo afirma que os treinamentos visam ajudar no processo de adaptação das atletas que já vinham atuando na equipe com as três meninas que chegaram nesta semana. “As meninas estão chegando agora, estavam chegando para a pré-temporada no clube delas. Foi feita uma adaptação rápida, no curto período de tempo que a gente tem e adaptação com levantadora”, disse Rodrigo.
Além de Passo Fundo, Irati enfrenta as equipes de Foz do Iguaçu e Mampituba (SC) na primeira fase. Ao todo, são 12 equipes que disputam a fase da Região Sul da Superliga C, em São José Pinhais. A equipe que for campeã participa da etapa nacional da Superliga C, onde enfrentará equipes classificadas nas demais regionais. O classificado da etapa nacional da Superliga C consegue uma vaga para a Superliga B.