Inscrições para o workshop de harmonização de café e sobremesas, em comemoração ao Dia das Mães, estão abertas e são limitadas. Acesse o link para inscrição no final do texto/Texto de Edilson Kernicki, com entrevista realizada por Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Rádio Najuá promovem, no dia 8 de maio (quinta-feira), um workshop com café e sobremesas, em comemoração ao Dia das Mães. O evento ocorre das 15 às 18h, na sede da rádio.
A diretora da Najuá, Jussara Harmuch, destaca que o evento não é restrito às mães. “É um convite para mães e filhos. Quem faz a inscrição, na verdade, é o filho. Seria um presente. Já fizemos assim, uma vez, para o Dia dos Pais e foi bem legal. Foi um presente que os filhos deram aos pais e, agora, estamos oportunizando isso, graças à parceria com o SENAC, de presentear as mães. É um momento único e vai ser bem agradável”, explica. Conforme Jussara, é um momento para acolhida, troca de experiências e um gesto de carinho tanto para os filhos quanto para suas mães.
Serão disponibilizadas 20 vagas para o workshop, de acordo com a técnica de educação do SENAC, Cristiane de Paula. “Mas essas vagas são para mães e seus filhos juntos. Então, são dez duplas. No momento da inscrição, a mãe ou o filho vai fazer a inscrição dupla. Por isso, serão 20 participantes. Pode se inscrever a mãe com seu filho ou a mãe com a sua filha ou vice-versa: o filho ou filha pode inscrever a mãe”, esclarece.
As inscrições estão abertas para filhos a partir dos 16 anos e, no ato da inscrição, devem ser fornecidos alguns dados, como nome completo, CPF, e-mail e dados de contato e, em seguida, abre uma segunda tela para que preencha com os dados da mãe ou do filho. Mas, atenção: as vagas são limitadas e o formulário online será bloqueado tão logo sejam preenchidas as vagas.
A dinâmica do workshop será diferente em relação a eventos anteriores, segundo a chef de cozinha Larize Mazur, instrutora do SENAC. “A proposta é fazermos a harmonização de um café com uma sobremesa. Se fala muito de harmonização de vinhos. O que vamos trazer é uma proposta bem diferente, para trazer essa memória afetiva, porque a gente sempre lembra do café da mãe, o café que a mãe fazia, o doce que a mãe fazia, o que desperta memórias afetivas, aquela mesa, a boa conversa, aquele momento de afeto, de carinho e é isso que o Dia das Mães pede: um momento de cuidado, de lembranças, de compartilhar e criar novas memórias”, frisa.
O menu promete surpresas, mas a chef entrega uma pequena dica: haverá dois tipos de degustação, como se fosse uma degustação direcionada. Não será preparada a sobremesa no passo a passo, mas ela será montada no evento e terá a receita completa disponibilizada para quem participar. Serão demonstradas algumas técnicas de preparo do café, para extrair o melhor do aroma e sabor dos cafés especiais, seja de notas frutadas ou trufadas, para a melhor combinação deles com as sobremesas servidas. “Numa dessas sobremesas, vamos colocar o café no preparo e vamos servir esse mesmo café junto. E a outra será um café diferenciado, com notas frutadas e uma sobremesa com uma fruta”, antecipa, com certo suspense. O objetivo, conforme a chef, é treinar o paladar para identificar as notas do café e, assim, apreciar e valorizar o café e a sobremesa quando consumidos juntos.
O workshop será realizado na sala do rádio Nagib Harmuche, inaugurada em 2014, como tributo ao fundador da emissora e que armazena acervo fonográfico e homenageia atuais e ex-colaboradores. Desde então, o local serve como espaço de convivência para funcionários e acolhida para visitantes. Jussara destaca que o ambiente ficou bem agradável com as melhorias feitas e torce para que o clima esteja bom para as pessoas aproveitarem também a área externa, com paisagismo da Floricultura Verdes Plantas, que favorece uma vista interessante de Irati. “A Verdes Plantas também é nossa parceira e, com certeza, nesse dia, vamos ter um sorteio de flores, terá algum agrado para a mamãe ali, como foi no Dia dos Pais”, comenta. O local, que já recebeu algumas confraternizações para colaboradores e parceiros da emissora, foi melhorado com um espaço exclusivo para café e – oportunamente – para drinks nas ocasiões em que ocorrem os happy hours. Segundo a diretora da Najuá, será montado um ambiente “instagramável” para os filhos e suas mães registrarem o momento.
“Gostaria de cumprimentar a Jussara por essa iniciativa, ficou um espaço muito legal, que comporta o número de pessoas suficientes para esse tipo de atividade. Um espaço que acaba sendo bem aconchegante, principalmente quando tem essa proposta da gastronomia. Quando pensamos em gastronomia, pensamos em um espaço aconchegante, com afeto, com carinho, com doçuras e sobremesas, nesse caso. Ficou um espaço bem legal, que vamos conseguir aproveitar para várias atividades”, enfatiza Cristiane.
Jussara destaca que o workshop serve, também, como uma oportunidade da população de Irati conhecer os produtos e serviços disponibilizados pelo SENAC. Ela torce para que, em breve, a cidade também receba estrutura semelhante à que existe em Curitiba e Ponta Grossa, com os Cafés-escola do Senac, em pontos turísticos, como o Jardim Botânico, na capital, e a Estação Saudade, em Ponta Grossa. Também há unidades do Café-escola do Senac em Caiobá, Londrina e mais dois em Curitiba: no Belvedere (bairro São Francisco) e na Praça Generoso Marques, no Centro.

“Precisamos de um espaço, que eu vejo que é a parceria com a Najuá, para envolvermos a população de um modo geral e fazer um teste do produto. Em Curitiba, existem os Cafés do Senac, são vários – mas são pagos. Esse do nosso workshop não tem custo”, ressalta a diretora das emissoras Najuá. Ela observa que esses Cafés-escola do Senac colocam em prática vários dos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição.
Inscrições limitadas
As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário do Google disponível neste link: https://forms.gle/echKvjir4ZzHJisaA. “Chegando nos 20 participantes, nas dez duplas, será bloqueado e não serão mais aceitas inscrições por esse link. A idade mínima é 16 anos e faremos contato com cada um a partir do momento que fecharem essas vagas. Você vai receber uma ligação ou uma mensagem no WhatsApp confirmando sua inscrição, para que não haja dúvidas se deu certo a inscrição”, avisa Cristiane.
Serviço
Workshop Dia das Mães Senac/Najuá
Quando: Quinta, 8 de maio, das 15h às 18h
Onde: Rádio Najuá – R. Benjamin Constant, 440 – Centro – Irati
Inscrições: https://forms.gle/echKvjir4ZzHJisaA