Feira em Las Vegas reuniu profissionais de mais de 150 países e contou com presença de delegação paranaense e da Rádio Najuá/Diego Gauron

A maior feira de tecnologia, mídia e entretenimento do mundo, a NAB Show 2025, aconteceu entre os dias 5 e 9 de abril, em Las Vegas (EUA), reunindo profissionais e expositores de mais de 150 países. Como já é tradição, o Brasil marcou forte presença na programação, com destaque especial para a delegação de radiodifusores paranaenses, que participaram também de um evento exclusivo promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), dentro da programação oficial da feira. Representando a Rádio Najuá, participaram do evento as diretoras Jussara Harmuch e Luiza Bendhack.
Aerp Day debate inovação
Realizado na terça-feira (8), o Aerp Day teve como objetivo discutir o futuro da radiodifusão e apresentar novas possibilidades de inovação e monetização para os veículos de rádio e TV. O evento reuniu empresários, especialistas e autoridades brasileiras e internacionais em uma programação intensa, marcada por palestras e painéis com foco em tecnologia, inteligência artificial, plataformas digitais e tendências de mercado.
O encontro foi híbrido — presencial e com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube —, possibilitando o acesso de radiodifusores de todas as regiões do Brasil aos conteúdos abordados.
Entre os destaques da programação, estiveram painéis sobre oportunidades comerciais com o rádio, inovação na TV 3.0, o papel do rádio no mercado publicitário multiplataforma e atualizações do Ministério das Comunicações. Grandes nomes do setor participaram do evento.
Governador esteve presente
Durante o Aerp Day, o governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve presente e, em sua fala, abordou o desempenho econômico do estado nos últimos anos. Ratinho Junior pontuou também a importância da redução da burocracia e da modernização da legislação para permitir que empresas de radiodifusão tenham mais competitividade frente às plataformas digitais.
“Além de se modernizarem e estarem abertos às novas tecnologias, as rádios precisam buscar a isonomia em relação às plataformas de streaming no que diz respeito ao pagamento de impostos e direitos autorais, garantindo que todos tenham as mesmas condições de disputar seu espaço no mercado”, afirmou Ratinho Junior.
Delegação brasileira participa de ações oficiais na NAB Show
A participação paranaense no NAB Show se estendeu para além do Aerp Day. A comitiva brasileira esteve presente na abertura oficial da feira, no dia 7 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas. O evento foi iniciado com uma mensagem do presidente da NAB, Curtis LeGeyt, e seguiu com diversas atrações promovidas pela associação americana.
Na sequência da abertura, a comitiva brasileira participou da inauguração do estande da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), localizado em uma área de destaque no pavilhão principal. Este ano, em parceria com a APEX-Brasil, o espaço contou com um estúdio exclusivo para gravações de entrevistas com profissionais do setor.
Ainda no mesmo dia, a ABERT realizou o tradicional almoço da radiodifusão brasileira no Caesar Palace Hotel, reunindo cerca de 110 convidados, entre empresários, parlamentares, representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel e de associações de classe.
👉 Siga o canal Najuá no WhatsApp
