Evento será realizado no auditório da AMCESPAR, em Irati, nesta quinta-feira, 10, a partir das 19 horas/Paulo Sava

A Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) irá realizar uma audiência pública para debater um projeto de lei que prevê a transferência da classificação do fumo das empresas fumageiras para as propriedades rurais do Paraná. O evento será realizado nesta quinta-feira, 10, a partir das 19 horas, no auditório da Amcespar, na Rua Conselheiro Zacarias, em Irati.
A audiência estava agendada para hoje, terça-feira, dia 8, mas foi adiada em função de outros compromissos dos representantes políticos, que devem participar da reunião. “A reunião que estava prevista para hoje foi transferida para o dia 10, a fim de viabilizar a presença de lideranças de outros estados. É um momento importante para defendermos os interesses dos produtores de tabaco, especialmente no que diz respeito à valorização da produção e à melhoria das condições de comercialização”, afirmou o prefeito de Rio Azul e presidente da Amcespar, Leandro Jasinski, em contato com a reportagem do portal Notícia da Região, de Rebouças.
Um dos representantes políticos que estará presente é o presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Gilson Becker, que é prefeito de Vera Cruz/RS. Os prefeitos Leandro Jasinski, de Rio Azul, Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul, Douglas Modesto, de Ipiranga, e Mario Cezar, de São João do Triunfo, também devem participar da audiência.
A finalidade do projeto, segundo nota enviada pela Amcespar, é de “garantir negociações de preços mais justas e transparentes para os produtores de tabaco, beneficiando diretamente as cerca de 22 mil famílias que atuam no setor em 107 municípios do Paraná”.
Na região da Amcespar, o município de Rio Azul está entre os principais municípios produtores de tabaco. “A audiência pública será uma excelente oportunidade para discutir os impactos desta proposta e ouvir as opiniões e sugestões de produtores, representantes das indústrias e demais interessados no futuro da fumicultura no Estado”, diz outro trecho do convite da Amcespar.
Projeto foi apresentado em 2023 na ALEP
O projeto foi apresentado em 2023 pelos deputados estaduais Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD, atual presidente da Assembleia) e Anibelli Neto (MDB). Em entrevista ao portal da Assembleia na época da apresentação do projeto, Maria Victoria afirmou que ele visava dar maior competitividade ao setor. “O projeto de lei tem o objetivo de garantir competitividade ao setor. Os fumicultores se queixam que a classificação do produto na indústria impacta diretamente na rentabilidade”, afirmou.
Na ocasião, Alexandre Curi afirmou ao Portal da Assembleia que o projeto era uma reivindicação antiga dos produtores de tabaco. “A medida vai fortalecer um setor que é totalmente formado por pequenos agricultores. Esses recursos a mais ficarão nas cidades aquecendo as economias locais”, explicou.