Novo espaço tem 800m²e 10 consultórios para prestar atendimento psicológico à população iratiense e da região/Paulo Sava

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) inaugurou na última semana o novo local para o Serviço Escola de Psicologia, um espaço dedicado ao atendimento psicológico para a comunidade em geral. Sob a coordenação da professora Michele Cervo, o Serviço Escola de Psicologia se apresenta como um importante marco na formação dos futuros psicólogos, além de oferecer serviços de apoio e cuidado psicológico à população.
Com um espaço de 800m², a clínica conta com 10 consultórios para atendimento à população, recepção, salas para atendimento de grupos, brinquedoteca para as crianças e dois auditórios para a realização de eventos. No total, foram investidos R$ 2 milhões e 400 mil na obra, com recursos destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), através de um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), que destinou outros R$ 500 mil para aquisição de móveis e equipamentos. A SETI também se comprometeu a fazer uma complementação orçamentária para futuras compras.

Algumas mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de Psicologia de todo o país que colocam a clínica como uma das práticas a serem desenvolvidas, o que obrigou o Departamento de Psicologia da Unicentro a reformular o curso local, segundo Michele.
“A partir de agora, com a inauguração deste espaço, inicia-se um novo processo de se afirmar, corroborar e fortalecer o entendimento do Serviço Escola de Psicologia enquanto um espaço de práticas formativas do curso de Psicologia. É um espaço das práticas profissionais psicológicas, que engloba o ensino, a pesquisa e a extensão. Estamos aqui preparando os nossos estudantes e futuros psicólogos, neste espaço que abarca diferentes e diversas ações, e não somente a clínica. Ela está dentro do Serviço Escola, e a inauguração também marca esta transformação, esta mudança”, frisou.
Atendimentos à comunidade
O Serviço Escola de Psicologia proporciona que os estudantes devolvam para a comunidade o conhecimento que obtêm em sala de aula, através dos atendimentos prestados, segundo a coordenadora da clínica. “O Serviço Escola de Psicologia, com seus atendimentos psicológicos e outros, fortalece esta relação com a comunidade. Ele presta serviços de atendimento à população, que é um compromisso da universidade pública, que possamos devolver este investimento em todo o conhecimento que é produzido. Então, sim, nós atendemos a população aqui neste espaço, serão oferecidos atendimentos psicológicos individuais a crianças, adultos e idosos, atendimentos grupais, de casal e de família. Damos prosseguimento aos atendimentos que já realizávamos no serviço da Clínica Escola de Fonoaudiologia e Psicologia”, comentou Michele.
Michele lembra que os serviços da clínica são oferecidos gratuitamente. “São gratuitos e atendem a toda a população. O acesso se dá pela lista para atendimentos, aberta duas vezes por ano. Nós não trabalhamos com uma lista de espera, mas com um número de possibilidades de vagas para atendimento. Neste momento, estamos com todas as vagas completas, pois a demanda por atendimento psicológico é bastante grande”, pontuou.
Em uma das salas, está guardado um estoque de fantasias infantis, que podem ser utilizadas como recursos nos atendimentos psicológicos das crianças, de acordo com Michele. As práticas podem ser diferentes de uma criança para outra. “Isso difere muito da perspectiva e do objetivo que cada profissional tem com seu paciente. Não tem como eu te precisar, porque parte muito das necessidades que se colocam para os atendimentos de cada criança, ou mesmo para desenvolver alguma habilidade importante destas crianças. É muito singular esta avaliação, não tem uma fórmula, ela pode ser usada ou não, mas pode ser usada a partir da criatividade e da necessidade que tem do acompanhamento terapêutico”, pontuou.

Obras
A obra levou dois anos para ficar pronta. Porém, as instalações ainda estão sendo adequadas e equipadas para os atendimentos. Porém, como o serviço vem atuando há mais de 15 anos, as sessões vinham sendo realizadas nas salas da Clínica de Fonoaudiologia, conforme Michele. “Nós compartilhamos aquele espaço até este momento. O curso de Psicologia está na Unicentro há 22 anos, e desde 2014 nos debruçamos no projeto deste espaço físico do novo Serviço Escola de Psicologia. É um espaço próprio para os atendimentos psicológicos”, frisou.
A Psicologia está inserida como serviço em diversos setores da sociedade, como a assistência social, a educação e as diversas áreas do trabalho. Por isso, a clínica oferece várias modalidades de atendimento individuais ou em grupo. As aulas do curso de Psicologia não acontecem na clínica, mas sim nas salas de aula do curso, no prédio principal da Unicentro. Michele conta que o curso tem parcerias para realização de serviços em 20 municípios da região.
“Nós estamos inseridos em mais de 20 equipamentos e serviços na região de Irati. Temos práticas em Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Rebouças. Estamos em Imbituva com projetos de extensão, então estamos inseridos em todos os municípios aqui da região. Desenvolvemos algumas atividades de estágio dentro das políticas aqui do município, como os serviços vinculados à política de Assistência Social, de Educação e à Saúde”, finalizou.
Os atendimentos podem ser agendados diretamente na recepção da clínica, que fica no campus da Unicentro em Engenheiro Gutierrez, ou pelos telefones (42) 3421-3086 e 99904-1423 (WhatsApp).




