Após o sucesso da ação de 2025, a Associação Mulheres que Lutam firmou um acordo com a ACIAI Mulher para garantir a entrega anual de doces às crianças da Vila São João pelos próximos três anos/ Diego Gauron

Resumo:
-ACIAI Mulher firmou parceria com a Associação Mulheres que Lutam, de Irati, garantindo a entrega de kits de Páscoa às crianças atendidas até 2028.
-A iniciativa surgiu após o sucesso da ação deste ano, que distribuiu 100 kits de doces e chocolates com apoio de empresárias e empresas locais.
-A associação atende cerca de 200 famílias e também busca voluntários da saúde e doações para manter suas ações sociais na Vila São João.
A doçura da Páscoa está garantida até 2028 para as crianças atendidas pela Associação Mulheres que Lutam, em Irati. Após o sucesso da ação solidária realizada neste ano, quando 100 kits de doces foram entregues com o apoio da ACIAI Mulher, as duas entidades firmaram uma nova parceria que oficializa a continuidade da iniciativa pelos próximos três anos. Assista à entrevista aqui.
A assinatura do acordo aconteceu neste mês, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI). A ação irá beneficiar, anualmente, todas as crianças atendidas pela entidade social localizada na Vila São João, que hoje acompanha cerca de 200 famílias com apoio social, doações e ações de alimentação e geração de renda.
Uma realização pessoal e um sonho coletivo, diz Claudia Fulber
A assistente social da associação, Claudia Fulber, comemorou a continuidade do projeto, que ela considera um marco para o trabalho desenvolvido com as famílias. “Para a associação, isso é um sonho. É uma realização, e a minha realização pessoal, principalmente”, afirmou. Ela explicou que, embora todo projeto tenha começo, meio e fim, a renovação é um sinal de que a ação foi além do esperado. “Quando ele tem esse prolongamento, quer dizer que deu mais que certo.”
Claudia também revelou que, logo após a primeira entrega dos kits neste ano, já pensava em manter a parceria. “Foi tão lindo ver a alegria das crianças naquele dia. Foi algo emocionante. A minha ideia seria mais um ano, mas a Caroline [Rezende Filipczak, presidente da ACIAI Mulher] falou: ‘nós vamos fazer por mais três anos’. Então, até 2028, está garantida a Páscoa das crianças. Independente da quantidade de crianças na associação, todas terão”.
Mobilização com empresárias e empresas locais
A diretora administrativa da ACIAI Mulher, Michelly de Oliveira, explicou que a arrecadação será feita dentro da própria associação comercial, mas também com o apoio de empresas de Irati. “A ideia é que a gente consiga mobilizar dentro da associação comercial, mas claro que a gente conta com empresas que colaboram para alcançar uma arrecadação satisfatória.”
Segundo ela, o envolvimento feminino é um diferencial nas campanhas. “É muito gratificante, enquanto mulher, participar disso. Muitas de nós são mães, tias, têm sobrinhos, e sempre tem alguém na comunidade que queira ajudar. Graças a Deus, não encontramos resistência e esperamos que, com o projeto crescendo a cada ano, a gente consiga manter esse resultado positivo.”
Décadas de dedicação, agora com reforço
Vera Gabardo, fundadora da Associação Mulheres que Lutam, reforçou que o compromisso com as crianças não é de agora. De acordo com ela, em mais de 30 anos de história, a associação nunca deixou de entregar doces na Páscoa — mas a conquista da parceria traz mais tranquilidade para a equipe.
“Pra nós é uma satisfação, porque quando você sabe que pode garantir alguma coisa, é uma riqueza. Toda Páscoa a gente tinha que correr atrás, fazer um sonho, um pastel, alguma coisa a mais para arrecadar os doces. Agora, com a ACIAI Mulher, pra nós é um presente de Deus”, disse Vera. “A gente só tem que agradecer. Saber que podemos dormir tranquilos perto da Páscoa e que o chocolatinho das crianças vai estar garantido.”
Continuidade que transforma
A Associação Mulheres que Lutam realiza, ao longo do ano, diversas ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade, como a doação de roupas, produção e venda de pães, distribuição de sopa mensal e orientação para quem busca emprego. A parceria com a ACIAI Mulher fortalece o trabalho da entidade e amplia o alcance das ações voltadas ao bem-estar das crianças atendidas.
A Associação Mulheres que Lutam também reforça que está sempre em busca de voluntários, especialmente profissionais da área da saúde, para contribuir com o atendimento às famílias. Além disso, doações de alimentos, roupas, fraldas, produtos de higiene são sempre bem-vindas, explica Vera Gabardo. A sede da associação está localizada na Rua Manoel da Cruz do Nascimento, s/n, ao lado do posto de saúde da Vila São João, em Irati.

