Campo Real inaugura novos laboratórios e amplia estrutura para cursos da área da saúde em Irati

Estrutura reforça ensino prático em cursos como Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, e representa investimento…

08 de abril de 2025 às 09h22m

Estrutura reforça ensino prático em cursos como Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, e representa investimento superior a R$ 5 milhões, com impacto direto na formação profissional e nos serviços de saúde da região/ Reportagem de Diego Gauron

Novos laboratórios ampliam possibilidades de aprendizagem prática para os cursos da área da saúde. Foto: Diego Gauron

Cinco novos laboratórios foram inaugurados no mês de março na unidade da Faculdade Campo Real em Irati, representando um importante avanço na infraestrutura voltada à área da saúde. A inauguração das novas instalações consolida um ciclo de investimentos significativo e fortalece o papel da instituição como um polo regional de formação superior, com impacto direto também nos serviços públicos e na qualidade do atendimento à população.

Os novos espaços serão utilizados prioritariamente pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, mas também trarão benefícios indiretos para outras áreas, como Medicina Veterinária e Agronomia. A estrutura reforça a proposta prática da formação universitária e oferece aos alunos um ambiente mais qualificado para o desenvolvimento técnico e científico.

Um dia histórico para a instituição
Durante o evento de inauguração, o reitor da Campo Real, Edson Aires da Silva, ressaltou a relevância do momento para a trajetória da instituição. “É um dia histórico aqui para a Campo Real. A gente consolida um dos blocos que a gente se comprometeu, que são esses novos laboratórios que hoje estão sendo entregues. A nossa satisfação maior ainda é porque a gente vê que foram feitos com um bom padrão, com ótimos equipamentos, e isso facilita a aprendizagem dos nossos alunos que estavam na expectativa de receber esses laboratórios”, afirmou.

Segundo o reitor, além de atender à expectativa dos alunos, os novos laboratórios vão qualificar o trabalho dos professores. “Isso facilita muito para o nosso próprio professor, sua metodologia, suas dinâmicas, e a gente sabe a importância que tem, principalmente para a área da saúde, essas aulas práticas. A gente está muito feliz, foi um investimento muito grande, muito mais de tempo, de preocupação, de fazer uma coisa prática, uma coisa que realmente facilitasse, dentro da metodologia que a gente está implantando dentro dos nossos cursos, para que o professor pudesse desempenhar a sua função”, explicou Edson Aires da Silva.

Investimento de mais de 5 milhões
O diretor da unidade de Irati, Angelo Antonio Delponte, destacou que os laboratórios, além de ampliarem o acesso dos estudantes às práticas, também possibilitarão um melhor aproveitamento das demais estruturas da faculdade. “Esses laboratórios, a princípio, serão utilizados pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, mas também outros laboratórios serão beneficiados com as melhorias que a gente está fazendo, principalmente desafogando, seria o caso da Medicina Veterinária e da Agronomia, que também terão contribuições indiretas com essa inauguração”, comentou.

Ele também pontuou a dimensão do investimento feito pela instituição. “O investimento é um investimento considerável que a gente fez esse ano, com as salas, o Salão Nobre, os laboratórios. Ele ultrapassou 5 milhões. Então, é um valor considerável para a região de Irati, mas principalmente a gente entender que esse é um valor necessário para que a gente possa formar bons profissionais para a nossa região e para atender a nossa população”, completou Delponte.

Fortalecimento da saúde regional
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do município, entre elas a vice-prefeita de Irati, Larissa Mazepa, que é médica e acompanha de perto o crescimento das ações ligadas à saúde na cidade. Ela destacou que o impacto do novo investimento vai além do ambiente acadêmico. “Toda a nossa região ganha, inclusive as pessoas que antes tinham que se deslocar de Irati para grandes centros. Hoje já estamos tornando Irati um grande centro de excelência”, avaliou.

Larissa também enfatizou a importância da integração entre universidade e serviços públicos. “Estamos fazendo com que a nossa população em torno também possa estar adquirindo esse conhecimento, adquirindo essa excelência e também participando não só dentro da universidade, mas também vamos estar abrindo as portas dos nossos serviços para que possam, sim, estar fazendo as suas práticas dentro da população e auxiliando os nossos colaboradores da Prefeitura em todas essas práticas”, afirmou.

Cooperação entre instituição e poder público
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, também participou do evento e reforçou o papel da Campo Real na consolidação de Irati como referência em saúde. “Um investimento dessa magnitude na área da saúde, já vem se falando muito que Irati tem se tornado referência, polo na nossa região com relação à questão da saúde. A instituição é muito séria, que vem fazendo investimentos significativos — esse, por exemplo, de cinco laboratórios, passando mais ou menos de cinco milhões — então é um investimento que vai beneficiar toda a região”, declarou.

Segundo o prefeito, o fortalecimento dos cursos da área da saúde também contribui para atrair novos estudantes e consolidar Irati como um centro universitário. “Isso, de fato, atrai novos estudantes, fortalece aqueles que estão, os cursos que já são da saúde no município. Isso é positivo porque, de fato, gera ensino, gera pesquisa, gera mais cooperação”, apontou.

Ele também destacou a importância da colaboração entre poder público e instituições de ensino. “Nós, enquanto gestão, temos, de fato, uma certa limitação com relação a toda a questão de ensino e pesquisa, e nesse sentido as instituições parceiras, como é o caso da Campo Real, vêm para fortalecer ainda mais os serviços paralelos que a gestão já oferece”, observou Emiliano.

Como exemplo de iniciativas conjuntas, o prefeito citou ações que envolvem o curso de Medicina Veterinária da faculdade: “Essas cooperações atravessam fronteiras, não só na área da saúde, mas na saúde em específico. Por exemplo, serviços de castrações — o curso de Veterinária tem sido muito ativo com relação à questão da Secretaria de Defesa Animal”, relatou. E completou: “Entre outros cursos na área da saúde, também os estudantes estão cooperando dentro da área da saúde”, concluiu.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.