Consórcio Engeluz irá começar os trabalhos dentro de alguns dias em Irati, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares/Paulo Sava

Em reunião na manhã desta quinta-feira, a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR) apresentou o consórcio de empresas que irá cuidar do serviço de iluminação pública em seis municípios da região, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O consórcio Engeluz será o responsável pela iluminação pública nos municípios de Irati, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares, através do projeto “Ilumina Conder”. O contrato foi assinado em março. Na primeira fase, que deve ter início dentro de 30 dias, serão realizados o Plano de Transição, o cadastro base dos municípios, a implantação e operacionalização de um Centro de Controle de Operações (CCO) em Irati, a assunção dos serviços e a transferência de bens.
No contrato, também estão previstas a realização de serviços como a manutenção das lâmpadas e relês, o cadastro base dos municípios, a modernização dos postes de iluminação pública, a implantação do sistema de tele gestão e a expansão da rede municipal de iluminação pública. O prazo para execução dos trabalhos é de 13 anos, com um custo de pouco mais de R$ 86 milhões e 100 mil para execução dos serviços.

Segundo Robson Lopes, um dos diretores da empresa, o cadastro dos municípios deve ser entregue em aproximadamente 10 dias. Ele contou que todas as lâmpadas convencionais, que estão sendo utilizadas atualmente, serão substituídas por iluminação de LED. Além disso, será instalado um equipamento que acende a lâmpada automaticamente quando escurece, e envia informações sobre o estado da luminária para o CCO.
“Ele não é só um relê fotocélula, mas é como se fosse um hub IOT, que faz toda a leitura da rede e manda esta informação para o controle. Vamos discutir onde este CCO deve ficar, e vamos discutir entre o consórcio. Provavelmente deve ficar aqui em Irati, mas este equipamento leva informação via web para o CCO”, comentou.
Inovação
Em entrevista à Najuá, o prefeito de Rio Azul e presidente da AMCESPAR, Leandro Jasinski (PSD) afirmou que este projeto representa uma grande inovação no setor da iluminação pública da região. “Realmente vai ser uma grande inovação na questão da iluminação, que é tão importante para todos os municípios. A iluminação é algo que ajuda muito o prefeito, a segurança pública estadual e federal a cuidar da segurança da nossa população, deixa a cidade muito mais bonita à noite e principalmente muito mais segura. Agora, foi assinado o contrato do Conder com a empresa vencedora deste processo licitatório. A empresa esteve aqui explicando para os municípios como se dará este trabalho. Provavelmente, dentro em breve vai ser iniciado. A empresa tem até 2026 para entregar todo o sistema funcionando em todos os municípios. Vai ser muito bom termos esta evolução na iluminação pública de todos os municípios”, pontuou.
Por conta da organização do projeto de iluminação pública junto à Caixa Econômica Federal, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional (CONDER) foi premiado a nível nacional, segundo Leandro. “Fomos exemplo para todo o Brasil, em PPP, projeto de Parceria Público-Privada”, comentou.

Projeto vem sendo estudado há mais de 3 anos
O projeto vem sendo estudado há mais de três anos. Em entrevista à Najuá, Emiliano Gomes, prefeito de Irati, uma das cidades beneficiadas pelo projeto, ressaltou que ele vem sendo analisado pelo jurídico do município.
“É algo novo para a região, ganhamos prêmio nacional enquanto Amcespar, inclusive eu estive em São Paulo. Ainda estamos fazendo uma análise mais aprofundada em relação às questões jurídica e contábil. Porém, este contrato já foi assinado. A conversa aqui hoje foi boa, foi positiva, mas houve alguns questionamentos, algumas dúvidas que o pessoal está tirando com relação à efetividade dos resultados e tudo o que está sendo tramitado entre os jurídicos das prefeituras. Neste sentido, a reunião foi bem positiva, a empresa participou explanando seus trabalhos em outras cidades. A perspectiva é boa, agora restam ainda algumas questões a serem sanadas, que são dúvidas corriqueiras de todos os prefeitos, que estão adentrando neste processo. Estamos tratando sobre o tema com muita responsabilidade, que é a nossa missão enquanto gestores públicos”, frisou.
PPP das estradas rurais
Outra PPP que está sendo desenvolvida na região está relacionada à conservação das estradas Rurais. Leandro Jasinski ressaltou que o projeto está sendo elaborado porque as dificuldades para as prefeituras manterem as estradas em boas condições são grandes.
“Nós ainda estamos estudando esta PPP sobre qual a melhor forma de aplicá-la. O sonho é pavimentar as principais estradas que ligam às comunidades maiores e que dão acesso às divisas com outros municípios. Cada município tem um sonho de ter aquela estrada pavimentada em toda a sua extensão, mas custa muito caro. Como o prefeito vai fazer isto em pouco tempo? Um mandato é muito pouco. Então, este projeto de PPP ser leiloado na Bolsa de Valores, atraindo muitas empresas, com grande potencial de investimento, pode ajudar muito quesito. De repente, o município faz um grande investimento e vai pagar a longo prazo. Estamos estruturando este projeto, analisando e pensando agora nas próximas etapas, nas quais os prefeitos vão trazer suas ideias e sugestões. Eles vão dizer quais são suas prioridades nos pontos a serem possivelmente pavimentados. Estamos iniciando, é só o primeiro passo, mas com certeza logo poderemos trazer notícia boa para a população”, finalizou.



