Evento promete destacar as belezas naturais do interior de Irati em um trajeto com nível elevado de dificuldade, que inclui correntezas, pontes e trechos com corda. Participantes também poderão aproveitar gastronomia, cultura e produtos locais/ Texto de Diego Gauron

A 2ª Caminhada na Natureza – Circuito de Irati, será realizada no dia 27 de abril, um domingo, na comunidade do Pinho de Baixo. A saída será em frente à Igreja São Sebastião, com partidas em quatro horários distintos: 07h, 07h30, 08h e 08h30. A expectativa é de que até 1.500 participantes se inscrevam para percorrer os 12 quilômetros do trajeto, que passa por propriedades rurais, parreirais, pequenas pontes e por pontos turísticos como a Cachoeira do Pinho de Baixo.
A iniciativa é organizada pelos grupos Pé na Montanha, Acordei Caminhadas e Irati Caminhar. Além de proporcionar uma experiência de contato com a natureza, o evento busca valorizar a cultura local e movimentar a economia da região.
Grau de dificuldade elevado
O trajeto da caminhada foi definido com foco em destacar as belezas naturais da região, mas exige preparo físico dos participantes. “O trajeto vai ser de 12 quilômetros, vai passar por paisagens, propriedades rurais, vai passar também por algumas cascatas, algumas pequenas pontes, e também passando por a Cachoeira do Pinho de Baixo”, explica Márcio Duda, do grupo Acordei Caminhadas.
Segundo ele, o percurso é considerado de nível difícil e exige preparo físico. “A gente já estava trabalhando lá na trilha e vai ser um trajeto nível um pouco moderado, difícil. Já pedimos para o pessoal já ir preparado, leve a sua garrafinha d’água, se possível leve um tênis, caso molhe o pé para depois trocar, porque o trajeto promete”, afirma.
Márcio explica que as trilhas de nível fácil ou moderado são caracterizadas por trajetos planos e circulares, que geralmente começam e terminam no mesmo ponto. Esses percursos passam por propriedades rurais e áreas naturais, mas sem grandes desafios como subidas, cachoeiras ou travessias de correntezas. Já as trilhas moderadas podem incluir trechos com subidas e pequenas travessias, além de serem um pouco mais longas, com até 14 quilômetros. No caso da Caminhada no Pinho de Baixo, o trajeto é considerado de nível difícil, por envolver passagens por correntezas, descidas com corda, e trechos com aclives e declives acentuados, o que exige mais esforço físico dos participantes.
Por esse motivo, os organizadores recomendam que as crianças tenham no mínimo 6 ou 7 anos e estejam acompanhadas pelos pais. Haverá pontos de apoio com água e veículos disponíveis para transporte em caso de desistência durante o percurso.
Turismo de aventura em destaque
A proposta da caminhada surgiu como parte de um esforço para explorar o potencial do turismo de aventura em Irati. “A rota das cachoeiras é interessante para a galera aproveitar um pouco mais das nossas paisagens naturais e explorar bem essa diversidade, cultura e turismo local”, comenta Murilo de Lima, da Pé na Montanha.
Ele ressalta que a atividade segue uma tendência nacional. “O turismo de aventura vem crescendo no país, principalmente no Paraná. Então, a gente aproveita e explora bastante os recursos naturais, além de poder dar essa opção de lazer para a galera e divulgar a nossa região.”
Segurança e orientações aos participantes
Por se tratar de uma trilha com trechos desafiadores, os organizadores destacam a importância de preparação. “O que a gente dá de instrução para o pessoal, quando vai fazer as atividades junto com a gente, é sobre o calçado novo em trilhas, pois ele se torna um vilão. O calçado novo não está moldado no pé ainda. Tem a chance de ocorrer calos”, alerta Murilo.
Outras recomendações incluem levar uma garrafinha de água, tênis extra em caso de molhar os pés, e cortar as unhas com alguns dias de antecedência. “O pessoal às vezes quer se embelezar para ir para a trilha, mas pode ficar um fiapinho da unha e ela pode ser um vilão que atrapalha, infecciona e acaba sendo uma experiência ruim”, complementa.
Programação começa às 6h da manhã
A programação da caminhada inicia às 6h com a confirmação da inscrição. Em seguida, será servido o café da manhã, e haverá alongamento e aquecimento às 6h45. As partidas serão realizadas em grupos, a cada 30 minutos, e a trilha será fechada às 9h. Às 10h, está prevista uma atração cultural, e às 11h tem início o almoço.
• Siga o canal Najuá no WhatsApp
Fábio Schwab, do grupo Irati Caminhar, explica que a divisão em grupos tem o objetivo de evitar aglomerações e garantir mais segurança. “Vai ter uma saída num determinado horário e outra no outro, para não aglomerar muitas pessoas. Como é um nível um pouquinho mais difícil, a gente não vai concentrar muita gente para a saída fluir e não terminar muito tarde também”, descreve.
Cultura e gastronomia
Além do contato com a natureza, os participantes poderão vivenciar elementos da cultura local. “A caminhada vai passar em um trajeto por debaixo de parreirais, próximo ao pessoal que produz os vinhos. Tudo isso vai estar disponível para venda, além das barraquinhas de produtos da agricultura familiar e do artesanato”, relata Márcio.
Durante o almoço, haverá apresentações culturais, incluindo uma apresentação italiana, que remete às raízes da comunidade do Pinho de Baixo. O cardápio do almoço, servido mediante pagamento antecipado, inclui arroz, galeto, estrogonofe, maionese e saladas. O valor é de R$ 50. Já o café da manhã custa R$ 25 e inclui bolos, geleias, café e outros itens.
Além disso, haverá outras opções de alimentação durante o evento. “A própria igreja São Sebastião vai fazer uma pastelada para arrecadar recurso, algumas pessoas também vão vender pão caseiro, milho assado. Vai ter bastante diversidade”, diz Murilo.
Apoio logístico e inscrições
A organização conta com o apoio da Prefeitura de Irati, que contribui com a disponibilização de água, banheiros químicos, limpeza de beiras de estrada e apoio dos bombeiros e agentes de segurança para bloqueios temporários de via.
As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de abril pela plataforma EcoBooking. “A gente também está divulgando no Instagram, no Pé na Montanha, nos grupos de caminhada. Mas no próprio EcoBooking, a plataforma oficial, tem o link para inscrição”, informa Murilo.
Caminhada acontece mesmo com chuva
O trajeto tem fácil acesso por via asfaltada e, segundo os organizadores, a caminhada será mantida mesmo com chuva leve. “Mesmo que chova, a caminhada acontece. Exceto que aconteçam fortes temporais, aí ela é cancelada”, esclarece Márcio.
Próximos eventos
Após o circuito do Pinho de Baixo, outros eventos estão programados para os próximos meses. “Na sequência já vamos ter, no mês de junho, a Caminhada de Gonçalves Júnior. Mais perto de novembro, a do Festival de Verão, e, em dezembro, fecha o ano com a Caminhada do Pêssego”, antecipa Fábio.
Serviço
Inscrições e mais informações podem ser obtidas através do EcoBooking e também no Instagram do Pé na Montanha e do Acordei Caminhadas.