Irati recebe fase Macrorregional dos Jogos Escolares a partir desta quarta-feira

10 de junho de 2025 às 22h10m

Competição terá envolvimento de mais de 2.300 pessoas representando os núcleos regionais de Irati, Guarapuava, União da Vitória e Ponta Grossa/Texto de Rodrigo Zub

Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão) será o local de abertura da fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná
Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão) será o local de abertura da fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná. Foto: Diego Gauron

O município de Irati sediará a fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná entre os dias 11 e 15 de junho. A cerimônia de abertura da competição acontece nesta quarta-feira, às 19h, no ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão).

No total, mais de 2.300 pessoas participam dos jogos contando alunos/atletas, professores, equipes organizadoras e profissionais da arbitragem. A cidade receberá representantes de quatro núcleos regionais de educação. São eles: Irati, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória.

A competição é dividida em duas faixas etárias. A categoria B conta com atletas de 12 a 14 anos do Ensino Fundamental. Já a disputa principal, da categoria A, envolve alunos de 15 a 17 anos, que estudam no Ensino Médio. As modalidades em disputa são atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Locais de competição

Os locais das partidas em Irati serão os ginásios do do SESI, Batatão, Fortunato Colaço Vaz, Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Colégio São Vicente, estádio Municipal Abraham Najib Nejm e o CT Willly Laars, que funcionará como refeitório para os atletas e organização. “Vai acontecer o atletismo lá na Unicentro, nós temos também o xadrez que vai acontecer no São Vicente. O vôlei de areia vai ser lá no CTG, na pista de laço. O atletismo para pessoas com deficiência também vai acontecer lá na Unicentro, o tênis de mesa no estádio municipal. Então todas essas modalidades vão acontecer agora na fase macrorregional”, conta o secretário de Esportes de Irati, Ico Ruva.

Alojamentos

As escolas municipais e estaduais de Irati serão pontos de alojamento. A escola Francisco Vieira de Araújo vai receber as cidades vizinhas que fazem parte do Núcleo de Irati. O Núcleo de Guarapuava ficará na Escola Municipal Professora Vilma Rossa Bartiechen, no bairro Lagoa, e no Colégio Estadual Duque de Caxias. Os representantes do Núcleo Regional de Ponta Grossa permanecerão na Escola Estadual Antônio Lopes Júnior (CAIC, no Jardim Aeroporto), no Colégio Estadual João XXIII e na Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo. Já o Núcleo de União da Vitória ficará no Colégio Estadual João de Mattos Pessôa, na Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa e na Escola Municipal Padre Wenceslau.

Ico afirma que os alunos dessas instituições não terão prejuízos na questão do aprendizado, pois serão realizadas aulas online e também entregues materiais impressos para repor os dias que não haverá aulas presenciais.

O secretário de Esportes de Irati lembra que a fase macrorregional acontece simultaneamente em outras cidades do Estado e que isso faz parte de um calendário que já teve as fases municipais e regionais. As outras sete sedes da fase macrorregional são Pinhais, Francisco Beltrão, Cafelândia, Engenheiro Beltrão, Loanda, Florestópolis e Cornélio Procópio. “Entendemos esse sacrifício dos diretores em ceder as escolas para que possa acontecer os jogos. Isso já acontece há muitos anos e acontece no estado do Paraná inteiro. Eu participo de jogos há 38 anos”, disse o secretário.

Ele contou que foi procurado em janeiro pela coordenadora regional da competição, Iris Floriani, que é funcionária da secretaria de Estado da Educação (SEED), para sediar a fase macrorregional. A proposta foi repassada ao prefeito Emiliano Gomes, que deu o aval para o município receber a competição. “No caso se não aceitássemos, então passaria para outro município de outro núcleo”, explica Ico.

Jogos acontecem somente durante o dia

No primeiro dia de programação, haverá uma cerimônia de abertura e somente um jogo da categoria B do futsal masculino. As atividades prosseguem a partir de quinta sempre com jogos nos períodos da manhã e tarde. “Não pode acontecer jogos a noite. A organização abre uma exceção na abertura que vai ter um jogo de futsal depois das apresentações artísticas. Nos outros dias de jogos, no mais tardar até 18 h terminam as competições”.

Na fase macrorregional cada Núcleo conta com um time participante mais uma equipe convidada do município sede, totalizando cinco em cada uma das disputas. Já para a fase final, que acontece em Toledo e Foz do Iguaçu, somente o campeão e vice da etapa macrorregional se classificam.

Irati será sede da fase macrorregional dos Jogos Abertos pela primeira vez. Ico destaca que isso traz um benefício ao comércio iratiense, pois os atletas e profissionais que vão participar da competição compram produtos em mercados, farmácias e outros estabelecimentos da cidade.

Como será a cerimônia de abertura?

A cerimônia de abertura conta um desfile das delegações onde aproximadamente 40 alunos participam representando seus núcleos de educação. “Fazemos o desfile chamando por núcleo. Assim que chama o núcleo essas crianças vão entrando na quadra. Depois são executados os hinos, algumas autoridades vão fazer o uso da palavra, inclusive o novo chefe do núcleo de Irati, o professor Moacir, que assumiu nesta semana e vai se apresentar na sua primeira competição dentro do núcleo de Irati. Passando essa parte, a criançada senta em volta da quadra para assistir as apresentações artísticas. Terminando as apresentações todos se dirigem até a arquibancada para que comece então o primeiro jogo dessa competição que vai ser o futsal na categoria B masculina”.

O secretário de Esportes de Irati reforça o convite para a comunidade acompanhar os jogos durante os cinco dias de competições, principalmente em função da qualidade das equipes, que passaram por duas etapas até chegar na fase macrorregional. “São equipes bem treinadas, equipes muito bem postadas e que vão brigar para tentar chegar numa fase final no estado do Paraná. Então, são todos os jogos de alto nível. Quem for em todos os espaços que a gente citou para assistir, com certeza vai ver excelentes competições”.

Os Jogos Escolares do Paraná, chamados de JEPs, são promovidos pelo Governo do Paraná, por meio das secretarias estaduais do Esporte (SEES) e da Educação (SEED).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.