CONSEG aguarda visita de representante estadual para efetivar doação de terreno para construção da Delegacia Cidadã

26 de outubro de 2020 às 15h54m

Doação do imóvel foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo municipal em setembro

Terreno destinado para construção da Delegacia Cidadã de Irati fica entre a Casa de Passagem Indígena e o Cartório Eleitoral, na Avenida Perimetral João Stoklos. Foto: Paulo Henrique Sava

O Executivo municipal sancionou no mês passado, a lei que determina a doação de um terreno, localizado na Avenida Perimetral João Stoklos, entre o Fórum Eleitoral e a Casa de Passagem Indígena, para que o Estado construa uma unidade da Delegacia Cidadã em Irati. A demanda vem sendo discutida desde 2018.

O imóvel mede aproximadamente 7 mil e 700 metros quadrados, atendendo exigência do projeto realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Entretanto, para que a doação seja efetivada, é necessário que um representante do Governo estadual venha a Irati para receber o imóvel, conforme explica a presidente do Conselho Municipal de Segurança, Patrícia da Luz.

“Agora estamos no aguardo de um representante do Estado vir receber o terreno e, na sequência, serão licitados o projeto e a obra”. 

O terreno, segundo a presidente do CONSEG, tinha algumas pendências relativas a sobreposições de matrículas. Entretanto, este problema já foi resolvido.

“Isto já foi resolvido porque foi feita uma permuta, tanto que logo após, foi feito o projeto de lei aprovado pela Câmara. Se foi aprovado, é porque não existe mais nenhuma restrição”. 

Patrícia conta que a efetivação desta doação representa uma conquista para toda a população e para as forças de segurança de Irati.

“É uma conquista, uma luta de 02 anos, mas finalmente vai sair. É muito importante para o município e para as forças policiais, Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar, vai se somar. Será um centro administrativo destas três seguranças”. 

Quer receber notícias locais?

Nos próximos dias, representantes do CONSEG e das forças de segurança de Irati devem se reunir com o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Péricles de Matos, e o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, para agilizar o processo de recebimento do imóvel por parte do Estado.

“Esta reunião importante com o secretário-chefe da Casa Civil e com o Coronel Péricles é para que, de alguma forma, seja dado um olhar especial e aceleradas as licitações do projeto em si e da obra, porque precisa licitar a obra para iniciá-la e executá-la”.  

Atualmente, o protocolo está no setor de patrimônio do governo do estado, que fará uma análise da regularidade do procedimento e dos documentos enviados. A partir da aprovação da documentação, o Estado poderá receber o imóvel doado para iniciar a licitação da construção da Delegacia Cidadã. Não há um prazo determinado para que isso ocorra.

O delegado de Irati, Paulo César Eugênio Ribeiro, diz estar confiante de que a obra deva ser iniciada o mais breve possível.

“Confesso que estou confiante e com bastante expectativa de que esta Delegacia Cidadão vai sair o mais breve possível. Inclusive, é uma necessidade que a cidade de Irati tem de uma estrutura maior para poder atender a população, tendo em vista principalmente o tempo de construção que já tem a atual delegacia”. 

Presidente do CONSEG de Irati, Patrícia da Luz, diz que órgão aguarda visita de representante do Governo do Estado para receber oficialmente terreno para construção da Delegacia Cidadã: Foto: Jussara Harmuch
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.