Centenas de fiéis participam da 8ª edição da Via Sacra na Serra da Esperança, em Rio Azul

Com início na comunidade de Faxinal dos Limas e chegada na Gruta de Nossa Senhora…

07 de abril de 2025 às 21h34m

Com início na comunidade de Faxinal dos Limas e chegada na Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora, no topo da serra, a caminhada de 5km reuniu cerca de 500 pessoas de diversas cidades da região/ Texto de Diego Gauron

Fiéis de diversas cidades percorreram os 5km de subida na Serra da Esperança no último domingo (6). Foto: Romário Pelepka

Nem o tempo nublado, nem a garoa em alguns trechos desanimaram as cerca de 500 pessoas vindas de diversas cidades da região, que encararam os cinco quilômetros de subida da Serra da Esperança, no interior de Rio Azul, para participar da 8ª edição da Via Sacra. O evento ocorreu ontem, domingo (6), na comunidade de Faxinal dos Elias, reunindo fiéis em uma caminhada marcada por fé, reflexão e momentos de espiritualidade profunda.

Promovida anualmente desde 2018, a atividade é organizada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e pela comunidade de Faxinal dos Limas, com o propósito de oferecer uma vivência mais intensa da Quaresma por meio da meditação das 15 estações da Paixão de Cristo.

Logo nas primeiras horas do dia, os participantes foram recebidos com um café da manhã reforçado, oferecido na residência da família Gulbinski, uma das organizadoras do evento. A saída aconteceu por volta das 8h e, durante a subida, além das orações e das estações da via sacra, os fiéis puderam contar com o apoio de tratores, que acompanharam o grupo levando os mantimentos até o topo e oferecendo suporte para quem precisasse descansar.

A chegada ao alto da Serra da Esperança ocorreu por volta das 11h. No local, onde está situada a Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora, foram realizados momentos de oração, reflexão e a tradicional foto oficial do evento. Depois disso, as famílias confraternizaram com um almoço comunitário. Cada grupo levou alimentos, incluindo carnes para assar em uma churrasqueira preparada com antecedência pela organização.

 Siga o canal Najuá no WhatsApp

Para um dos organizadores, ver a adesão dos fiéis foi emocionante. “Foi uma alegria muito grande saber que tantas pessoas se esforçaram, acordaram de manhã e vieram participar da via-sacra. Ver esse número de pessoas dá uma alegria muito grande, sentimento de gratidão”, relatou Ivair Dusanoski.

Segundo ele, além de moradores de Rio Azul, estiveram presentes pessoas de diversas cidades da região, como Irati, Rebouças, Mallet, União da Vitória, Palmeira, Inácio Martins e Fernandes Pinheiro.
A Via Sacra também dialogou com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que propõe reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, reforçando a espiritualidade aliada à responsabilidade ecológica.

Além disso, a caminhada pela serra, cercada pela natureza, ofereceu um ambiente propício para essa vivência. Mesmo com as condições climáticas desafiadoras em alguns momentos, o céu se abriu na hora do almoço, permitindo que os participantes contemplassem a bela vista do alto da serra, encerrando o evento com um sentimento de paz e gratidão.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.