Prefeitura de Irati lança projeto “Rios de Mel”

Lançamento foi feito nas dependências do CT Willy Laars durante o 35 Rodeio de Integração…

19 de julho de 2025 às 09h46m

Lançamento foi feito nas dependências do CT Willy Laars durante o 35 Rodeio de Integração Cidade de Irati, realizado no último fim de semana/Paulo Sava

Projeto “Rios de Mel” foi lançado no último sábado, 12, em Irati. Foto: Reprodução Facebook

A Prefeitura de Irati lançou no último sábado, 12, o projeto “Rios de Mel”. O lançamento foi feito nas dependências do CT Willy Laars, onde foi realizado o 35º Rodeio de Integração Cidade de Irati no último final de semana.

O projeto integra o programa Poliniza Paraná, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SEDEST) e está sendo desenvolvido em Irati pelas secretarias de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, e de Cultura e Turismo, juntamente com a Associação de Meliponicultores e Apicultores de Irati (AMAI), criada recentemente. O objetivo desta parceria é de obter recursos para ampliar o alcance do projeto em Irati.

Em entrevista à Najuá, o secretário Amilton Luís Brandalize (Ake) contou como vai funcionar o projeto. “Vamos resgatar as abelhas sem ferrão, pois o nome de Irati vem de uma abelha chamada Iratim, e “Rios de Mel” antigamente era chamado de “Rios de Mel de Irati”. Então, queremos fazer este projeto em diversos locais de Irati, com as entidades públicas também, para que possamos resgatar estas abelhas sem ferrão”, frisou.

Felipe de Jesus, idealizador dos projetos “Poliniza Paraná”, a nível de estado, e “Jardins de Mel”, em Curitiba, esteve em Irati e acompanhou o lançamento. Ele ficou satisfeito com a iniciativa do Executivo iratiense. “Esta é uma iniciativa que nos orgulha muito e nos deixa muito felizes porque o Paraná tem o compromisso, junto com o governador Ratinho Júnior e o secretário Rafael Greca, de se tornar referência mundial na conservação das abelhas e dos polinizadores. Ver Irati resgatando sua origem, sua vocação, junto ao prefeito Emiliano e às instituições de ensino e pesquisa, trazendo a importância das abelhas e o potencial para o desenvolvimento econômico da região de forma sustentável, comprando as abelhas. Este nome maravilhoso dado pela Prefeitura, pelo Emiliano, “Rios de Mel”, é emocionante e nos enche de orgulho e esperança de um mundo melhor. Estamos muito felizes de estarmos presentes aqui neste aniversário de 118 anos, e resgatando, ajudando a resgatar a vocação do nome da cidade de Irati, que é Rio de Mel”, comentou.

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, ao lado do idealizador do projeto Jardins de Mel, de Curitiba, Felipe de Jesus. Foto: Reprodução Facebook

Diversas espécies de abelhas vivem na região

Felipe destacou que diversas espécies de abelhas sem ferrão estão na região há milhares de anos. “Elas são abelhas inofensivas, que estão aqui há milhões de anos e foram muitas vezes deixadas de lado e esquecidas. O Brasil tem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, que agora poderão estar nos parques, nas praças, nas escolas e fazer todo um trabalho de conscientização da população”, destacou.

Outro objetivo do projeto é de ampliar a produção de mel em Irati, segundo o secretário. “Queremos, através da Secretaria, juntamente com o prefeito Emiliano e a vice Larissa intensificar mais a nossa produção de mel e fazer com que, no futuro, possamos angariar mais recursos com a venda do mel de Irati. Nós somos grandes produtores, só temos que resgatar a quantidade de mel que produzimos para podermos fortalecer a associação (AMAI) com a venda deste mel qualificado e registrado. Este é o próximo passo: vamos fazer um cadastro dos produtores, pois eles vendem muito mel em grande quantidade. Queremos padronizar com todas as leis, para que este mel possa ser vendido com valor muito maior agregado, dando renda para o nosso agricultor”, apontou.

Projeto Rios de Mel de Irati

Há vários anos, o município tinha um projeto parecido, denominado “Rios de Mel de Irati”. Para o prefeito Emiliano Gomes, resgatar isso representa reviver parte da história e incentivar o cultivo das abelhas sem ferrão. “Nós queremos fazer jardins, corredores verdes. Vamos implementar cinco jardins de mel, espalhar caixas. É um trabalho que vai ser feito pela associação que se formou agora e também em parceria com o IFPR, que já trabalha em ensino e pesquisa e difundindo toda esta questão da cadeia do mel. Em paralelo, vamos incentivar também o desenvolvimento econômico. Os produtores que trabalham com esta cultura tão rica e especial poderão comercializar de uma forma mais ativa”, afirmou o prefeito.

Mascote de Irati

Em breve, Irati passará a adotar uma mascote. A ideia, segundo Emiliano, é que uma abelha seja o símbolo do município. “Do mascote, fizemos um pré-lançamento, vamos viabilizar isto com o Conselho e conversar com todos. O mascote é simbolizado por uma abelha, que vem da sua origem de Rios de Mel, que é o nome de Irati. Assim como Curitiba tem a capivara, que o Rafael Greca sempre fala, aqui a abelha simboliza esta vida em colmeia. A cultura da abelha tem um significado muito forte na natureza, e simbolizada por uma abelha a nossa cidade de Irati, tenho convicção de que vai ser muito representativo para todos nós”, finalizou.

Resumo

A Prefeitura de Irati realizou no último sábado, 12, o lançamento do projeto “Rios de Mel”, que visa incentivar a criação de abelhas sem ferrão nas propriedades. Na oportunidade, também foi anunciada a criação de uma mascote para o município. Uma abelha deverá ser o símbolo que vai representar o município.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.