Inês Aparecida Ferreira está em seu segundo mandato na Câmara Municipal/ Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub

A presidente da Câmara de Teixeira Soares, Inês Aparecida Ferreira, está em seu segundo mandato no legislativo municipal. Após perder um filho em 2024, Inês foi reeleita com ajuda de seus colegas e da população. Em entrevista à Najuá, a presidente reforçou que busca priorizar a conversa entre o legislativo e executivo.
Inês relatou que o convívio entre os vereadores é harmonioso. “A gente tem uma conversa muito boa entre os vereadores. Quando chegam as demandas, a gente senta, antes, eu sempre falo pra eles: ‘vamos sentar aqui na roda de conversa, antes de nós subir para o plenário’. Porque eu digo assim, se for de você mandar um projeto para câmara, chegar lá e ser reprovado, às vezes não fica bem nem pro legislativo, conforme o projeto, e nem pro executivo. Então é melhor a gente conversar, ver aonde, que ponto eles não entenderam, ou eu opto em chamar as partes, nem que seja o jurídico, vem explicar como que vai ser feito. É assim o nosso trabalho ali em Teixeira”, salienta.
No primeiro semestre foram aprovados aproximadamente 40 projetos de lei. Os principais destacados por Inês são o que prevê a criação de cargos na estrutura administrativa municipal como motorista de van e ônibus e o que criou na estrutura organizacional do Departamento Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o Fundo Municipal de Direitos da Mulher. A presidente ainda destaca o trabalho realizado pela procuradoria da Mulher. “Foi criado o fundo municipal das mulheres e eu criei na Câmara a Procuradoria da Mulher. A procuradoria da mulher, o que é? A gente ouvir, porque, às vezes, as mulheres estão sofrendo algum tipo de violência, às vezes não tem aquilo de conversar, mas às vezes, com a gente, é mais conhecido, tem mais liberdade e acabam vindo falar com a gente e a gente vai tomar as medidas cabíveis, a gente vai encaminhando para os órgãos competentes”, ressalta a presidente, que ficou como responsável por realizar essa escuta.
Pedidos da população
Inês conta que a área da saúde é a que recebe mais reclamações da população. “No nosso município, eu não digo que a saúde está boa, mas ela tá melhorando bastante. É mais em torno de médico, que a gente sempre ouve reclamação. Eu digo assim, o médico também fica doente, às vezes, o médico também pega férias, então, tem aquilo que, às vezes, não tem um outro médico para suprir. […] Exames, essas coisas, são as reivindicações do povo”, conta.
A presidente da Câmara ainda relata que a população também realiza vários pedidos de melhorias em ruas e estradas. “E agora a gente foi contemplado com aquele [programa] ‘Asfalto Novo, Vida Nova’ [para pavimentação asfáltica] então, já está em tramitação. Tinha dado uns probleminhas, documentação, vocês sabem, para fazer essas coisas é quase três, quatro meses só de documentação para você conseguir. Mas agora, graças a Deus, semana passada eu tive lá [em Curitiba] e agora já vai sair, o nosso bairro [Blumenau] vai ser contemplado como os outros que não tem, que são poucos, mas agora vai ser contemplado com essa [medida], que é a maior reclamação”, diz Inês.
Relação com o prefeito Ivanor
O prefeito Ivanor Muller retornou ao cargo após oito anos para o seu terceiro mandato no Executivo. Questionada sobre a relação com o prefeito, Inês ressaltou que sua gestão é pautada pelo diálogo e conversa com os vereadores. “Ele chama a gente no gabinete, ele explica como que vai ser, mostra tudo ali, então, ele tem essa liberdade junto. A gente fala em oposição, mas não é, eu acho que é tudo situação, porque quando é para governar para o município, não existe. Eu acho que já foi aquela época de briga, a política na flor da pele. Hoje não, hoje, se eu não quero aprovar, não é pra mim, é pra população, então, é o que a gente preza com os vereadores, uma conversa. O senhor Ivanor, nessa parte, ele é muito, muito, muito companheiro”, relata a vereadora.
Busca de recursos com deputados
A presidente da Câmara disse que costuma realizar pedidos de liberação de recursos federais e estaduais aos deputados Toninho Wandscheer e Alisson Wandscheer. Inês citou os recursos que foram liberados ao município com auxílio de Toninho, por meio de emendas parlamentares. “Área de saúde, área de agricultura… Agora, semana passada, ele já me avisou, que ele tá mandando pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ônibus odontológico, teleconsulta, então o Toninho ajuda muito. E, no estadual, eu tenho o Alisson Wandscheer, que é filho do Toninho. Então, eles trabalham em conjunto. O que eles conseguem, eles mandam. Tem vindo muita coisa, principalmente para área de saúde”, expõe Inês.
Agricultura
Na agricultura, Inês reitera que essa pasta da administração municipal precisa incentivar os pequenos produtores e dar condições de trafegabilidade com estradas boas. “Tinha sempre um ditado que se a agricultura não produzia, a cidade não come. E é verdade, nós dependemos dos agricultores. Então, eu falo sempre assim, é, ali na agricultura, é, prezar por um secretário que incentive. Incentive o pequeno produtor, porque o grande produtor, ele se vira. Claro, o grande produtor, o que que você tem que dar pra eles? Estrada. É isso que a gente vê. O que mais o povo do interior sofre, eu vejo que não é só no nosso município, é em todos os municípios, é estrada. Eu sempre digo assim, se o pessoal do interior tiver estrada e uma saúde boa, o resto eles fazem, o resto eles produzem, eles vão atrás”, reitera a presidente da Câmara.
Trajetória profissional
Inês é da área da saúde e sempre gostou de política. Ela revelou na entrevista que ingressou na prefeitura em 2005 no primeiro mandato de Ivanor como prefeito. Nessa época, ela resolveu terminar os estudos em Irati, pois só havia estudado até a 7ª série. Depois fez campanha para vários candidatos como o ex-prefeito Bartolomeu Pereira e o hoje vice, Ademilson Pires. Também fez concurso para Agente Comunitária de Saúde (ACS), sendo aprovada para atuar nesta área. Inês exerce o cargo de vereadora pelo segundo mandato consecutivo e assumiu a presidência da Câmara em 2025.
Perda de filho em 2024
Inês perdeu um filho no começo de sua campanha na eleição de 2024. Ela relata que pensou em desistir, mas foi eleita como a terceira mais votada, com 300 votos. Inês recebeu muita ajuda da população e de sua família, pois em luto, não conseguiu fazer campanha. Ela relatou como foi esse período. “Mesmo com o coração sangrando, sofrendo, tem muita gente que precisa da gente, e é por eles, e é por isso, que eu trabalho, e não posso deixar aqui, de dizer, eu agradeço a você, eu agradeço o meu povo de Teixeira, eu falo o povo, porque nós fomos tão abraçados, nossa família foi tão abraçada, e eu, não consegui fazer campanha”, conta Inês.
“Hoje eu vejo, se eu não tivesse nessa carreira que eu estou, hoje eu não estaria aqui, porque é isso que me faz eu levantar todo dia. Eu digo assim, quando a minha vontade de viver cai, eu penso: ‘eu tenho meus filhos, eu tenho um povo que precisa de mim, e eu tenho que sair à luta por eles’”, diz a presidente da Câmara.