Inauguração aconteceu no último sábado, com apresentações culturais e vacinação no Parque da Prainha. Feira acontecerá mensalmente no local/Texto de Edilson Kernicki, com entrevista de Rodrigo Zub

O principal cartão postal de Fernandes Pinheiro (Parque da Prainha) ganhou um atrativo a mais no último sábado (12): a Feira do Produtor Rural e Cultural, que será realizada uma vez por mês, das 7h às 12h.
Segundo o vice-prefeito, Christian Czelusniak (PSD), a organização de uma feira para o agricultor local expor e vender seus produtos já constava no plano de governo do prefeito Oziel Neiverth (União) e, antes mesmo disso, era um anseio defendido pela secretária de Agricultura, Luciele Scheidt. “É um sonho que não é nosso, mas de toda a população, que há anos almeja que haja essa Feira Rural e Cultural. Estamos muito felizes por poder concretizar esse sonho da população”, comemorou o vice-prefeito durante entrevista à Najuá.
Conforme Luciele, a iniciativa une a Secretaria de Agricultura às demais pastas da administração municipal, a fim de trazer à população não apenas a comercialização dos produtos dos agricultores, mas apresentar outros atrativos para que os moradores aproveitem a Feira de modo a agradar a todo o público.
O Parque da Prainha, onde funciona a Feira do Produtor, possui dois barracões: o Centro de Eventos e o barracão aberto. “Temos uma estrutura bem grande, bem boa para poder receber a população. Procuramos fazer todos os eventos do município lá, até por causa da estrutura. É o local mais adequado para fazermos. Na continuidade, talvez ampliemos o espaço”, adianta Luciele.
De acordo com a secretária de Administração, Caroline Less, o município planeja, futuramente, estender as instalações da Feira a fim de poder abrigar mais produtores. “A princípio, como é de caráter pioneiro na comunidade, oferecemos um apoio do município, em dar toda a estrutura de publicação, de material que for necessário, de tudo que eles possam precisar nesse período. Como ainda é muito pioneiro, não temos objetivo de fazer algo exponencial muito grande, mas atender à particularidade de cada agricultor, desenvolver a agricultura familiar, de subsistência, nesse perfil, para que fomente bastante a questão de subsistência familiar, do que eles têm na casa, do pequeno [produtor] poder vender, do grande poder vender e dar prioridade àqueles do município”, destaca.
Ainda segundo Caroline, a escolha do local para a realização da Feira do Produtor é estratégica: o Parque da Prainha é um cartão postal do município e fica ao lado da Rodovia Renô João Neves (PR-438), que liga a PR-151 a BR-277 e, portanto, com muita circulação tanto de moradores de Teixeira Soares quanto de Irati, a quem estende o convite para visitar a Feira. “[A ideia é] que conheçam Fernandes Pinheiro e não seja apenas uma rodovia de passagem, mas que eles possam parar na Prainha, conhecer nossos produtos, nosso contexto, nossa cultura”, diz.
Confira mais imagens da abertura da feira




A primeira edição da Feira do Produtor já contou com mais de 20 expositores, comercializando vários produtos: queijos; pães; geleias; morango; doces; ovos de Páscoa artesanais; pasteis; caldo de cana; cerveja caseira; artesanato variado – tapetes, chinelos e velas, entre outros. Além disso, a Feira recebe atrações culturais, como forma de prestigiar os talentos locais.
Segundo o vice-prefeito, a ideia é “encorpar” o evento, para oferecer serviços do município durante a realização da Feira, como foi o caso da vacinação no último sábado (12). “O principal objetivo dessa Feira é realmente valorizar o agricultor familiar, mas também queremos criar um ambiente familiar, de convívio social, que as famílias possam visitar o local, seja um momento de rever os amigos. Nossa vida hoje é tão corrida focada em redes sociais, por isso queremos resgatar o ambiente de convívio social, de ir à Feira comprar produtos frescos, são produtos de altíssima qualidade, produtos artesanais. É um momento para as famílias se reunirem e confraternizarem”, enfatiza Czelusniak.
Prioritariamente, a Feira é um espaço para os produtores rurais, oriundos da agricultura familiar, venderem sua produção. “A principal fonte de renda deles são os produtos que eles mesmos produzem. Por isso a importância desse evento: produzir já é difícil, vender é mais difícil ainda. Ter o apoio do poder público para que eles possam entregar esses produtos e oferecê-los a terceiros é muito importante”, detalha o vice-prefeito.
Segundo Caroline, a Feira do Produtor foi inicialmente planejada para ocorrer mensalmente. No entanto, a população deve ser ouvida para que sabe ampliá-la para duas vezes no mês.
Quem ainda não faz parte da Feira do Produtor de Fernandes Pinheiro e tiver interesse pode entrar em contato no telefone (42) 3570-0195, que funciona como WhatsApp. As pessoas também podem entrar em contato nos telefones da Secretaria de Administração 3570-0100 e de Cultura 3570-0131.
Vacinação
Na entrevista à Najuá, o secretário de Saúde, Amauri Klossowski, destacou que a administração municipal aproveitou a inauguração da feira para aplicar a vacina da gripe nas crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, um dos grupos prioritários da Campanha Nacional, lançada no último dia 7 de abril. Para elas, também houve recreação com cama elástica, piscina de bolinha e pintura facial e distribuição de pipoca e algodão doce. Klossowski reitera que, apesar da iniciativa focar nas crianças, a vacinação já está aberta aos demais grupos prioritários e disponível na Secretaria de Saúde: gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores da área da Saúde, indígenas e portadores de comorbidades.